$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Tunísia

COMPARTILHE:

República da Tunísia é um país localizado na África do Norte, na região conhecida como Magrebe, sendo o menor país dessa região.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre TUNÍSIA.

Países do Continente Africano: Tunísia



Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Tunísia


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:

No Instagramatualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Conheça um pouco mais sobre os países africanos em nosso curso, Conhecendo a África por meio dos Jogos Matemáticos, no dia 17/05/2022 das 19h30 às 21h30, via Google Meet.


Países do Continente Africano: Tunísia


Inscrições serão feitas pelo link: https://forms.gle/3h6mEZUTgXH453Lu9       

  
Países do Continente Africano: Tunísia


Países do Continente Africano: Tunísia

República da Tunísia é um país localizado na África do Norte, na região conhecida como Magrebe, sendo o menor país dessa região. É banhado pelo Mar Mediterrâneo e faz divisas com Argélia e Líbia. A capital, e maior cidade é Túnis. A moeda é o Dinar Tunisiano e o país tem uma população com mais de 11 milhões de pessoas. A religião predominante é o islamismo (99%), seguido pelo cristianismo (0,5%) e outros (0,5%). A língua oficial é o árabe, seguido pelo berbere e francês. Quase 40% da superfície do país é ocupado pelo deserto do Saara e o restante de terras férteis. Mais da metade dos tunisianos vivem nas regiões urbanas, principalmente próximo da costa mediterrânea.


Países do Continente Africano: Tunísia


        Tunísia significa “pernoite”, que vem da cidade de Túnis, existente desde o século IV a.C. Seu nome é associado à deusa fenícia Tanit e a um radical do idioma berbere (tns), relacionado a “passar uma noite”. Por ficar próxima de estradas sob o domínio romano, tinha o título de “mutatio”, lugar de parada ou descanso. Por muito tempo foi chamada de Regência de Túnis. Derivada da cidade de Túnis, foi acrescido do sufixo “ia”, proveniente do francês “Tunisie”.


Países do Continente Africano: Tunísia


           Os habitantes nativos da Tunísia são os berberes. No decorrer dos séculos, porém, eles viram o território ser invadido por uma série de povos, como fenícios, romanos, vândalos, árabes e franceses, entre outros. Atualmente, os berberes compõem apenas 1,4% da população e a grande maioria é formada pelos árabes (96,2%).


Países do Continente Africano: Tunísia


      Tunísia foi território de Cartago, a cidade mais rica do mundo entre os séculos IX e II a.C. Fundada pelos fenícios, Cartago virou um grande império com um poderoso exército, enriqueciam com as compras de ouro, prata e estanho do interior e a revenda desses produtos para outras potências do Mediterrâneo, controlando todo o comércio da região. No século IV a.C., Roma inicia uma investida contra Cartago, surgindo as Guerras Púnicas, que durou por 200 anos. A travessia dos Alpes (que separa França da Itália), comandada por Aníbal, foi uma das maiores ações estratégicas e militares de toda a Antiguidade, onde Cartago tentou invadir Roma com mais de 80 mil homens, 10 mil cavalos e 40 elefantes de guerra. Devido ao frio, a falta de alimento e ataques de grupos locais, Aníbal precisou retornar para proteger Cartago.

 

Países do Continente Africano: Tunísia

            Na economia, Tunísia é um dos países mais desenvolvidos da África, com alto IDH e com uma das maiores rendas per capita do continente. É o maior produtor mundial de azeite de oliva no mundo. O turismo é uma grande fonte de renda e o país dispõe de importantes jazidas de petróleo, gás natural e fosfatos. Há também minas de ferro, chumbo, zinco e prata. A indústria se dedica principalmente ao refino do petróleo e do açúcar, ao processamento de itens agrícolas, do pescado e à fabricação de sal, cimento, tecidos e produtos químicos. A agricultura é prejudicada pelas secas, cultivando trigo, cevada, uva, azeitona, laranja, tâmara, tomate, legumes, girassol, entre outros. A pecuária, também prejudicada pela escassez de chuva, compreende a criação de ovinos, caprinos, bovinos, equinos, camelos e aves. A pesca é importante e está em plena expansão.


Países do Continente Africano: Tunísia


      A culinária tunisiana reflete a agricultura, com destaque do trigo na forma de pão ou cuscuz, azeitonas e azeite, carne (principalmente carneiro), frutas e vegetais. O cuscuz (sêmola de trigo preparada com um guisado de carne e vegetais) é o prato nacional. Pratos doces e coloridos simbolizam feriados religiosos.


Países do Continente Africano: Tunísia


            A cultura é muito diversa, devido a muitos povos de diferentes continentes que habitaram a região. O sítio arqueológico da antiga cidade de Cartago e o Anfiteatro El-Jem (um dos monumentos da época do império romano) são um dos 7 locais de patrimônio mundial encontrados na Tunísia. A diversidade também é encontrada nos museus, na música, no cinema, na literatura, na pintura, no artesanato e nos esportes. Os artistas são conhecidos pelos mosaicos de cerâmica, frequentemente utilizados na arquitetura, com uma variedade de cores e formas geométricas acentuando o ouro. Há diversos festivais nacionais e internacionais de cinema, música e teatro.


Países do Continente Africano: Tunísia

 

           A Universidade Ez-Zitouna, fundada em Túnis no ano de 737, conhecida na época como madraça (escola superior), foi a primeira universidade do mundo (apesar do Guinness Wolrd Records considerar a Universidade Al-Karaounie, no Marrocos, também na África, a primeira do mundo, mesmo fundada em 859). Atualmente, a Universidade de Túnis é bem conceituada com alta qualidade em pesquisas. A taxa de alfabetização no país é bem alta com média de 90% da população, e a educação já foi muito bem classificada nas categorias de “qualidade do sistema educativo” e “qualidade do ensino primário” pelo Fórum Econômico Mundial.


Países do Continente Africano: Tunísia



Países do Continente Africano: Tunísia

 

O futebol é o esporte mais popular na Tunísia, seguido pelo handebol, vôlei, artes marciais (taekwondo, karatê e judô), atletismo e tênis. A Seleção Tunisiana de Futebol disputou 5 Copas do Mundo (1978, 1998, 2002, 2006 e 2018) e foi campeã da Copa das Nações Árabes (1963) e do Campeonato Africano das Nações (2004).


Países do Continente Africano: Tunísia

 

Países do Continente Africano: Tunísia



COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Tunísia
Países do Continente Africano: Tunísia
República da Tunísia é um país localizado na África do Norte, na região conhecida como Magrebe, sendo o menor país dessa região.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB6WV2ETtLM9_aWTlg3wOfXvYaZNvOCZ5U-ZHKmmXvpgVkTvo28NPJVoHxo5GMTGWOfeizWPu_3DoEk1FjAuEavf_RjrCsytKYqKxMLy1ZoeWOOz9btCv90kel11TNUav3GrikHTlZwsFF59sL_m3CtAVAXi7FBeRmnm3-Tx5PNHGg8z4qd4bgPamccQ/s16000/Tun%C3%ADsia%20bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjB6WV2ETtLM9_aWTlg3wOfXvYaZNvOCZ5U-ZHKmmXvpgVkTvo28NPJVoHxo5GMTGWOfeizWPu_3DoEk1FjAuEavf_RjrCsytKYqKxMLy1ZoeWOOz9btCv90kel11TNUav3GrikHTlZwsFF59sL_m3CtAVAXi7FBeRmnm3-Tx5PNHGg8z4qd4bgPamccQ/s72-c/Tun%C3%ADsia%20bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/04/paises-continente-africano-tunisia.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/04/paises-continente-africano-tunisia.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo