$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Nigéria

COMPARTILHE:

Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre a Nigéria. 

Países do Continente Africano: Nigéria
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos. 

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África! 

Países do Continente Africano: Nigéria


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo: 









No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África? 

  • África é o berço da humanidade, origem dos primeiros seres humanos; 

  • Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria; 

  • No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas; 

  • África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África; 

  • Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, descaracterizando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos; 

  • Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África; 

  • Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares. 


Alguns dados sobre a África: 


  • 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²; 

  • 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes; 

  • Ocupa 20% da área continental do planeta Terra. 


Países do Continente Africano: Nigéria 


Países do Continente Africano: Nigéria

República Federal da Nigéria é um país localizado na África Ocidental. É o país mais populoso da África (mais de 170 milhões de habitantes), e consequentemente, o de maior população negra no mundo. O Brasil, apesar de não pertencer ao continente africano, é o 2º país de maior população negra no mundo, consequência de ter sido o país que mais recebeu os seres humanos do continente africano, no processo de escravização, sendo a Nigéria uma das principais fontes de escravizados. Então, conhecer a história da África é, além de conhecer a história da humanidade, é também conhecer a nossa história como nação. 

Países do Continente Africano: Nigéria

A Nigéria contribuiu muito para a formação da cultura brasileira, seja na culinária, música, religião (principalmente no estado da Bahia, que recebeu a maioria dos humanos escravizados da Nigéria) e a grande contribuição nigeriana no Brasil foi a utilização de plantas medicinais. 

Países do Continente Africano: Nigéria

A capital da Nigéria é Abuja, e o país faz fronteiras com Benin, Níger, Chade e Camarões. A língua oficial é o inglês, sendo o haussa, o ibo e o iorubá outras línguas importantes, no total de mais de 500 línguas pertencentes a diversos grupos sociais, chamados de grupos étnicos. Desses grupos, os iorubás e os haussas contribuíram muito para a cultura brasileira. 

Países do Continente Africano: Nigéria

O nome, Nigéria, é derivado do Rio Níger e área, diferenciando-se do país chamado Níger. País rico em cultura, seja na música, religião (as principais são o islã, o cristianismo e as religiões tradicionais), arte, culinária, cinema (sendo Nollywood a segunda maior produtora de filmes do mundo), línguas, mitologia e literatura (com destaque a Chinua Achebe e Chimamanda Ngozi Adichie). Na música (de grande influência para o Brasil), os tambores possuem um meio de comunicação fantástico, e como dizem os próprios nigerianos: “os tambores falam”. Esses instrumentos transmitem mensagens em tons bitonais (em Matemática, utiliza-se o sistema binário, o mesmo dos computadores e outras tecnologias, aliás, na Nigéria, os tambores possuem alta tecnologia), e cada sílaba de cada palavra falada tem um dos dois tons fundamentais: alto ou baixo. Mudando-se o tom, muda-se a palavra. Também, na Matemática, utilizam seu próprio sistema de numeração com diversas bases numéricas (por exemplo, para dizer o número 20, dizem 15-5). 

Países do Continente Africano: Nigéria

Também, o país é rico em recursos naturais e minerais, com maior destaque para a exportação de petróleo (Nigéria é um importante fornecedor de petróleo para o Brasil), mas também com importantes setores financeiros como telecomunicações, transportes e mercado de ações. Conhecida como “o gigante da África”, o PIB do país já chegou a ser o maior do continente. 

O esporte mais popular é o futebol, a seleção do país é conhecida como “Super Eagles” (disputando seis Copas do Mundo, já ficou em 5º lugar no Ranking Mundial da FIFA, o ranking mais alto alcançado por uma seleção de futebol africana), mas também possui outros esportes populares como o basquete, críquete, atletismo e boxe. 

Países do Continente Africano: Nigéria

No futebol, a Seleção Nigeriana de Futebol foi campeã do Campeonato Africano das Nações por 3 vezes (1980, 1994 e 2013), da Copa das Nações Afro-Asiáticas (1995), da Copa das Nações do Oeste Africano (2010) e uma vez, em 1990, da Copa CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados Africanos do Oeste). 

Países do Continente Africano: Nigéria

Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog! 


Grande abraço e bons estudos!

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Nigéria
Países do Continente Africano: Nigéria
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5YSoGU0HgKQjO8JxaLqTyOgNafhroMxF0NEQt_tG49JzUwXnTbsRixbLX5y54tRs59w1XBYCH_mMAMOqBm4Hhbh75kRuu9WYzlJTxcMWDl248LJvwCcY4q9JhuObPrctjl0Q_vxWzn3Iz/s16000/Nig%25C3%25A9ria.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5YSoGU0HgKQjO8JxaLqTyOgNafhroMxF0NEQt_tG49JzUwXnTbsRixbLX5y54tRs59w1XBYCH_mMAMOqBm4Hhbh75kRuu9WYzlJTxcMWDl248LJvwCcY4q9JhuObPrctjl0Q_vxWzn3Iz/s72-c/Nig%25C3%25A9ria.png
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2020/12/paises-do-continente-africano-nigeria.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2020/12/paises-do-continente-africano-nigeria.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo