$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Sudão do Sul

COMPARTILHE:

República do Sudão do Sul, também conhecido como Sudão Meridional ou Novo Sudão, é um país localizado no nordeste da África.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Sudão do Sul.

Países do Continente Africano: Sudão do Sul


Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Sudão do Sul

Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:

No Instagramatualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.



Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;


• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;


• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;


• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;


• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;


• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;



• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.



Alguns dados sobre a África:


• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;


• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;


• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Países do Continente Africano: Sudão do Sul


Países do Continente Africano: Sudão do Sul

República do Sudão do Sul, também conhecido como Sudão Meridional ou Novo Sudão, é um país localizado no nordeste da África. Antes da separação do Sudão, era o maior país do continente. Hoje, Sudão do Sul é o país mais novo do mundo, com sua independência conquistada em 2011. Faz divisas com Sudão, Etiópia, Quênia, Uganda, República Democrática do Congo e República Centro-Africana. Sua capital (e maior cidade) é Juba, a língua oficial é o inglês, seguido pelo árabe e as centenas de línguas tradicionais, principalmente do ramo linguístico nilo-saariano. A moeda oficial é a Libra Sul-Sudanesa.

Países do Continente Africano: Sudão do Sul

O nome Sudão significa “Terra dos Negros”, que vem do árabe “bilad as-sudan”, que foi traduzida como “Nigricia”. O nome Sudão do Sul é devido a sua posição geográfica. Os dois países se juntam na questão histórica. Desde a antiguidade, o território, chamado de Núbia, foi de extrema importância para a história da humanidade. Foi contemporâneo de Kemet (Antigo Egito), no qual tiveram grande influência em ambos os lados. Inclusive, há mais pirâmides no Sudão (255) do que no próprio Egito (138). Então, quando pensamos nas maravilhas de Kemet (Egito), também podemos atribuir à região da Núbia (Sudão), seja na Matemática, astronomia, medicina, ciência, tecnologia, escrita e número, democracia, entre outros ramos do conhecimento humano. Os Reinos de Querma e Cuxe foram magníficos e tiveram grande destaque nesse período.

Países do Continente Africano: Sudão do Sul

        

Atualmente, Sudão do Sul possui mais de 11 milhões de habitantes, e os maiores grupos étnicos são o Dinka, Nuer, Zande, Bari, Shilluk e o Anywa, geralmente os chamados povos do Nilo. Lembrando que o Rio Nilo atravessa todo o território de Sudão e Sudão do Sul, daí vem o grande contato com o Egito. As religiões predominantes são as tradicionais, o catolicismo, o protestantismo e o islamismo.


Países do Continente Africano: Sudão do Sul

            

Uma observação pessoal: vejo muitos mapas mundi atuais que não colocam o Sudão do Sul, generalizando como Sudão. É um grande erro e falta de respeito com o povo Sul-Sudanês, sua geografia, tradições e culturas.


Países do Continente Africano: Sudão do Sul

      
Riquíssimo em biodiversidade, com exuberantes savanas, pântanos e florestas, há uma enorme quantidade de espécies na fauna e flora. Há muitos parques nacionais e com as maiores migrações de mamíferos do mundo. As florestas produzem madeira de lei, mogno, sant (um tipo de acácia), madeiras macias e a goma africana (utilizada na produção de adesivos, doces e produtos farmacêuticos, um importante produto de exportação agrícola). Mais da metade da população vivem da agricultura, criação de animais e pesca. Os principais produtos agrícolas são o sorgo, amendoim, milho, painço, arroz, mandioca, batata-doce, quiabo e café. O petróleo é o principal recurso natural no Sudão do Sul, onde se encontram 75% das reservas do antigo Sudão, que correspondem a 98% das receitas do país. Outros recursos são o mármore, mica e urânio.


Países do Continente Africano: Sudão do Sul


Devido a grande diversidade de grupos étnicos, há uma rica diversidade de costumes e tradições. A tradição oral é fortíssima por meio do folclore, mitos, relatos históricos, conhecimentos filosóficos e ancestrais. A culinária é bem variada de acordo com cada grupo, com os grãos e o painço mais populares na população, assim como frutas frescas, vegetais e legumes. Uma pasta feita de amendoim para acompanhar peixes e vegetais, assim como o kisra (pão achatado que acompanha as refeições) são outras referências. Também é riquíssima a produção de artesanatos, como em facas, lanças, escudos, tecelagem de rede, cerâmica, fundição, metal, ferro, argila, esculturas em marfim e madeira, pinturas em tintas acrílicas, aquosas e a óleo. Música e dança, acompanhadas de instrumentos musicais, é tradição em diversas culturas sudanesas. Também ritmos africanos e árabes, assim como o hip-hop e o reggae, são populares.

Países do Continente Africano: Sudão do Sul

Os Sudaneses, originários do Sudão, Sudão do Sul, Nigéria, Benin e Gana, possuem grande influência social e cultural no Brasil, principalmente na Bahia, com os iorubás, hauçás, malês, fulas, mandingas, entre outros. Outro grupo de grande influência social e cultural em nosso país, e em maior parte, são os Bantus.

Países do Continente Africano: Sudão do Sul

            

O esporte tradicional em Sudão do Sul é a luta livre, seguido pelo basquete. Antes da separação do Sudão, o futebol era muito popular e uma das primeiras potências do futebol africano. A Seleção Sul-Sudanesa de Futebol, conhecida como “Estrelas Brilhantes”, é a mais nova seleção de futebol do mundo, associada à CAF (Confederação Africana de Futebol) em 2012 e à FIFA (Federação Internacional de Futebol) em 2016. Sua 1ª partida oficial foi em 10 de julho de 2012 (um dia após o 1º ano da independência), empatando em 2x2 com a seleção de Uganda, com o Estádio de Juba (na capital do país) lotado com 22 mil pessoas.


Países do Continente Africano: Sudão do Sul





Países do Continente Africano: Sudão do Sul

        

 

 

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Sudão do Sul
Países do Continente Africano: Sudão do Sul
República do Sudão do Sul, também conhecido como Sudão Meridional ou Novo Sudão, é um país localizado no nordeste da África.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQHlVz5Bf7U_YzvlDW5d5XS7TLZ4VI3MR1zm-08Tmj4357hjUdL6SmhdM1HvRyo6RauvCDjCF7wFjEFa3-sEaMca4Rt1IJ3dFyZ32dNF6X001bJ9yBPDjYLESovNPeBHkqOeoGXKfn2mOosXH8DeeBlcnaQGRuCMkotvXWAgssYCMWhqkXamg7uYui5A/s16000/Sud%C3%A3o%20do%20Sul%20bandeira.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhQHlVz5Bf7U_YzvlDW5d5XS7TLZ4VI3MR1zm-08Tmj4357hjUdL6SmhdM1HvRyo6RauvCDjCF7wFjEFa3-sEaMca4Rt1IJ3dFyZ32dNF6X001bJ9yBPDjYLESovNPeBHkqOeoGXKfn2mOosXH8DeeBlcnaQGRuCMkotvXWAgssYCMWhqkXamg7uYui5A/s72-c/Sud%C3%A3o%20do%20Sul%20bandeira.webp
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/03/paises-continente-africano-sudao-do-sul.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/03/paises-continente-africano-sudao-do-sul.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo