$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

COMPARTILHE:

Shisima é um jogo que envolve estratégia, antecipação e raciocínio lógico, por meio do alinhamento de três peças.

África é o berço da humanidade e foi nesse continente que os humanos inventaram e desenvolveram a Matemática, a escrita, o fogo, a astronomia, o calendário, a filosofia, a medicina, a engenharia, entre diversos outros ramos do conhecimento humano e da ciência. Consequentemente, os jogos também surgiram em África e possuem registros de sua utilização desde a antiguidade.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima
Jogo Shisima

Já vimos neste blog um artigo sobre o Mancala, uma denominação genérica de aproximadamente 200 jogos diferentes, ou, como se costuma dizer, uma família de jogos. Originário da África, onde teria surgido por volta do ano 2 000 a.C. (para alguns o jogo tem mais de 7 000 anos), é considerado por muitos como o jogo mais antigo do mundo, porém, não há registros de sua origem. Alguns pesquisadores dizem que o jogo surgiu em Kemet (Antigo Egito) entre 3 500 a 4 000 anos, e outros dizem que surgiu na Etiópia.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima
Variação de um jogo da família Mancala 


Agora, conheceremos o jogo chamado Shisima, oriundo do Quênia, um país localizado na África Oriental, que possui área com mais de 582 mil km² e com uma população em mais de 45 milhões de habitantes. República do Quênia faz parte dos Grandes Lagos Africanos, região considerada o berço da humanidade, a origem dos primeiros seres humanos. É banhado pelo Oceano Índico, e é famoso por belas paisagens naturais, como praias, safáris e diversas reservas ricas na fauna e flora, que faz do turismo a principal fonte de renda do país. Sua capital é Nairóbi, a moeda é o Xelim Queniano, e o país faz divisas com Sudão do Sul, Etiópia, Somália, Tanzânia e Uganda. A língua oficial é o suaíle, seguida pelo inglês, quicuio e luo. Tem grande variedade de grupos étnicos, entre os quais se destacam os quicuios (21%), os luias (14%), os luos (13%), os cambas (11%) e os calenjins (11%).


 O povo Tiriki

            O povo Tiriki, inventor do jogo Shisima, pertence a uma das 19 comunidades do povo Luia, um grupo de línguas Bantu localizados na região oeste do Quênia, na divisa com Uganda, entre o Monte Elgon (Quênia) e o Lago Vitória (Uganda). Os Luias habitam regiões do Quênia (com mais 6 milhões de habitantes), Uganda e Tanzânia (com mais de 10 milhões de habitantes abrangendo os dois países). A palavra Luia possui alguns significados, como “o norte”, “povo do norte” e “aqueles do mesmo coração”.


Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

Cada comunidade Luia fala uma língua, e os Tiriki falam a língua Lutirichi. É o segundo maior grupo étnico do Quênia, abrangendo cerca de 14,35% da população.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

O povo Tiriki migrou do Monte Elgon e está localizado no distrito ou condado de Vihiga, principalmente em Hamisi, região oeste do condado, na província ocidental do Quênia. Vihiga é lar de algumas comunidades do Quênia, e entre as principais estão os povos Tiriki, Banyore, Terik e Maragoli, que contribuem para a rica cultura da região. O nome Tiriki é derivado do povo Terik, pois adotaram os mesmos rituais de circuncisão, assim como o nome refere-se a sua localização geográfica.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

           Os Tiriki possuem alguns clãs: Bhikhava, Balukhoba, Bahaliero, Bajisinde, Baumbo, Bashistungu, Bamabi, Bamiluha, Balukhombe, Badura, Bamayuda, Bamuli, Basamia, Barimbuli, Baguga, Basaniaga, Banyonji, Bamoiya e Basuba.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima


Entre todas as comunidades Luia, o povo Tiriki é famoso pelas suas cerimônias de circuncisão com máscaras e pinturas corporais bem elaboradas. Essas cerimônias são conhecidas como ITUMII (para significar um segredo), que é um rito de passagem dos meninos para a fase adulta, onde passam um mês na floresta aprendendo os valores da comunidade. A cerimônia, realizada no mês de agosto a cada cinco anos, inicia-se com uma dança, atraindo multidões. Os iniciados são treinados em diversos temas, como cuidar da família, alimentação, orações, tradições e questões de segurança. O casamento é uma instituição sagrada, vinculada aos valores tradicionais dos Tiriki.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

No território em que moram os Tiriki, na região de Kaimosi, é também o lar da educação no oeste do Quênia, com algumas escolas famosas como o Kaimosi Friends Primary School (a escola formal mais antiga do Quênia), a Kaimosi Teacher Training College, o Kaimosi Theological College, o GBS (Girls Boarding School), o Kaimosi Friends Technical College, a Kaimosi Special School e a Kaimosi University.

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima


Conheça novas perspectivas de trabalhos pedagógicos! 

Participe do nosso curso e oficina - Inglês e Matemática: possibilidades pedagógicas a partir da lei 10.639/03. 

   

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

O curso será realizado de forma on-line via Google Meet, no dia 13/05/2023, sábado, das 9h às 12h, investimento de R$ 95,00, com certificado.

Faça já a sua inscrição: https://bit.ly/inglesematematica

 

O jogo Shisima

 

         Shisima é um jogo que envolve estratégia, antecipação e raciocínio lógico, por meio do alinhamento de três peças. Jogado na parte ocidental do Quênia pelas crianças, é desenhado o tabuleiro na areia e jogam com pedras ou tampinhas de garrafa. Na língua Tiriki, a palavra Shisima quer dizer “extensão de água”. Eles chamam as peças de “imbalabavali” ou “pulgas d’água”. É jogado por duas pessoas, foi criado por meio da observação das pulgas d’água sobre a superfície das lagoas. As pulgas d’água movimentam-se tão rapidamente que é difícil acompanhá-las com o olhar. No jogo, as pedras se movimentam no tabuleiro com rapidez. Este jogo é semelhante as estratégias utilizadas no “jogo da velha”, mas tenta-se impedir que o adversário alinhe suas peças em uma das diagonais do tabuleiro octogonal (oito lados).

           

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

Por meio da construção do tabuleiro, é possível trabalhar com as propriedades da Geometria (ângulos, tipos de retas, medidas, arestas, vértices, triângulos, raio e diâmetro), sua origem e desenvolvimento no Antigo Egito, figuras planas e o octógono, um polígono formado por 8 lados e 8 vértices.

 

Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima

Regras do Jogo

1.    Cada jogador, na sua vez, coloca as peças no tabuleiro, sendo três de cada lado.

2.    Em seguida, depois de distribuída as peças, mexe uma delas em linha reta, até o próximo ponto vazio. Cada jogador fará o mesmo na sua vez.

3.    Os jogadores devem ficar atentos, pois não é permitido saltar por cima de uma peça.

4.    O objetivo é que o jogador alinhe suas três peças em uma reta.

5.    O primeiro jogador que alinhar as três peças ganha o jogo.

6.    Quando a sequência de movimentos se repetir por três jogadas, o jogo acaba empatado, não havendo vencedor.

 

            Ao jogar, é possível identificar que o/a jogador(a) que ocupa a posição central do tabuleiro tem mais chance de vencer, fazendo com que a movimentação das peças seja feita de maneira estratégica e tentando antecipar as jogadas. Além da Geometria e do raciocínio lógico, é possível apresentar a História da Matemática, o país Quênia e as tradições do povo Tiriki, assim, nossos estudantes conhecerão outros territórios e outras culturas, percebendo que seus ancestrais sabem fazer Matemática, legitimando socialmente os seus saberes.

Trabalhando com os jogos matemáticos originários do continente africano, além do êxito nas aprendizagens, ainda se descoloniza o currículo eurocêntrico estrutural tão cristalizado em nosso país. Corrobora a Matemática como uma produção da humanidade, originada e desenvolvida em África pelos nossos ancestrais, fazendo com que os estudantes se enxerguem como sujeitos que também sabem fazer Matemática, por meio de sua forma de calcular, de pensar, de comparar e de medir, conforme abordado no Programa Etnomatemática, abrangendo também a Afroetnomatemática.

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas: 2
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.

Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima
Jogos Matemáticos do Continente Africano: Shisima
Shisima é um jogo que envolve estratégia, antecipação e raciocínio lógico, por meio do alinhamento de três peças.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIKzPnfB74KVcXOwU2mDtZzB2jIokLOUQK0l9COYZjk0qDtBPRoPcPVHMzx1j0S5D_n0TyDKuKCuF-W_hWj2GZfSoCbkAYechA9osJUkf_HYynM6dwsr1yZJs_TTS4B72P5R28cw67jM5bKT8zop54FBfn4nSBkWgJRb5UhfQECIfLG-W1MeC6URSeMw/s16000/Wordpress.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjIKzPnfB74KVcXOwU2mDtZzB2jIokLOUQK0l9COYZjk0qDtBPRoPcPVHMzx1j0S5D_n0TyDKuKCuF-W_hWj2GZfSoCbkAYechA9osJUkf_HYynM6dwsr1yZJs_TTS4B72P5R28cw67jM5bKT8zop54FBfn4nSBkWgJRb5UhfQECIfLG-W1MeC6URSeMw/s72-c/Wordpress.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/04/jogos-matematicos-continente-africano-shisima.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/04/jogos-matematicos-continente-africano-shisima.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo