Vamos conhecer mais um jogo matemático africano? Agora, vamos para a África Ocidental, especificamente nos países: Gâmbia, Guiné, Mali e Senegal.
Vamos conhecer mais um jogo matemático africano? Agora, vamos para a África Ocidental, especificamente nos países: Gâmbia, Guiné, Mali e Senegal. Um jogo muito popular nessas regiões é o Yoté, conhecido como um dos melhores jogos de tabuleiro do mundo, ou como é conhecido pelo Comitê Internacional da UNICEF, é conhecido como “os melhores jogos da infância”.
Jogo Yoté - Fonte: httpswww.mitra.net.brprodutosenciclopedia-de-jogosyote - Acesso em 08/06/2024 |
Esses países, apesar de pertencerem à mesma região, nem todos fazem fronteira entre si. Vamos a cada um deles, e clique no nome do país que o link levará você a um resumo mais aprofundado do território, aqui do nosso blog.
República da Gâmbia é uma pequena nação do oeste da África banhada pelo oceano Atlântico. É o menor país em extensão territorial do continente africano, e faz fronteira com o Senegal em todos os lados, já que está incrustado neste país.
República da Guiné, também conhecida como Guiné-Conacri (para não ser confundida com Guiné-Bissau) é um país da África Ocidental banhado pelo Oceano Atlântico. Até a sua independência em 1958, o país era conhecido como Guiné Francesa. O país faz divisas com Guiné-Bissau, Senegal, Mali, Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa.
República do Mali é um país da região noroeste na África Ocidental, sem saída para o mar. É o 7º maior país da África e faz divisas com Argélia, Burkina Faso, Costa do Marfim, Guiné, Mauritânia, Níger e Senegal.
República do Senegal é um país localizado na África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico, fazendo fronteiras com Mauritânia, Mali, Gâmbia (país que fica praticamente dentro de Senegal), Guiné e Guiné-Bissau.
Entre esses 4 países, somente Gâmbia tem o inglês como língua oficial, os demais, a língua oficial é francesa. Aliás, em 2023, Mali se desvinculou do francês que se tornou somente língua de trabalho, se tornando oficiais as 13 línguas mais faladas no país, sendo o Bambara a mais falada.
Participe da última edição do curso: A Origem Africana da Matemática.
Vamos realizar o curso em 2 datas, é o mesmo conteúdo. Então, escolha uma data e conheça mais sobre a História da Matemática e da humanidade!
Jogo Yoté
Yoté um jogo estratégico de tabuleiro que possui dimensões de 5 x 6; alguns tabuleiros você encontra na vertical e outros na horizontal, sejam 5 fileiras com 6 casas cada, ou 6 fileiras com 5 casas cada, totalizando 30 casas em ambos. É semelhante ao jogo de damas, onde saltam-se as peças, e com movimentos dos jogos de Mancala, ou seja, não movimentando na diagonal.
Jogo Yoté - Fonte: httpswww.mitra.net.brprodutosenciclopedia-de-jogosyote - Acesso em 08/06/2024 |
Em alguns povos dos países africanos onde pratica-se o Yoté, jogam com o tabuleiro desenhado na areia, no chão no papel, utilizando pedras, grãos, gravetos, etc. Outros, utilizam tabuleiros simples ou bem ornamentados. As regras e táticas de jogadas são transmitidas de geração em geração, com cada família ensinando as tradições do Yoté.
A Matemática inicia-se na construção do tabuleiro, em que diversos conceitos geométricos são praticados, além das grandezas e medidas de acordo com o tamanho do tabuleiro. Ponto, reta plano, alguns polígonos como o quadrado e o retângulo, perímetro e área, são alguns conceitos geométricos. Há linhas verticais, horizontais paralelas e perpendiculares. Raciocínio lógico, análise combinatória e os conceitos de lateralidade fazem parte das jogadas. Pensamento crítico, estratégia, antecipação e coordenadas também. Para vencer o jogo, é necessário ter muita estratégia, permitindo diversas combinações nas posições das peças.
Jogo Yoté - Fonte: httpswww.instructables.comGAMES-AROUND-THE-WORLD-YOTE - Acesso em 08/06/2024 |
Interdisciplinarmente, pode-se trabalhar a sustentabilidade utilizando materiais recicláveis na confecção do tabuleiro e utilizar tampinhas de garrafas para serem as peças do jogo. Apresentar África como um continente diverso, berço da civilização, da Matemática, da tecnologia, da medicina, da filosofia e de diversas ciências, aumenta a autoestima e traz a representatividade para estudantes pretos (as), além do conhecimento pelas crianças não pretas de que os povos africanos são de extrema potência, no qual o racismo estrutural e científico escondem de nós. Apresentar os países da África Ocidental, em especial os que praticam o Yoté, é uma ótima sugestão, com fatos e fotos que trazem positividade, além de dados dos países, estatísticos, populacionais, linguísticos, nos esportes e também apresentando as culturas de seus povos, assim, saindo da bolha do ocidentalismo, apesar desses países também pertencerem ao ocidente, mesmo que o projeto de poder eurocêntrico também esconde.
Como jogar Yoté?
- Yoté é praticado por 2 jogadores (as), e cada um (a) recebe 12 peças de cores ou formatos diferentes.
- O tabuleiro inicia vazio, no qual os (as) oponentes colocam suas peças alternadamente e estrategicamente em qualquer local, visando a melhor jogada.
- Após todas as peças estarem no tabuleiro, são movimentadas para a casa adjacente de forma ortogonal, ou seja, na vertical e horizontal, não pode movimentar na diagonal, uma peça em uma casa por ver, alternando os oponentes.
Jogo Yoté - Fonte: httpswww.instructables.comGAMES-AROUND-THE-WORLD-YOTE - Acesso em 08/06/2024 |
- As peças são capturadas semelhantes ao jogo de damas, saltando a peça adversária que esteja ao lado, porém só é permitido na vertical e horizontal, e não na diagonal. A captura não é obrigatória.
- A cada peça saltada / capturada, também remove-se outra peça de qualquer lugar do tabuleiro, ou seja, a cada salto, são capturadas duas peças adversárias.
Jogo Yoté - Fonte: httpsetnicoracial.mec.gov.brimagespdfpublicacoesyote_professor_miolo.pdf - Acesso em 08/06/2024 |
- É possível realizar captura múltipla quando captura-se uma peça do oponente, retirando qualquer outra peça adversária no tabuleiro, e após prosseguindo a jogada com a mesma peça capturando em seguida a (s) outra (s) peça (s) adversárias.
- Vence o jogo quem capturar todas as peças ou bloquear as peças que restaram do adversário.
Jogo Yoté - Fonte: httpsetnicoracial.mec.gov.brimagespdfpublicacoesyote_professor_miolo.pdf - Acesso em 08/06/2024 |
- Se os 2 oponentes ficarem com as peças bloqueadas (sem conseguir movimentar), vence quem tiver mais peças no tabuleiro.
- O jogo termina empatado se sobrarem 3 ou menos peças no tabuleiro e se não for mais possível realizar nenhuma captura.
Pensando na educação ambiental, é possível confeccionar o tabuleiro com material reciclável, assim como as peças podem ser tampinhas de garrafas com cores diferentes, sendo 12 tampinhas da mesma cor para cada pessoa.
Material necessário:
1 Tabuleiro com 30 casas
24 peças, sendo 12 peças de cada cor ou formato
Adquira seu livro: A Origem Africana da Matemática
Conheça a história escondida da Matemática, na qual o epistemicídio e o racismo científico camuflam e apontam como única, confinando a origem da Matemática e toda a ciência na Grécia e outros países europeus.
África é muito além do berço da humanidade, mas também da Matemática, medicina, tecnologia, astronomia, calendário, engenharia, e de diversas áreas do conhecimento humano. O livro é um mergulho aprofundado na História da Matemática no qual a sua origem e desenvolvimento é oriundo dos territórios do continente africano. Ao passo que apresenta os artefatos e fatos da história, o livro perpassa por alguns países como África do Sul, Egito, República Democrática do Congo, Líbia e Mali.
O livro “A Origem Africana da Matemática” inicia com uma elucidação sobre a Lei 10.639/03 que insere o ensino sobre África e povos afro-brasileiros nos currículos escolares, assim como uma breve teoria sobre decolonialidade, Etnomatemática e Afroetnomatemática. Apresenta a estrutura mais antiga da humanidade, oriunda da astronomia, os objetos que provam a origem e desenvolvimento da Matemática, além das primeiras universidades (todas são do continente africano) e alguns reinos e impérios africanos.
Adquira seu livro com a Editora Ananse: https://editorananse.com.br/produtos/a-origem-africana-da-matematica-jefferson-todao/
Surpreenda-se com os saberes não revelados de nossos ancestrais!
COMENTE ESTE POST: