$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Libéria

COMPARTILHE:

República da Libéria é um país da África Ocidental banhado pelo oceano Atlântico.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre LIBÉRIA.

Países do Continente Africano: Libéria


Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Libéria



Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:


No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.

Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Países do Continente Africano: Libéria

Países do Continente Africano: Libéria



República da Libéria é um país da África Ocidental banhado pelo oceano Atlântico. Faz fronteiras com Costa do Marfim, Guiné e Serra Leoa. Sua capital é Monróvia e sua moeda é o Dólar Liberiano. Possui mais de 5 milhões de habitantes, a língua oficial é o inglês, seguido pelas línguas regionais, entre elas o capele, o bassa, o mann e o klao. Os principais grupos étnicos são os capeles, (19%) e os bassas (15%), no total de 16 etnias divididas nos grupos linguísticos: africano ocidental, mandês, mendetan, kru e indo-europeia, ao contrário da maioria dos países africanos que possuem raiz nas línguas nigero-congolesas. O país possui comunidades de indianos, libaneses e pessoas naturais de outros países da África Ocidental. Na religião, 42,2% da população pratica as crenças tradicionais, seguido pelo islamismo (16%), cristianismo independente (15,6%) e protestantismo (12,2%).


Países do Continente Africano: Libéria

         

No século XV o país era chamado de “Costa da Pimenta” ou “Costa da Pimenta Malagueta” devido a abundância dessa especiaria, que ganhou apelido de “grãos do paraíso”, exportada frequentemente para a Europa. No século XVIII o território foi chamado de “Costa do Barlavento” devido as águas agitadas e de difícil navegação no largo da costa de Cabo Palmas, região sul da Libéria. No século XIX o país recebeu o nome de Libéria, que significa “Liberty”, “Liberdade” ou “país dos libertos”.

Países do Continente Africano: Libéria



Único país que não foi colonizado pelos europeus, ao lado da Etiópia, e o primeiro país africano a conquistar a sua independência como república, em 1847, Libéria foi fundada no século XIX por pessoas escravizadas nos Estados Unidos, libertos pela organização chamada American Colonization Society, entre 1821 e 1822, buscando a liberdade e igualdade na nova nação. O objetivo era abrigar as pessoas livres da escravização estadunidense, porém, os navios negreiros libertos antes da chegada em seus destinos também foram enviados para a Libéria, ao invés de seus países de origem.


Países do Continente Africano: Libéria

 

Os símbolos nacionais, o idioma e a moeda são de origem estadunidense. A bandeira é uma réplica da bandeira dos Estados Unidos, porém, com uma única estrela representando a “Estrela Solitária”, símbolo da luta de uma república africana independente durante o período colonial. O Grande Selo representa um navio à vela, uma palmeira, um arado e um machado, representando o transporte utilizado pelos colonos estadunidenses junto aos povos africanos rumo a Libéria, com o lema “O amor pela liberdade nos trouxe aqui”.


Países do Continente Africano: Libéria


A capital Monróvia (nome em homenagem ao presidente dos Estados Unidos, defensor da abolição do trabalho forçado), é a maior cidade da Libéria e concentra quase todas atividades industriais e portuárias do país. A indústria opera nos ramos petroquímico, têxtil, alimentício e material de construção. A economia se baseia principalmente na agricultura, produzindo arroz, mandioca, cana-de-açúcar, batata e principalmente café e cacau, principais exportadores agrícolas do país. Também, outros principais produtos exportadores são a borracha, a madeira e o ferro.

 

Países do Continente Africano: Libéria

As casas são baseadas na arquitetura estadunidense do século XIX, mas também possuem imponentes edifícios na capital Monróvia e casas redondas tradicionais com telhados cônicos de palha, além das casas com plantas retangulares, nas comunidades rurais.

Países do Continente Africano: Libéria


Nas artes, Libéria é conhecida como o lar da clássica máscara africana, com o grande reconhecimento artístico de seu povo. Muitas máscaras, que demonstram poder e impressionante variedade, são encomendadas por algumas sociedades para serem utilizadas em rituais de iniciação. Também são famosos os murais pintados nas paredes externas de edifícios, assim como cerâmicas, tecelagens, música e dança.

 

Países do Continente Africano: Libéria

O esporte mais popular na Libéria é o futebol, seguido por basquete e atletismo. A Seleção Liberiana de Futebol é conhecida como “The African Eagles” (As Águias Africanas). O liberiano George Weah ganhou o prêmio de melhor jogador da FIFA em 1995, foi jogador, técnico e posteriormente patrocinador da seleção com o seu próprio dinheiro. A seleção de futebol foi vice-campeã da Copa da África Ocidental e da Copa CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados Africanos do Oeste), ambos em 1987.


Países do Continente Africano: Libéria





COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Libéria
Países do Continente Africano: Libéria
República da Libéria é um país da África Ocidental banhado pelo oceano Atlântico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilVbzGrU1LCllt-V1wiXn5kOBH2OsyuroLYZzlD6D-6SunDY91C1arrrmNpPK4fLB_4SuNCllvaQN9xqqV3X390Ie5rY_gbIyQ_J7ixr6fSPLXvLCOrfkDxD7hmc5otpp6eWeeEltQWCFeBzBCGF2r0Svg9rXLOAwXyj2IVe--EbG8AbchUrXvtxKknA/s16000/Lib%C3%A9ria%20bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilVbzGrU1LCllt-V1wiXn5kOBH2OsyuroLYZzlD6D-6SunDY91C1arrrmNpPK4fLB_4SuNCllvaQN9xqqV3X390Ie5rY_gbIyQ_J7ixr6fSPLXvLCOrfkDxD7hmc5otpp6eWeeEltQWCFeBzBCGF2r0Svg9rXLOAwXyj2IVe--EbG8AbchUrXvtxKknA/s72-c/Lib%C3%A9ria%20bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/06/paises-continente-africano-liberia.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/06/paises-continente-africano-liberia.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo