República Árabe Saaraui Democrática , conhecida como Saara Ocidental, é um país localizado na região noroeste da África, banhado pelo Oceano Atlântico
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países reconhecidos e também os 2 países não reconhecidos desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Saara Ocidental.
Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.
Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!
Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:
No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
Alguns dados sobre a África:
• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Países do Continente Africano: Saara Ocidental
República Árabe Saaraui Democrática (RASD), conhecida como Saara Ocidental, é um país localizado na região noroeste da África, banhado pelo Oceano Atlântico. O país é reconhecido pela União Africana (UA), mas ainda não reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os países que buscam reconhecimento internacional, Saara Ocidental é o mais populoso e de maior área. Faz divisas com Marrocos, Mauritânia e Argélia. Sua capital (maior e mais populosa cidade) é El Aiune, a moeda é o Dirrã, a língua oficial é o árabe, seguido pelo espanhol, berbere, castelhano e francês. O país, com região árida, é praticamente todo desértico e é território também do deserto do Saara. A população é constituída por árabes e berberes, e a religião majoritária é o islamismo (98,32%), seguido pelo catolocismo (1%) e outras religiões.
Provavelmente o território do país foi ocupado no período Neolítico, com indícios de comércio com a Europa no século IV a.e.c., inclusive com a presença dos fenícios. Teve contato também com os romanos e foi invadido pelos berberes e após os árabes por volta do ano 1000 e.c. Invadido no ano de 1346 pelos portugueses e depois em 1476 pelos espanhóis e com a influência também de comerciantes escoceses. Mas foi a Espanha que por longo tempo manteve o domínio da região até 1975, que depois ficou no domínio de Marrocos e Mauritânia. Fruto de grande luta do povo saarauí, que fundou em 1976 a República Árabe Saarauí Democrática [antigamente Saara Espanhol ou Río de Oro (nome dado pelos portugueses)], além de conquistar a independência da Espanha, também conseguiu sobre a Mauritânia em 1979. Só Marrocos que mantém o domínio sobre 2/3 do país, no qual a luta saarauí continua até hoje por meio da Frente Polisário. Apesar do reconhecimento da União Africana, dos demais países do continente africano (sendo a Argélia o maior aliado) e alguns de outros continentes, o Marrocos tem o apoio principalmente da França e Estados Unidos. Saara Ocidental e Marrocos estão separados pelo Muro do Saara, conhecido também como Muro da Vergonha.
Saara Ocidental possui uma das maiores jazidas de fosfato do mundo, no qual Marrocos mantém o controle, protegendo de forma armada atrás do muro que separa os países. Com isso, Marrocos é o maior exportador de fosfato do mundo, com aproximadamente 50% das reservas mundiais. Também, Saara Ocidental é rico nas jazidas de ferro, cobre e urânio e possui uma das maiores reservas pesqueiras do mundo. Petróleo também é explorado no país. Tudo isso explica os interesses dos países citados acima, inclusive dos países aliados aos marroquinos. A agricultura é pouca, com criação de cabras, camelos e ovelhas.
De acordo com a Frente Polisário, 90% dos refugiados saarauís são alfabetizados, assim como parte da população possui cursos superiores na Argélia, Espanha e Cuba, recebendo em troca “pacotes de ajuda”. O país tem boa tradição musical com muita coisa em comum com Mauritânia e Marrocos, mas mantém as tradições de antes da colonização. Em 1982 foi lançado o primeiro LP do povo saarauí, ao vivo em Barcelona pela banda Shahid El Uali, chamado “Polisário vencerá”, em alusão às lutas de libertação com a Frente Polisário. Outras gravações (depois com CDs) foram feitas na Espanha e comercializando para Alemanha e Estados Unidos. Devido aos conflitos, não é possível um estudo mais aprofundado sobre a cultura do país.
A Seleção Saarauí de Futebol, conhecida como “Dromedários”, foi fundada em março de 2012 mas não é reconhecida internacionalmente. No ano de fundação, se filiou à NF-Board e disputou a Copa do Mundo Viva, um torneio de futebol internacional para as seleções não afiliadas à FIFA. Saara Ocidental também é afiliada à CONIFA (Confederação de Futebol de Associações Independentes), que foi fundada em 2013 e é composta por seleções que representam estados não reconhecidos, dependências, nações, povos sem estado, minorias, micronações e regiões que não são filiadas à FIFA. Antes de 2012, mesmo antes da fundação da seleção, já praticavam futebol e os jogos eram disputados em campos de refugiados saarauís ou no exterior. Após a fundação em 2012, o campo oficial é o El Aaiún Stadium, que fica na parte do território em domínio dos marroquinos.
COMENTE ESTE POST: