A Matemática foi inventada e desenvolvida pelo homem em função de suas necessidades sociais. Desde a pré-história, o homem já tinha ímpetos em realizar a contagem, vivendo apenas por meio da caça e da pesca, em que eram utilizados paus, pedras e fogo.
Breve história do desenvolvimento matemático
A Matemática foi inventada e desenvolvida pelo ser humano em função de suas necessidades sociais. Desde os primórdios da história, a humanidade já tinha ímpetos em realizar a contagem, vivendo apenas por meio da caça e da pesca, em que eram utilizados paus, pedras e fogo. Neste período, já se dominavam noções de mais-menos, maior-menor, algumas formas de lascamento de pedras e confecção de porretes. Com a domesticação dos animais (a velha história do pastoreiro que contava seu rebanho com pedras) surgiu a idéia de correspondência biunívoca (um a um), em que há analogia com a função bijetora.
Os grandes progressos que marcaram a história da humanidade e que originaram a escrita verificaram-se com muita intensidade e rapidez no Egito, na África. Por meio do grande desenvolvimento na agricultura, artesanato, comércio, entre outros até a construção das famosas pirâmides, surge a necessidade de efetuar cálculos mais rápidos e precisos, consequentemente, a representação através de símbolos (desenhos, escrita, números). Por volta de 2600 a.C., o Egito transformou-se no grande exportador do papiro, uma espécie de papel (este teve sua descoberta na China em 105 d.C., findando o uso do papiro), inclusive com utilidade semelhante. O encontro dos papiros proporcionou um estudo inicial da cultura egípcia.
Quase tudo o que se sabe sobre a Matemática dos antigos egípcios, se baseia em dois grandes papiros: o Papiro de Rhind e o Papiro de Moscou.
Segue abaixo um arquivo em PDF para imprimir ou salvar no computador. Foi um trabalho que fiz na época da universidade, no qual encontrei esses dias. Nessa postagem, mostraremos alguns problemas encontrados no Papiro de Rhind. Na próxima postagem, falaremos sobre o Papiro de Moscou.
Grande abraço!!!
Olá boa noite. Aonde você encontrou essas informações?
ResponderExcluirBom dia. Geralmente, pesquiso em livros de História da Matemática, do Howard Eves, Carl Boyer, Tatiana Roque. Os livros de Gilberto Garbi (O Romance das Equações Algébricas, e Rainha das Ciências). O livro de Georges Ifrah, Os Números - a história de uma grande inveção, entre alguns outros, além de sites mais confiáveis como de universidades.
Excluir