$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Tanzânia

COMPARTILHE:

República Unida da Tanzânia é um país do leste, na África Oriental, banhado pelo oceano Índico.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Tanzânia.
Países do Continente Africano: Tanzânia

Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Tanzânia

Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:

No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:


• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Conheça um pouco mais sobre os países africanos em nosso curso, A Matemática no Continente Africano: um passeio histórico pela África, no dia 17/03/2022 das 19h às 21h, via Google Meet.

Países do Continente Africano: Tanzânia



Inscrições serão feitas pelo link: https://forms.gle/QCwF5bmav4LkRPg76  


Países do Continente Africano: Tanzânia


Países do Continente Africano: Tanzânia


República Unida da Tanzânia é um país do leste, na África Oriental, banhado pelo oceano Índico. Além da porção continental, compreende as ilhas de Zanzibar, Pemba e Mafia. Com muitas montanhas, possui o maior pico da África, o vulcão Kilimanjaro, de 5.895 metros. O país compartilha três lagos com as nações vizinhas: o Tanganica, o Malauí e o Vitória (o maior lago da África, o maior lago tropical do mundo e o segundo maior lago de água doce no mundo).

Países do Continente Africano: Tanzânia


Tanzânia faz divisas com Uganda, Quênia, Moçambique, Malauí, Zâmbia, Burundi, Ruanda e República Democrática do Congo. A população com mais de 45 mil habitantes é composta por mais de 100 grupos étnicos, com os principais sendo os nianveses e sucumas, que abrangem 26,3% dos habitantes, e os suaíles, que representam 8,8%. As religiões que se destacam são o islamismo (30,1%), catolicismo (28%), protestantismo (18,6%), crenças tradicionais (14,8%) e outros cristãos (13,3%). Entre as mais de 100 línguas faladas no país (a maioria de origem Bantu), o inglês e o suaíle são as línguas oficiais. Suas capitais são Dodoma (legislativa) e Dar es Salaam (administrativa), e a moeda é o Xelim Tanzaniano. Atualmente, Tanzânia é o 31º maior país do mundo, com mais de 945 mil km².

Países do Continente Africano: Tanzânia


Os primeiros habitantes do país são também os primeiros seres humanos do planeta, e Tanzânia possui alguns dos mais antigos assentamentos humanos, e o local chamado Garganta de Olduvai é considerado como o berço da humanidade. No território do país foram encontrados fósseis dos mais antigos ancestrais humanos, com mais de 2 milhões de anos. Podemos considerar que todas as etapas do desenvolvimento humano ocorreram na Tanzânia, e consequentemente, muita Matemática foi desenvolvida no território, desde as primeiras formas de calcular até o surgimento de sistemas numéricos.

Países do Continente Africano: Tanzânia


O nome Tanzânia significa “navegar na mata” e “Costa Negra”. É uma junção (Tan e Zan) de Tanganica e Zanzibar, com a união desses dois Estados (continental e insular, respectivamente) em 1964. O país possui algumas das maiores belezas naturais da África, atraindo diversos turistas, sendo um dos melhores destinos para fazer safari na África. A ilha de Zanzibar é popular entre turistas recém-casados, devido as suas belas praias, e também possui um antigo centro comercial com construções históricas. A cratera do Ngorongoro é uma das maiores caldeiras intactas do mundo, considerada um dos lugares de beleza natural mais incríveis do país. Há uma enorme diversidade na fauna (e possui a maior concentração de leões do mundo!) e na flora, fazendo que grande parte do território seja área de conservação, na maioria consideradas como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Países do Continente Africano: Tanzânia


A economia da Tanzânia se baseia principalmente na agricultura, com a mandioca, batata doce, milho, painço, arroz e trigo. Os principais produtos destinados ao mercado externo são café, algodão, sisal, cravo-da-índia e tabaco. A pecuária abrange a criação de bovinos, caprinos, ovinos e aves. Também são importantes a extração de madeira e a pesca. Há reservas de diamantes, ouro, sal, carvão, gesso e fosfatos. A indústria fabrica tecidos, alimentos, metais e produtos químicos. O turismo tem destaque no país. Em 2005, Tanzânia, Uganda e Quênia criaram a União Aduaneira da África Oriental, com a inclusão de Sudão do Sul, Ruanda e Burundi, com o objetivo de uma zona de livre comércio e assim melhorar as atividades econômicas da região.

Países do Continente Africano: Tanzânia


A cultura é bem eclética, extremamente rica em tradições ancestrais. Acreditam que os idosos possuem conhecimento superior, e são tratados com o máximo respeito. A tradição oral é forte na cultura tanzaniana, que preserva os costumes e crenças antigas. A população, que se orgulha de sua educação disciplinada, é conhecida pela simpatia e educação com os turistas, e há um forte sentimento de orgulho nacional. Geralmente, a população come com a mão direita e fazem pouco uso de talheres. Nas artes, há destaque no artesanato (esculturas, pinturas, cestos de trama complexa, joias em pedra-sabão, cerâmica, tapeçaria e objetos decorativos com folhas de bananeira e cascas de coco), na música, na dança, em apresentações teatrais e na literatura (histórias, romances, epopeias, poesias e literatura infantil).

Países do Continente Africano: Tanzânia

Países do Continente Africano: Tanzânia

No esporte, o atletismo é destaque. A Seleção Tanzaniana de Futebol nunca se classificou para a Copa do Mundo e disputou apenas 2 edições da Copa Africana das Nações (1980 e 2019). Antes de se unir com Zanzibar, jogou com o nome de Seleção de Tanganica de Futebol, apesar de Zanzibar ser membro da Confederação Africana de Futebol (CAF) mas não poder jogar em Copa do Mundo ou na Copa Africana das Nações. Tanzânia é tricampeão da Copa CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central) em 1974, 1994 e 2010.

Países do Continente Africano: Tanzânia


Países do Continente Africano: Tanzânia





COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,37,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,10,História da Matemática,56,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Tanzânia
Países do Continente Africano: Tanzânia
República Unida da Tanzânia é um país do leste, na África Oriental, banhado pelo oceano Índico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhcL3nHV5h7uh0etu0bHVzT0D1nBQeJAeyiz_rbKxWSSVsRQOf6H7A9R-aLBzaP9oGCBasST5GgEQ9QJQ13NX_YPG3JCfbSi-U91Z2o1jvc_cH46WGoLoeiho2OztarjV71yeP8OV0iJwNKFYebr4Ogfnz_rAjW4mXwWjElZ0k36ufQaj7EBW0i-PpV-A=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEhcL3nHV5h7uh0etu0bHVzT0D1nBQeJAeyiz_rbKxWSSVsRQOf6H7A9R-aLBzaP9oGCBasST5GgEQ9QJQ13NX_YPG3JCfbSi-U91Z2o1jvc_cH46WGoLoeiho2OztarjV71yeP8OV0iJwNKFYebr4Ogfnz_rAjW4mXwWjElZ0k36ufQaj7EBW0i-PpV-A=s72-c
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/03/paises-continente-africano-tanzania.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/03/paises-continente-africano-tanzania.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo