$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Etiópia

COMPARTILHE:

República Federal Democrática da Etiópia é um país do leste do continente africano.


Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre ETIÓPIA.

Países do Continente Africano: Etiópia



Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!


Países do Continente Africano: Etiópia



Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:

No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.

Conheça um pouco mais sobre os países africanos em nosso curso, Conhecendo a África por meio dos Jogos Matemáticos, no dia 17/05/2022 das 19h30 às 21h30, via Google Meet.

Países do Continente Africano: Etiópia


Inscrições serão feitas pelo link: https://forms.gle/3h6mEZUTgXH453Lu9    
 

Países do Continente Africano: Etiópia


Países do Continente Africano: Etiópia

República Federal Democrática da Etiópia é um país do leste do continente africano, na região conhecida como “Chifre da África”, a parte mais oriental da África. Faz fronteiras com o Sudão, Sudão do Sul, Quênia, Djibuti, Eritreia e Somália. A capital, maior cidade e a mais populosa é Adis Abeba. A língua oficial é o amárico, seguido pelo inglês e outras línguas regionais. A moeda é o Birr e as religiões predominantes são o cristianismo ortodoxo (34,8%), islamismo (34,1%), protestantismo (17%), crenças tradicionais (10,8%) e outros cristãos (3,7%). É o 10º maior e o 2º país mais populoso da África, com mais de 95 milhões de habitantes. Possui mais de 80 grupos étnicos, e entre os principais estão os oromos (40%), os aimarás e trigrinas (32%), os sidamos (9%), os chanquelas (6%) e os somalis (6%).


Países do Continente Africano: Etiópia

Etiópia significa “Terra dos bronzeados”, “Terra dos povos de rosto queimado” ou Terra das faces enegrecidas pelo Sol”. Antigamente, o povo preto, em diversas regiões da África, era chamado genericamente de etíope. É uma das nações mais antigas do mundo, lar dos primeiros seres humanos, provavelmente os Hominídeos e o Homo erectus. Lá foi encontrado um dos fósseis mais antigos da humanidade, datado em 3,2 milhões de anos, chamado Lucy, uma Australopithecus afarensis do sexo feminino. Provavelmente, o Homo sapiens se originou na Etiópia. A escrita, chamada proto-etíope, surgiu no país em volta do ano 800 a.C. Junto com África do Sul, a Etiópia possui o maior número de Patrimônios Mundiais da UNESCO. O país também é conhecido pelas suas igrejas talhadas em pedras e foi lá em que se originou o grão de café.


Países do Continente Africano: Etiópia

Além de ser um dos territórios mais antigos do mundo, Etiópia é o único país africano, junto com a Libéria, que não foi colonizado. Apesar da invasão italiana ocupar o país por 4 anos, o exército do imperador Menelik II expulsou os italianos na chamada Batalha de Adwa, em 1896, a única vitória de um exército africano sobre um europeu na época da chamada “partilha da África”, mantendo sua soberania. Com isso, grande parte dos países africanos adotaram as cores da bandeira da Etiópia na época de suas independências. Também, foi na capital Adis Abeba o local da fundação da Organização da Unidade Africana (OUA), em que 30 nações do continente se reuniram para unificar a luta dos países africanos contra o colonialismo e imperialismo europeu, em busca da independência. Esse dia, 25 de maio de 1963, tornou-se símbolo de resistência e desde 1972 é comemorado o Dia da África, também conhecido como Dia da Libertação Africana.  


Países do Continente Africano: Etiópia

O país foi território do chamado Império Etíope ou Abissínia, assim como do poderoso Império de Axum (que abarcava ricas terras na Etiópia, no Sudão e na Arábia Meridional), um centro político, econômico e cultural, que dominou o comércio do Mar Vermelho no século III e foi uma das 4 nações do mundo, no século IV, junto com Roma, Pérsia e o Reino de Kushan, a emitir moedas de ouro. Com isso, podemos afirmar que houve grande desenvolvimento da Matemática na Etiópia, e há grandes indícios de que a civilização etíope teve influência em Kemet (Egito), mas a história, como sempre, apaga a genialidade do povo africano como uma forma de dominação.


Países do Continente Africano: Etiópia

A agricultura corresponde a mais da metade da economia etíope, e o principal produto é o café, mas também são cultivados cana-de-açúcar, tef (um cereal local), tabaco, milho, trigo, algodão, milho-sorgo, sisal e batata. A pecuária abrange a criação de bovinos, ovinos, caprinos, equinos, camelos e aves. As florestas fornecem lenha e carvão vegetal. Há jazidas de ferro, cobre, zinco, ouro, platina, chumbo, potássio, petróleo e gás natural. A indústria compreende o refino de petróleo e açúcar e a fabricação de cimento, metais, tecidos, cigarro e cerveja.

            

Países do Continente Africano: Etiópia


A Etiópia é um país em que a cultura é predominantemente marcada pelas religiões, pois o território teve forte influência do judaísmo, do cristianismo e do islamismo, assim conhecida como o “Museu de Povos”. A música recebeu influência dessas comunidades religiosas, assim como eram produzidas canções de vitórias para comemorar as campanhas militares, porém, o reggae tem suas fontes a partir da cultura etíope. Atualmente, há grande evolução da música etíope e forte presença de ritmos assimétricos, resultando em 5 notas. Pelo país não ter sido colonizado, a cultura é muito diversa pois não houve muita influência ocidental. A culinária, muito bem temperada, é feita com grande variedade de pratos e entradas com legumes e carne. Café e o cereal chamado Teff são bem populares. A literatura e a arte (o entalhe e a escultura em madeira são bem comuns) também possuem grande influência religiosa. A população é festeira, gentil e espirituosa.

Países do Continente Africano: Etiópia

O esporte mais popular é o atletismo, rendendo muitas medalhas nos Jogos Olímpicos. O futebol também é muito popular, a Seleção Etíope de Futebol tem longa tradição futebolística e já foi uma das mais fortes da África. Foi uma das primeiras seleções a participar de uma partida internacional e uma das fundadoras da Copa das Nações Africanas em 1957. Foi campeã da Copa das Nações Africanas em 1962 e da Copa CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central) por 4 vezes, em 1987, 2001, 2004 e 2005.


Países do Continente Africano: Etiópia


Países do Continente Africano: Etiópia




COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Etiópia
Países do Continente Africano: Etiópia
República Federal Democrática da Etiópia é um país do leste do continente africano.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRYe-q7HSw37S3UQnmI5N7Ucla7oKumaN88foYGuQW6nAT1qJQv6ql66IUOllDxd-d6NbqykzGVUAJUGA4AnBl10_uPU41ykDzOGmX6drssgtDCERRq3tq-87uWiOTD-_3hsMLt-oO8-DZyWD4PLiwCciRqFM-DNshXFKql3HyKrN4rYJQ4AXPmMU7yg/s16000/Eti%C3%B3pia%20bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgRYe-q7HSw37S3UQnmI5N7Ucla7oKumaN88foYGuQW6nAT1qJQv6ql66IUOllDxd-d6NbqykzGVUAJUGA4AnBl10_uPU41ykDzOGmX6drssgtDCERRq3tq-87uWiOTD-_3hsMLt-oO8-DZyWD4PLiwCciRqFM-DNshXFKql3HyKrN4rYJQ4AXPmMU7yg/s72-c/Eti%C3%B3pia%20bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/05/paises-continente-africano-etiopia.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/05/paises-continente-africano-etiopia.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo