Novidades

Existe Matemática na Capoeira?

Postado por Matemática é Fácil! - 13 de agosto de 2016 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
Pesquisando ainda sobre a Matemática no Continente Africano, encontrei um tema de origem africana e que faz parte da cultura brasileira: A Capoeira. E como dizemos que a Matemática está em todos os lugares, existe Matemática na Capoeira?

Existe Matemática na Capoeira?


Lembrando aos amigos, que, apesar das origens, a capoeira não surgiu no continente africano. É uma luta brasileira, na qual foi inventada por escravos no século XVII. A capoeira é uma luta que se diferencia das demais artes marciais pela musicalidade. Os integrantes, além de lutar e jogar, também cantam e tocam instrumentos típicos. Podemos dizer que a capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, música e cultura popular. Seus golpes são caracterizados por movimentos ágeis com chutes, rasteiras, cabeçadas, joelhadas e cotoveladas, com acrobacias em solo ou aéreas.

Existe Matemática na Capoeira?


Na época da escravidão no Brasil, os escravos sofriam práticas violentas em forma de castigo pelos senhores de engenho. Alguns grupos de escravos começaram a fugir, estabelecendo assentamentos em algumas áreas, chamadas de quilombos. Para se defender dos ataques, e como as lutas eram proibidas, começaram a mesclar os golpes com os movimentos das danças africanas, fazendo assim uma arte marcial disfarçada de dança. Muitas vezes, as lutas eram feitas em campos com pequenos arbustos, que na época eram chamados de capoeira ou capoeirão, originando o nome dessa arte marcial. Mesmo juntando dança e luta, a capoeira ficou proibida no Brasil, pois era vista como uma prática subversiva e violenta. Havia muita repressão aos praticantes dessa arte. Em 1930, Getúlio Vargas, após apresentação do mestre Bimba (um dos ícones da capoeira no Brasil), gostou, permitiu sua prática e a transformou em esporte nacional brasileiro. Em 2014, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura), declarou a roda de capoeira como patrimônio imaterial da humanidade, reconhecendo a capoeira como luta e resistência dos negros brasileiros contra a escravidão durante os períodos colonial e imperial no Brasil. No dia 03 de agosto, é comemorado o Dia do Capoeirista. Lembrando que o ritmo da capoeira, introduzido pelos escravos brasileiros, tem origem de uma cultura angolana, conhecida aqui como Capoeira de Angola. 

Afinal, existe Matemática na Capoeira?


Como foi dito no começo deste artigo, encontramos Matemática em todos os lugares. Sabemos que a Matemática está nas construções, nos objetos, roupas, calçados, em toda a ciência e tecnologia, nas artes, na música, assim também em ações que juntam espaço e tempo, como nas danças e lutas. Então, se a capoeira mescla a dança e a luta, podemos afirmar que existe Matemática na capoeira.

Existe Matemática na Capoeira?


Na capoeira, observamos a ação dos corpos em uma projeção constante, com um espaço tridimensional, desenhando figuras geométricas que se transformam numa sequência rápida à medida que os braços e pernas dos combatentes constroem não somente numa Geometria Plana, mas também uma Geometria Espacial, para assim tentar confundir o adversário com a ocupação de todos os espaços, buscando um ponto frágil para poder aplicar um golpe certeiro e desequilibrador. Como não podia ser reconhecida pelos senhores de engenho como um instrumento de resistência, e por isso foi disfarçada de dança, a capoeira ganhou uma cadência chamada ginga, que são movimentos de pernas que formam um triângulo imaginário no chão, criando várias possibilidades para cada uma das duas posições base (direita e esquerda), de onde todos os golpes são planejados e executados, que, ao som do berimbau, o corpo se enreda num tempo e espaço que vibra e canta no corpo. 

Na música cantada na abertura e encerramento da roda; nas palmas; nos toques de berimbaus, pandeiros e agogôs; a Matemática também está inserida, fazendo as marcações dos ritmos que serão propostos em todo o contexto da capoeira. 

Um cilindro imaginário envolve os lutadores; as pessoas formam um círculo para assistir a luta; os chutes frontais, do tipo benção e martelo, tem uma trajetória de 180º. Na meia lua, o compasso gira 360º no eixo do corpo. Os saltos e rodopios no ar desafiam a gravidade e os limites do corpo.

Existe Matemática na Capoeira?


A Matemática também pode ser encontrada em diversas outras expressões culturais de matriz africana, integrando mitos, religiosidade, corpo, e maneiras particulares de se relacionar com o tempo e espaço.

Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog! 





Sem comentário no artigo " Existe Matemática na Capoeira? "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.