A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adão

África é o berço da humanidade e foi lá que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano.

A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adão

Calendário de Adão - 75 000 a.C.
http://solarey.net/ancient-african-architectural-marvel-south-african-ruins-75000-years-old/ - Acesso em 07/07/2021

A Matemática é tão antiga quanto o tempo do ser humano no mundo. Pode-se dizer, que desde o início da humanidade, já se usavam conceitos matemáticos, que contribuíram para o progresso durante todo o período da História.

Estudos científicos apontam que o ser humano teve sua origem em África. O gênero Homo iniciou-se com os Hominídeos entre 6 e 7 milhões de anos, no período do Pleistoceno, que viviam da caça de pequenos animais selvagens e das frutas e raízes que colhiam, tinham que adaptar seus instrumentos de pedra, madeira e osso de acordo com a necessidade. O Homo habilis (homem habilidoso, aquele que fabrica seus próprios utensílios) há 3 milhões de anos, aperfeiçoou os machados e instrumentos de pedra, o Homo erectus há 2 milhões de anos, dominou o fogo e o Homem de Neanderthal há 300 mil anos aquecia suas cavernas e cozia os animais com fogo para se alimentar, além de registrar suas caçadas em pinturas murais elegantes e detalhadas. O Homo sapiens (homem racional, o ser humano moderno) criou ferramentas de osso, lâmina e pedra, e posteriormente o Homo sapiens sapiens a 250 mil anos, substituiu as cavernas por estruturas móveis com barracas de peles de animais e estruturas de madeira, além de esculpir estatuetas de fertilidade e ícones religiosos com pedras.

A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adão

Ocre de Blombos- aproximadamente 77 000 a.C.
https://www.donsmaps.com/blombos.html - Acesso em 07/07/2021

Mesmo em épocas mais remotas, o ser humano tinha algum senso numérico, reconhecendo a noção de mais e menos quando se acrescentavam ou retiravam alguns objetos, além de discernir o tamanho maior e menor.

Importantes objetos arqueológicos que estão em museus, comprovam a prática da Matemática por diversos povos da antiguidade (como ossos, tábuas de argila e papiros), principalmente no continente africano.

A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adão
Osso de Ishango - 20 000 a.C.
https://www.matematicaefacil.com.br/2016/07/matematica-continente-africano-osso-ishango.html - Acesso em 07/07/2021

Já vimos neste blog alguns desses objetos, como o Ocre de Blombos (datado de 77 000 anos a.C., encontrado na Caverna de Blombos, na África do Sul), o Osso de Lebombo (datado de 35 000 anos a.C., encontrado numa caverna nos Montes Libombos, entre África do Sul e Suazilândia) e o Osso de Ishango (datado de 20 000 anos a.C., encontrado nas margens do Lago Edward, no vilarejo de Ishango, na República Democrática do Congo, divisa com Uganda).

Calendário de Adão

Alguns cientistas defendem a ideia de que a astronomia talvez tenha sido o primeiro estudo distinto a incorporar a aplicação da Matemática. Na África do Sul, existe a mais antiga estrutura feita pela humanidade assim como o calendário e o objeto astronômico mais antigo do mundo, chamado Calendário de Adão. Feito provavelmente há 75 000 anos a.C., na região de Mpumalanga, o calendário é feito de pedra megalítica em forma de círculo com um diâmetro de 30 metros, apelidado de “Local do nascimento do Sol”. Feito praticamente na mesma época do Ocre de Blombos (objeto que contém Geometria e Matemática abstratas, provavelmente utilizado em rituais), prova que os povos do continente africano, além da Matemática e astronomia, também desenvolveram a filosofia, afinal, para produzir os conhecimentos nos objetos, era necessário haver e saber transmitir sabedoria. Essa filosofia, transmitida através dos tempos, se mostrou com força total bem mais tarde em Kemet, conhecido como Antigo Egito.

Calendário de Adão

Muitos cientistas dizem que os primeiros humanos surgiram onde hoje é o território da África do Sul, onde há alguns dos mais antigos sítios arqueológicos e fósseis humanos. Inclusive, o termo berço da humanidade é denominado Patrimônio Mundial pela UNESCO num conjunto de cavernas na província de Gauteng, no território da África do Sul. Também, nas montanhas do país, encontram-se mais de 100 mil ruínas de círculos de pedras. Entre essas ruínas, encontra-se a mais famosa e importante, o Calendário de Adão.

A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adão

No local, as pedras foram colocadas para rastrear o movimento do Sol, projetando sombras nas rochas por meio do monólito central mais alto. Pela estrutura do local, foi notado que os meses são medidos pela mudança da sombra que move toda a superfície das rochas em um período de doze meses. Exceto a rocha-mãe (em cordita de recife negra), todas as pedras são dolomitas e cada uma pesa 5 toneladas, no qual os cientistas sugerem que foram trazidas de outro lugar. O Calendário de Adão, que pode ser visto em imagens de satélite, também possui frequências sonoras, com propriedades acústicas feitas da terra dentro dos círculos, conduzindo eletricidade. Essas frequências possuem formato de flores de geometria sagrada à medida que chegam à superfície. Muitas das estruturas circulares do calendário são alinhadas em pontos geográficos específicos, incluindo os solstícios e equinócios.

A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adã

Comentaristas: 2
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.

Matemática é Fácil!: A Matemática no Continente Africano: O Calendário de Adão