Burkina Faso, é um país da África Ocidental sem saída para o mar. Faz divisas com Benin, Togo, Gana, Costa do Marfim, Mali e Níger.
• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Os primeiros habitantes datam de 14.000 a.C., chamados de caçadores-coletores. No território surgiram indústrias siderúrgicas na chamada Idade do Ferro por volta de 1.200 a.C., e a mais antiga fundição de ferro em Burkina Faso faz parte do Patrimônio Mundial da Antiga Metalurgia Ferrosa. O país foi palco de diversos reinos, principalmente o Mossi. Os Dogon, povo do Mali que possui um grande conhecimento de Astronomia, descobrindo muitos elementos astronômicos séculos antes dos cientistas europeus, também viveram em Burkina Faso.
Anteriormente era conhecido como República do Alto Volta, devido a região fazer parte dos rios Volta Negro, Volta Vermelho e Volta Branco. Em 1984, foi chamado de Burkina Faso, que significa “Terra dos homens honestos” ou “Terra dos homens justos”, onde Burkina (homens íntegros) e Faso (terra natal) resulta também em “Terra das pessoas íntegras”.
A pecuária é a mais importante atividade do setor primário da economia, criando-se bovinos, ovinos, suínos, equinos, aves, asnos e camelos. Na agricultura, destaca-se milho-sorgo, painço, amendoim, arroz e algodão. Na mineração, extraem-se ouro, manganês e fosfatos. A indústria produz tecidos de algodão, óleos, açúcar, sabão, calçados e motocicletas.
A tradição oral é muito forte no país, e os Diélis (aquele que tem força vital e sabedoria, popularmente chamados de Griots, uma denominação francesa) são muito respeitados. Ainda assim, a literatura possui escritores bem conceituados. Diversos festivais artísticos são realizados, entre eles a Feira Internacional de Arte e Artesanato (uma das mais importantes da África), o Pan African Film Festival (FESPACO, que atrai mais de 5.000 participantes, ajudando no desenvolvimento cinematográfico), a Semana Nacional da Cultura (SNC) e as Noites Atípicas de Koudougou (festival de teatro). Existem grupos de música e dança para todas as ocasiões, e a tradição da bateria Djembe de Bobo-Dioulasso é internacionalmente famosa. Guirlanda artesanal de cabaças decorativas, esculturas em madeira, couro, cestaria, tecidos tingidos a mão, fundição com cera perdida e cerâmica são artesanatos tradicionais e altamente desenvolvidos. Objetos como máscaras, estatuetas e instrumentos musicais são produzidos para o uso em contextos sagrados e são vistos como objetos de poder. A pesquisa científica tem como objetivo principal a promoção do desenvolvimento econômico e social, e o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRST) possui vários institutos em várias disciplinas, trabalhando em cooperação com organismos de pesquisas internacionais.
O futebol é o esporte mais popular em Burkina Faso, seguido pelo basquete, ciclismo, rúgbi, handebol, tênis, boxe e artes marciais. A Seleção Burquinense de Futebol, conhecida como “Les Etalons” (“Os Garanhões”, referência ao lendário cavalo da princesa Yennenga), nunca se classificou para a Copa do Mundo, mas já se classificou por 8 vezes para a Copa Africana das Nações, com destaques nos anos de 1998 (4º lugar) e 2013 (vice-campeão).
COMENTE ESTE POST: