$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Egito

COMPARTILHE:

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Egito. 

Países do Continente Africano: Egito

Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Egito


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:










No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


  • África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  • Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  • No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  • África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  • Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  • Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  • Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:


  • 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  • 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  • Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.

Quer conhecer mais sobre a Matemática no Continente Africano? Participe do nosso curso: A Matemática no Continente Africano e a Descolonização do Currículo.

Países do Continente Africano: Egito

O curso será realizado online, no dia 22/04/2021, das 19h às 21h.



Países do Continente Africano: Egito 


Países do Continente Africano: Egito

República Árabe do Egito é um país localizado no nordeste da África (em sua maior parte), e uma pequena parte no sudoeste da Ásia (a península do Sinai, um deserto arenoso no norte e montanhoso no sul, que, segundo a tradição bíblica, Moisés teria recebido de Deus os Dez Mandamentos). Sua capital é Cairo (a maior cidade do continente africano), e a língua oficial é o árabe, seguido pelo berbere.

Países do Continente Africano: Egito

O país possui aproximadamente uma área de 1.001.449 km² com uma população aproximada em mais de 84 milhões de habitantes. Faz divisas com a Líbia, Sudão, Faixa de Gaza e Israel, e é banhado pelo Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho. O Rio Nilo (base da civilização e importantíssimo ao país até hoje) é o mais extenso do mundo.

Países do Continente Africano: Egito

Egito tem a história mais fantástica da humanidade, e é com ela passamos da chamada pré-história (termo muito contestável, já que todos temos história, então, vamos chamar de antes da escrita) para a história. É a 2ª civilização humana, existente há mais de 5.000 anos. Seu nome original é Kemet (significa Terra Preta ou Povo Preto), chamado de Egito pelos gregos. Egito, em grego, significa Hewe-ka Ptah (casa do ka de Ptah) ou lar da alma de Ptah (Ptah foi o deus dos artesãos e arquitetos, dizem ser pai de Imhotep, um sábio considerado como o primeiro arquiteto, engenheiro e médico da história antiga).

Países do Continente Africano: Egito

Falar sobre Egito é muito complexo, na realidade seria um extenso livro. Não é à toa que existem diversas obras (seja em livros, filmes, exposições, entre outros) sobre o país, inclusive um ramo da ciência chamado de Egiptologia. As histórias sobre as dinastias, faraós, múmias e as grandes pirâmides mexem com o imaginário das pessoas. As Pirâmides de Gizé são a única maravilha do mundo antigo que se mantém de pé.

Países do Continente Africano: Egito


Devido a sua riqueza, em todos os sentidos, Egito foi o território mais invadido por diversos povos durante toda a história da humanidade. Também, como é inegável sua contribuição para o mundo, suas histórias são contadas com o apagamento do povo negro, ou seja, sempre apresentam o Antigo Egito como se fosse branco, e, na História da Matemática, nunca apresentam como um país africano. Inclusive, quando se fala na Biblioteca de Alexandria (um dos maiores e mais importantes templos do conhecimento humano, principalmente na Matemática) e seus matemáticos mais importantes, como Euclides, Teón e Hipátia de Alexandria, fala-se somente do povo grego.

Países do Continente Africano: Egito

Países do Continente Africano: Egito

Toda a filosofia grega e seu conhecimento científico, vem do Egito. Filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles, assim como os matemáticos Tales de Mileto e Pitágoras de Samos, entre diversos outros filósofos e matemáticos gregos, estudaram em Kemet por longos anos. Essas pessoas foram condenadas na Grécia justamente por levar um conhecimento desconhecido, do outro, ou seja, do Egito. Estudaram na chamada Per Ankh (Casa da Vida) e na Biblioteca Real (conhecida posteriormente como Biblioteca de Alexandria, após a invasão macedônia), seja em Matemática, Astronomia, Medicina, entre diversos outros ramos do conhecimento humano. Isso comprova que o povo egípcio tinha muito conhecimento científico, ao contrário do que dizem os livros didáticos e da História da Matemática, que dizem que o Egito utilizava a Matemática somente de forma indutiva, para a prática diária.

Países do Continente Africano: Egito

Então, toda a Matemática grega e grande parte da Matemática que utilizamos hoje, tem origem no Antigo Egito. Inclusive, diversas fórmulas matemáticas que hoje levam o nome de matemáticos gregos, são oriundas de Kemet. Na verdade, devemos aos povos africanos, além da vasta cultura, também a Matemática e a Ciência, apropriadas posteriormente pelos invasores europeus. Também, grande parte da Matemática árabe deve-se ao Egito, como as Equações do 1º Grau e o sistema de numeração decimal. Existem dois papiros que estão em museus, comprovando a genialidade matemática dos egípcios, que são o Papiro de Rhind ou Ahmes e o Papiro de Moscou. Neles, encontramos, além das Equações do 1º Grau e o sistema de numeração decimal, cálculos e situações-problema com Adição, Subtração, Multiplicação e Divisão (inclusive de Frações); toda a Geometria que hoje é chamada de Euclidiana (lembrando que Euclides de Alexandria aprendeu e apresentou todo o “seu trabalho” em Alexandria, no Egito), seja Ponto, Reta, Plano, Ângulos, Área, Perímetro, Volume (ou as pessoas acham que as pirâmides foram construídas aleatoriamente?); Razão e Proporção; Progressão Aritmética; Sistemas de Medidas, entre diversos outros conteúdos matemáticos, inclusive o famoso Teorema do Triângulo Retângulo, atribuído à pessoa que aprendeu muita Matemática, filosofia e muita religiosidade no Egito, que foi Pitágoras.

Países do Continente Africano: Egito

Países do Continente Africano: Egito

Kemet foi pioneira em diversas áreas do conhecimento humano, entre elas: Matemática, escrita e número, calendário (igual ao que temos hoje, inclusive com ano bissexto), astronomia, química, engenharia, medicina, odontologia, farmácia, filosofia, política, têxteis, literatura, direito, urbanismo, dramaturgia (teatro), vidro, roda, filosofia, metalurgia, navios, agricultura, tinta e caneta, entre diversas outras contribuições para a humanidade, que hoje o eurocentrismo atribui tudo ao povo grego e outros povos europeus.

Países do Continente Africano: Egito

Atualmente, a população do Egito é composta em 98% por árabes egípcios e 2% por beduínos que vivem nos desertos e pelos núbios, antiga etnia do sul. Cerca de 10% da superfície do Egito é ocupada pelo delta do Nilo, que entra no país vindo do Sudão. Os 90% restantes do território são essencialmente constituídos por desertos. Menos de 4% do território egípcio é propício à agricultura, mas também a pecuária e a pesca possuem destaque no setor primário. Forte na indústria (que emprega 1/5 da mão de obra e responde por 1/3 do PIB), o setor se destaca na fabricação de produtos químicos, açúcar, cimento, automóveis, máquinas, papel, alimentos, entre outros. A produção e exportação de petróleo são essenciais para o país, assim como o turismo.

Países do Continente Africano: Egito

O futebol é o esporte mais popular do Egito, seguido por basquetebol, handebol, squash e tênis. A Seleção Egípcia de Futebol venceu 7 vezes a Copa Africana das Nações (1957, 1959, 1986, 1998, 2006, 2008 e 2010), o único heptacampeão e o maior vencedor do torneio, e participou de 3 Copas do Mundo em 1934, 1990 e 2018 (sendo a 1ª seleção africana a marcar um gol nesta competição).

Países do Continente Africano: Egito


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog! 


Grande abraço e bons estudos!


COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Egito
Países do Continente Africano: Egito
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwueRMEq-KFc5OqO5b_3cNCBC4-glUJnnaHTuZgleNsBhF5jPAtMqjLhO_ETL0P7qN6SDmL4I_D5ypT-coqlK2PenjqFHeVuk6_1UFTnvCS7w9UspE45ACM8Chnbk6rEIjMscl4Z_c6qWF/s16000/Egito+bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiwueRMEq-KFc5OqO5b_3cNCBC4-glUJnnaHTuZgleNsBhF5jPAtMqjLhO_ETL0P7qN6SDmL4I_D5ypT-coqlK2PenjqFHeVuk6_1UFTnvCS7w9UspE45ACM8Chnbk6rEIjMscl4Z_c6qWF/s72-c/Egito+bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/03/paises-do-continente-africano-egito.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/03/paises-do-continente-africano-egito.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo