A Matemática é tão antiga quanto o tempo do ser humano no mundo. Pode-se dizer, que desde o início da humanidade, já se usavam conceitos matemáticos,
A Matemática é tão antiga quanto o tempo do ser humano no mundo. Pode-se dizer, que desde o início da humanidade, já se usavam conceitos matemáticos, que contribuíram para o progresso durante todo o período da História.
Ocre de Blombos- aproximadamente 77 000 a.C. https://www.donsmaps.com/blombos.html - Acesso em 07/07/2021 |
Estudos científicos apontam que o ser humano teve sua origem em África. O gênero Homo iniciou-se com os Hominídeos entre 6 e 7 milhões de anos, no período do Pleistoceno, que viviam da caça de pequenos animais selvagens e das frutas e raízes que colhiam, tinham que adaptar seus instrumentos de pedra, madeira e osso de acordo com a necessidade. O Homo habilis (homem habilidoso, aquele que fabrica seus próprios utensílios) há 3 milhões de anos, aperfeiçoou os machados e instrumentos de pedra, o Homo erectus há 2 milhões de anos, dominou o fogo e o Homem de Neanderthal há 300 mil anos aquecia suas cavernas e cozia os animais com fogo para se alimentar, além de registrar suas caçadas em pinturas murais elegantes e detalhadas. O Homo sapiens (homem racional, o ser humano moderno) criou ferramentas de osso, lâmina e pedra, e posteriormente o Homo sapiens sapiens a 250 mil anos, substituiu as cavernas por estruturas móveis com barracas de peles de animais e estruturas de madeira, além de esculpir estatuetas de fertilidade e ícones religiosos com pedras.
https://br.pinterest.com/pin/680395456201079956/ - Acesso em 07/07/2021 |
Importantes objetos arqueológicos que estão em museus, comprovam a prática da Matemática por diversos povos da antiguidade (como ossos, tábuas de argila e papiros), principalmente no continente africano.
Papiro de Ahmes - 1 650 a.C. https://www.matematicaefacil.com.br/2015/11/papiros-matematica-egipcia-papiro-rhind-ahmes.html - Acesso em 07/07/2021 |
Já vimos neste blog os objetos matemáticos mais antigos da humanidade: o Osso de Lebombo (datado de 35 000 anos a.C., encontrado numa caverna nos Montes Libombos, entre África do Sul e Suazilândia) e o Osso ou Bastão de Ishango (datado de 20 000 anos a.C., encontrado nas margens do Lago Edward, no vilarejo de Ishango, na República Democrática do Congo, divisa com Uganda), ambos no Paleolítico Superior.
Osso de Lebombo - 35 000 a.C. https://www.matematicaefacil.com.br/2016/07/matematica-continente-africano-osso-ishango.html - Acesso em 07/07/2021 |
Osso de Ishango - 20 000 a.C. https://www.matematicaefacil.com.br/2016/07/matematica-continente-africano-osso-ishango.html - Acesso em 07/07/2021 |
Apesar de serem considerados objetos precursores da Matemática, há um objeto muito mais antigo que mostra o pensamento abstrato e geométrico, consequentemente matemático, chamado aqui de Ocre de Blombos.
Blombos é uma caverna localizada no sítio arqueológico da Reserva Natural Privada de Blombos, na África do Sul, aproximadamente a 300 km da Cidade do Cabo, a capital legislativa e maior cidade do país. Muitos cientistas dizem que os primeiros humanos surgiram onde hoje é o território da África do Sul, onde há alguns dos mais antigos sítios arqueológicos e fósseis humanos. Inclusive, o termo berço da humanidade é denominado Patrimônio Mundial pela UNESCO num conjunto de cavernas na província de Gauteng, no território da África do Sul.
Caverna de Blombos - África do Sul https://www.donsmaps.com/blombos.html - Acesso em 07/07/2021 |
https://kids.britannica.com/students/assembly/view/186278 - Acesso em 07/07/2021 |
Além do Ocre de Blombos e do Osso de Lebombo, também foi descoberto na África do Sul o calendário mais antigo da humanidade, chamado de Calendário de Adão, provavelmente de 75 000 anos a.C. na região de Mpumalanga. O calendário é feito de pedra megalítica em forma de um círculo e um diâmetro de 30 metros, apelidado de “Local de nascimento do Sol”. É a mais antiga estrutura feita pelo ser humano.
Calendário de Adão - 75 000 a.C. http://solarey.net/ancient-african-architectural-marvel-south-african-ruins-75000-years-old/ - Acesso em 07/07/2021 |
Na caverna de Blombos foram encontrados diversos objetos com datas entre 100 000 e 70 000 anos a.C. Entre os objetos (em sua maioria, diversos caracóis pequenos e perfurados) dois chamaram atenção devido a probabilidade de haverem desenhos geométricos.
Objetos encontrados na caverna de Blombos. https://hist2220scadutop.wordpress.com/2017/02/01/blombos-cave-findings/ - Acesso em 07/07/2021 |
O primeiro é um osso (provavelmente da mandíbula de um mamífero) com 11 traços paralelos e um transversal. Supostamente, houve uma tentativa de construção de retas paralelas, já a transversal é um mistério. Não é descartada a possibilidade de uma atividade matemática.
MAIS ANTIGA MANIFESTAÇÃO DE ATIVIDADE MATEMÁTICA - Manoel de Campos Almeida - Revista Educação em Movimento. Vol.IV, nº 11=Maio-Agosto 2005. Curitiba, Champagnat, 2005. Acesso em 09/07/2021 |
O segundo objeto é um ocre, uma argila colorida por óxido de ferro, onde os ricos em hematita (significa “sangue”) são vermelhos e em limonita são amarelos, que possui grande utilidade para pintura. Inclusive, diversos objetos encontrados em Blombos são frutos de atividades artísticas, sendo considerados objetos artísticos mais antigos do mundo. Na verdade, foram encontrados dois ocres, mas um contém desenhos aleatórios. O ocre que realmente chamou atenção da comunidade científica foi o que contém desenhos geométricos, que data entre 77 000 a 80 000 anos, no Paleolítico Inferior, no qual chamamos aqui de Ocre de Blombos.
Ocre de Blombos https://www.donsmaps.com/blombos.html - Acesso em 07/07/2021 |
O Ocre de Blombos representa, provavelmente, um dos bens simbólicos, preciosos, utilizados em objetos rituais. Talvez a tentativa foi produzir um padrão geométrico, conforme veremos nas figuras abaixo.
O objeto mostra que desde a antiguidade os humanos possuem um elaborado pensamento abstrato e geométrico, tirando a narrativa eurocêntrica de que os povos africanos só utilizavam a Matemática de forma empírica e que o pensamento abstrato surgiu na Grécia. Os papiros de Ahmes e Moscou, datados por volta de 2 000 a.C., séculos depois do Ocre de Blombos e dos ossos de Lebombo e Ishango, mostram o desenvolvimento matemático abstrato ao longo dos tempos. Aliás, foram da época desses e outros papiros, originários de Kemet (chamado de Egito pelos gregos), que o povo grego aprendeu a Matemática, a filosofia, a medicina, entre outros ramos do conhecimento humano, em África.
Papiro de Moscou - 1 850 a.C. https://www.matematicaefacil.com.br/2015/11/papiros-da-matematica-egipcia-papiro-moscou.html - Acesso em 07/07/2021 |
No ocre, podemos encontrar retas paralelas, inclusive de mesma distância. Também encontramos losangos, triângulos equiláteros, e simetria.
A MAIS ANTIGA MANIFESTAÇÃO DE ATIVIDADE MATEMÁTICA - Manoel de Campos Almeida - Revista Educação em Movimento. Vol.IV, nº 11=Maio-Agosto 2005. Curitiba, Champagnat, 2005. Acesso em 09/07/2021 |
Na figura abaixo, foi redesenhado um possível padrão geométrico no Ocre de Blombos, inclusive com ângulos de 60º, que formam os triângulos equiláteros.
A MAIS ANTIGA MANIFESTAÇÃO DE ATIVIDADE MATEMÁTICA - Manoel de Campos Almeida - Revista Educação em Movimento. Vol.IV, nº 11=Maio-Agosto 2005. Curitiba, Champagnat, 2005. Acesso em 09/07/2021 |
Finalizando, podemos perceber a intenção de nossos ancestrais em construir um padrão geométrico no Ocre de Blombos, e consequentemente, foi utilizada a Matemática, assim como a Matemática foi utilizada na mesma época no Calendário de Adão, tema que veremos em postagens futuras.
COMENTE ESTE POST: