$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu

COMPARTILHE:

Tsoro Yematatu é um antigo jogo originário da República do Zimbábue, país localizado no sul da África com área aproximada de 390 mil km² .

 

Tsoro Yematatu é um antigo jogo originário da República do Zimbábue, país localizado no sul da África com área aproximada de 390 mil km² e mais de 15 milhões de habitantes. Sua capital é Harare, a língua oficial é o inglês, seguidos pelo shona e sindebele. A grande maioria da população é formada por etnias de raiz bantu. Os principais grupos étnicos são os Shonas (71% dos habitantes) e os Nedebeles (16%).

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu
Jogo Tsoro Yematatu 


Com muitos rios, o Zimbábue possui uma das maiores reservas de água da África e exuberantes belezas naturais. O rio Zambeze abriga as famosas Cataratas Vitória (considerada uma das maiores maravilhas naturais do mundo, na divisa com Zâmbia), que formam uma cortina de água com cerca de 1.708 metros de largura e 122 metros de altura.


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu
Cataratas Vitória 


Neste blog, temos um artigo sobre o Zimbábue , confira!

 

O Tsoro Yematatu é jogado pelas crianças no Zimbábue, geralmente no chão de terra utilizando pedras, e atualmente, também tampinhas de garrafas. O nome do jogo significa “jogo de pedra jogado com três” devido ao país ser conhecido historicamente pelo Reino ou Grande Zimbábue. Inclusive, Zimbábue significa “Grande Casa de Pedra”, na língua shona.


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu
Reino do Zimbábue ou Grande Zimbábue 


Shona (ou Xona, Chona, originário de Chishona, Chixona, ou Chichona) é um grupo de povos de língua bantu, com culturas semelhantes, e vivem no Zimbábue, Zâmbia, África do Sul, Botsuana e Moçambique. Atualmente, o povo Shona é dividido em alguns grupos sociais com uma população total com mais de 18 milhões de pessoas, entre eles: Karanga ou Southern Shona, Zezuru ou Central Shona, Korekore ou Northern Shona, Manyika ou Shona Oriental e Ndau.



Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu


 Provavelmente, a palavra “shona” surgiu no século XVII derivada da palavra “sona” (ouro) ou “sonu” (bonito). O Reino do Zimbábue ou Grande Zimbábue (séculos XI ao XV), foi um reino com uma arquitetura magnífica feita de pedra, conhecida como Muralha do Grande Zimbábue, que contém um valor histórico (semelhante as Pirâmides do Egito, Machu Picchu e a Grande Muralha da China), cultural e arqueológico, impressionantes. O Monumento Nacional do Grande Zimbábue foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1986. O Reino, que chegou a 20 mil habitantes, foi riquíssimo em ouro e fez parte de uma grande e rica rede de comércio global, controlando o comércio ao longo da costa leste da África, principalmente os minérios com os comerciantes árabe-muçulmanos e mercadores das cidades da costa do Oceano Índico. Então, é provável que a palavra “shona” (ouro) é devido ao Reino do Zimbábue.


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu


Neste blog, tem um artigo bem detalhado sobre o Reino do Zimbábue.


Os povos bantos chegaram no Zimbábue na metade do primeiro milênio da era comum, entre os rios Zambeze e Limpopo, e trouxeram a metalurgia, a agricultura e o pastoreio. A cultura do povo banto ainda era resquício da Idade do Ferro, e foi contrastada na região com os povos caçadores e coletores (o povo San, o grupo social mais antigo do planeta) do fim do Neolítico. Com o passar do tempo, a cultura foi substituída pelas novas sociedades principalmente nos séculos XI e XII, e entre elas, Leopard’s Kopje (Colina do Leopardo), a mais conhecida. Assim, houve o avanço da agricultura, metalurgia, mineração de ouro e cobre, criação de gado e as trocas comerciais. O povo Shona é oriundo desses povos, do Reino do Zimbábue e dos Impérios Monomotapa e Rozwi.  Atualmente, o povo Shona, vive da agricultura (amendoim, milho, feijão, abóbora, batata doce, sorgo, entre outros), da pecuária (cabra e gado) e das artes (música e peças de madeira, pedra, ferro, barro e cerâmica). Entre os povos Shona, a escultura não é considerada somente como uma arte, mas como um meio de expressar os mundos físico e espiritual, com os conhecimentos dos ancestrais, lendas, crenças e a condição dos seres humanos. Na mineração, o povo Shona exportou muitos produtos, principalmente ouro e cobre.


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu

 
Conheça novas perspectivas de trabalhos pedagógicos! 

Participe do nosso curso e oficina - Inglês e Matemática: possibilidades pedagógicas a partir da lei 10.639/03. 

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu


O curso será realizado de forma on-line via Google Meet, no dia 13/05/2023, sábado, das 9h às 12h, investimento de R$ 95,00, com certificado.

Faça já a sua inscrição: https://bit.ly/inglesematematica



Tsoro Yematatu

 

Voltando ao jogo, ele é bem semelhante ao conhecido Jogo da Velha, onde é necessário fazer o alinhamento de 3 peças (geralmente tampinhas de garrafas) na mesma linha vertical, horizontal ou diagonal. Com isso, trabalha-se muito raciocínio lógico, antecipação, estratégias, tomadas de decisões, lateralidade, etc. Na confecção do tabuleiro é possível trabalhar com o sistema de medidas, além de diversos conceitos de Geometria: ponto, tipos de retas, plano, tipos de ângulos, tipos de triângulos, vértice, trapézio, figuras planas, etc. Também, é possível mostrar a história da Geometria que se iniciou e desenvolveu na África, principalmente no Egito. Assim como é possível apresentar o continente africano, o país Zimbábue, o Reino do Zimbábue e o povo Shona.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu


O tabuleiro é feito em forma de triângulo isósceles (possui 2 lados e 2 ângulos de mesma medida), e cada jogador(a) utiliza 3 peças da mesma cor. A diferença entre o Tsoro Yematatu e o Shisima, é que no Tsoro pode-se pular a peça que está na mesma linha, mas não pode capturar nenhuma peça. Outra diferença é que o Tsoro se inicia sem nenhuma peça no tabuleiro, e no início do jogo cada jogador(a) coloca sua peça de acordo com a estratégia a ser utilizada, mas após todas as peças no tabuleiro, assim como no Shisima, precisa-se mexer as peças somente na mesma linha e vence o jogo quem alinhar primeiro as 3 peças. 


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu


Quais são as regras do jogo?

 

1. Cada jogador fica com 3 peças da mesma cor (diferente da cor do adversário). Decide-se na sorte quem começa a partida.

2. O primeiro jogador escolhe um dos locais para colocar a primeira peça. Os movimentos são alternados. Cada jogador, na sua vez, coloca uma peça vazia do tabuleiro.

3. Ao serem colocadas todas as seis peças, restará apenas 1 casa vazia, pode se mover para a próxima região em linha reta.

4. Cada jogador, na sua vez, move uma das peças para uma casa vizinha, vazia. É permitido saltar sobre uma peça, sua ou do adversário.

5. Ganha quem primeiro alinhar suas peças em linhas retas formadas pelos círculos do tabuleiro.


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu

Trabalhando com os jogos matemáticos originários do continente africano, além do êxito nas aprendizagens, ainda se descoloniza o currículo eurocêntrico estrutural tão cristalizado em nosso país. Corrobora a Matemática como uma produção da humanidade, originada e desenvolvida em África pelos nossos ancestrais, fazendo com que os estudantes se enxerguem como sujeitos que também sabem fazer Matemática, por meio de sua forma de calcular, de pensar, de comparar e de medir, conforme abordado no Programa Etnomatemática, abrangendo também a Afroetnomatemática.

 

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas: 4
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.

Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu
Jogos Matemáticos do Continente Africano: Tsoro Yematatu
Tsoro Yematatu é um antigo jogo originário da República do Zimbábue, país localizado no sul da África com área aproximada de 390 mil km² .
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6SAfrqqtkWyFQSNKovzbjlp8ZUfkk5BozVjeyVXyKY7eazMckrxWYGYA-qW9W_lmCmrokMhDqamvQF0WA1PgQfsdGOPFPsjPIKGVV5ndlP93LvlHIsf2UubZmtlK9a4MaLLw7PDuebTlPsAubBs2NWJOGUPDhHyypUMiWV_GgGadsu4boUqPi-Z6vqg/s16000/Tsoro%20Yematatu%202.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6SAfrqqtkWyFQSNKovzbjlp8ZUfkk5BozVjeyVXyKY7eazMckrxWYGYA-qW9W_lmCmrokMhDqamvQF0WA1PgQfsdGOPFPsjPIKGVV5ndlP93LvlHIsf2UubZmtlK9a4MaLLw7PDuebTlPsAubBs2NWJOGUPDhHyypUMiWV_GgGadsu4boUqPi-Z6vqg/s72-c/Tsoro%20Yematatu%202.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/10/jogos-matematicos-continente-africano-tsoro-yematatu.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/10/jogos-matematicos-continente-africano-tsoro-yematatu.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo