$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Guiné-Bissau

COMPARTILHE:

República da Guiné-Bissau é um país da África Ocidental banhado pelo oceano Atlântico e faz divisas com Senegal e Guiné.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre GUINÉ-BISSAU.

Países do Continente Africano: Guiné-Bissau

Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Guiné-Bissau


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:


No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.

Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Quer aprender a jogar Tsoro Yematatu e Shisima na prática? Participe de nossa oficina, e ainda conheça mais sobre Zimbábue, o Reino do Zimbábue (ou Grande Zimbábue), o povo Shona, o Quênia e o povo Tiriki. 

Países do Continente Africano: Guiné-Bissau

O curso será realizado no dia 16/08/2022, das 19h30 às 21h30, pelo Google Meet, com certificado.

Faça já a sua inscrição: https://forms.gle/gxDe1CMyQ3Mn747z6 



Países do Continente Africano: Guiné-Bissau



Países do Continente Africano: Guiné-Bissau


República da Guiné-Bissau é um país da África Ocidental banhado pelo oceano Atlântico e faz divisas com Senegal e Guiné. Além da porção continental, integram seu território o arquipélago dos Bijagós, a ilha de Bolama e outras mais de 80 ilhas menores. A costa tem quase 160 km de extensão e é muito irregular. Os rios guineenses, em geral de fluxo intenso, nascem no oeste e deságuam no Atlântico, formando grandes estuários. Destacam-se o Corubal, o Cacheu, o Mansoa e o Geba. O clima é tropical, com temperaturas elevadas e chuvas abundantes entre os meses de junho e novembro.


Países do Continente Africano: Guiné-Bissau



A capital do país é Bissau, a moeda é o Franco CFA, a língua oficial é o português, mas a mais falada pela maioria da população é o crioulo, além de outras línguas. A população, com mais de 2 milhões de habitantes, é composta por uma série de grupos étnicos, e os principais são os balantas (30%), os fulanis (20%), os maníacas (14%), os mandingas (13%) e os papeles (7%). Na religião, as mais praticadas são as crenças tradicionais (44,8%), islamismo (40,7%), catolicismo (9,9%) e outros cristãos (3,3%). A bandeira do país possui as cores amarelo (ouro e a riqueza do país), verde (florestas e agricultura) e vermelho (lembrança dos combatentes que morreram pela independência do país), representando a libertação dos povos do continente africano, além da estrela preta de 5 pontas representando os 5 sentidos do corpo humano: audição, olfato, paladar, tato e visão.


Países do Continente Africano: Guiné-Bissau


O nome Guiné pode derivar de um império que existiu no século VIII na região, conhecido como Djinne ou Ghinea. Também, pode ser derivado do nome “Gana”, no qual o território era chamado na época de um dos impérios mais poderosos e o mais rico da história, o Império do Mali. Guiné significa “Terra dos Negros” e a junção com Bissau, a capital do país, deu o significado de Guiné-Bissau como “Terra dos íntegros”. Antigamente conhecida como Guiné Portuguesa, o nome da capital Bissau (talvez derivado de Bijagó, nome do arquipélago e etnia que habita diversas ilhas) foi adicionado para diferenciar dos outros países, Guiné (antiga Guiné Francesa) e Guiné Equatorial (antiga Guiné Espanhola). Foi o primeiro país africano a ter sua independência reconhecida por Portugal, em 1974, quando adotou o nome Guiné-Bissau. Além do Império do Mali, Guiné-Bissau fez parte do Reino de Gabu e foi uma rota de comércio principalmente com ouro, marfim e pimenta malagueta.


 

Países do Continente Africano: Guiné-Bissau


Guiné-Bissau é membro da União Africana, União Latina, Comunidade de Países de Língua Portuguesa, Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, Francofonia, Organização para a Cooperação Islâmica e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul. O setor primário ocupa mais de 80% da força de trabalho, a agricultura produz arroz, mandioca, milho, algodão, amendoim, inhame, castanha de caju, entre outros. Criam-se ovinos, bovinos e caprinos. Existe um próspero mercado rural de alimentos e gado, e a pesca também é importante para a economia. O país é o 6º maior exportador mundial de castanha de caju, além das exportações de amendoim, peixe, camarão, marisco e nozes de palma. A indústria dedica-se basicamente ao processamento de frutos do mar, de itens agrícolas e florestais. Há reservas minerais, como bauxita, fosfato e petróleo. Existem diversas áreas protegidas, com destaque a Reserva da Biosfera do Arquipélago de Bijagós, protegida pela UNESCO desde 1996.


Países do Continente Africano: Guiné-Bissau

 

A cultura é muito rica e diversificada, com grande variedade nas artes, na música, na dança, entre outras manifestações culturais. A dança é destaque nas artes devido as coreografias coloridas e belas utilizadas nas fantásticas manifestações culturais, seja em ocasiões de casamentos, colheitas, funerais, cerimônias de iniciação, entre outros. O gumbé é o estilo musical mais importante, mas existem outros diversos ritmos, e o carnaval está em grande evolução, sendo uma das maiores manifestações culturais do país. A literatura é conhecida pelo tema da libertação nacional (Guiné-Bissau é um país bem patriótico) pelo grande líder revolucionário Amílcar Cabral, que lutou pela independência de Guiné-Bissau e Cabo Verde, sendo homenageado em diversas partes do país. Também, há outros nomes conhecidos na literatura como Fausto Duarte, Terencio Anahory, João Alves das Neves, Antonio Baticam, Abdulai Silla e Marinho de Pina.


Países do Continente Africano: Guiné-Bissau



O futebol (masculino e feminino) é o esporte mais popular da Guiné-Bissau, seguido pelo atletismo. A Seleção Guineense de Futebol feminino já disputou duas partidas regulamentadas pela FIFA em 2006. A seleção de futebol masculino nunca disputou uma Copa do Mundo e foi vice campeão da Copa Amílcar Cabral em 1983.

Países do Continente Africano: Guiné-Bissau



Países do Continente Africano: Guiné-Bissau





 

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Guiné-Bissau
Países do Continente Africano: Guiné-Bissau
República da Guiné-Bissau é um país da África Ocidental banhado pelo oceano Atlântico e faz divisas com Senegal e Guiné.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW8NuS4T-g7h2ZDueVGxDaxQ1amU89Nvd_2WXa88EyVKDyIZUL-2xe9I6bYyIC_Bs59QeR40any2Z5EaqhJpGl-2lv95RmGNSX2TMDCEwR2ytYvrYZvtH292Ni-NgvEdbGvwIbXFTktFYgv1_rCwJZm2XINoWfamAVB8aIzEfWBpDPwGZEfncnKQy9rQ/s16000/Guin%C3%A9-Bissau%20bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW8NuS4T-g7h2ZDueVGxDaxQ1amU89Nvd_2WXa88EyVKDyIZUL-2xe9I6bYyIC_Bs59QeR40any2Z5EaqhJpGl-2lv95RmGNSX2TMDCEwR2ytYvrYZvtH292Ni-NgvEdbGvwIbXFTktFYgv1_rCwJZm2XINoWfamAVB8aIzEfWBpDPwGZEfncnKQy9rQ/s72-c/Guin%C3%A9-Bissau%20bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/06/paises-continente-africano-guine-bissau.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/06/paises-continente-africano-guine-bissau.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo