$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Ruanda

COMPARTILHE:

República Ruandesa ou Ruanda é um país localizado na África Oriental, localizado na região dos Grandes Lagos Africanos e sem costa marítima.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre RUANDA.

Países do Continente Africano: Ruanda

Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Ruanda

Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:


No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.

Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Conheça um pouco mais sobre os países africanos em nosso curso, Conhecendo a África por meio dos Jogos Matemáticos, no dia 17/05/2022 das 19h30 às 21h30, via Google Meet.

Países do Continente Africano: Ruanda

Inscrições serão feitas pelo link: https://forms.gle/3h6mEZUTgXH453Lu9         

Países do Continente Africano: Ruanda

Países do Continente Africano: Ruanda

República Ruandesa ou Ruanda é um país localizado na África Oriental, localizado na região dos Grandes Lagos Africanos e sem costa marítima. Faz divisas com República Democrática do Congo, Burundi, Uganda e Tanzânia. Sua capital é Kigali, a moeda é o Franco Ruandês e a língua oficial é o francês, inglês, quiniaruanda, seguido pelo quissuaíle. A população em mais de 12 milhões de habitantes é formada pelos Hutus (84%), Tutsi (15%) e o Twa (1%). As religiões são catolicismo (46,5%), protestantismo (26,3%), outros cristãos (15%), islamismo (12,8%) e crenças tradicionais (8,7%).

Países do Continente Africano: Ruanda

      O país, com mais de 26 mil km², possui um território montanhoso, um planalto que atinge 1,7 mil metros de altitude ocupa o centro do país. A oeste ergue-se uma cordilheira de origem vulcânica, os montes Virunga, que separam as bacias do Nilo e do Congo. Os vulcões tem altitude média de 2,7 mil metros e o mais alto é o Karisimbi, de 4.507 metros. As florestas cobrem 12% do território e localizam-se principalmente na região dos vulcões e do lago Kivu.

Países do Continente Africano: Ruanda        
Ruanda significa “grande domínio” ou “grande área ocupada por um enxame”, no idioma Kinyarwanda, que também pode ter relação com o termo “kwanda” (expandir). O grupo linguístico Banyarwanda (aqueles que vêm de Ruanda), por meio da língua Kinyarwanda (um subgrupo dos povos Bantu), possui três subgrupos: Hutu, Tutsi e Batwa (ou Twa). Os Twa são os pigmeus que habitam a floresta e descendentes dos primeiros habitantes. Ruanda tem suas origens em pequenos reinos surgidos na região dos Grandes Lagos Africanos. O Reino de Ruanda foi fundado no século XVI onde incorporou reinos vizinhos, começando a se expandir.

Países do Continente Africano: Ruanda

A capital Kigali é a primeira cidade do continente africano a ganhar o Prêmio Habitat Scroll of Honor, em reconhecimento a sua limpeza, segurança e conservação do modelo urbano. Ruanda foi o primeiro e é um dos únicos países com a maioria feminina no parlamento nacional. Atualmente, seu modelo é considerado exemplar para os países em desenvolvimento.

Países do Continente Africano: Ruanda
 
A economia é baseada principalmente na agricultura de subsistência, e são cultivados mandioca, milho, milho-sorgo, banana, feijão e batata. Café e chá são os principais produtos de exportação. Criam-se bovinos, caprinos e aves. Das reservas minerais são extraídos gás natural, tungstênio e ouro. A indústria fabrica cimento, cigarro, sabão e alimentos. Devido a grande diversidade de mamíferos e aves, inclusive o Parque dos Vulcões é lar de um terço da população mundial de gorilas-das-montanhas, o turismo está se tornando um dos maiores setores da economia.

Países do Continente Africano: Ruanda 
Na cultura, a música e a dança são riquíssimas e estão a todo momento nos eventos sociais, festivais, cerimônias e nas contações de histórias. O Balé Nacional é bem conhecido, com apresentações nacionais e internacionais. Os tambores, conhecidos como ingoma, são de grande importância, e a dança tradicional mais conhecida é o umushagiriro ou dança da vaca, executada por mulheres, e a dança dos heróis, executada por homens. O gênero musical mais popular é o hip hop, com uma mistura de rap, ragga, R&B (Rhythn na blues) e dance-pop. Cestos, bacias, tigelas e esculturas de cerâmica e madeira fazem parte do artesanato. Por considerarem os filhos como sinal de riqueza, Ruanda tem a maior taxa de fecundidade do mundo, com as famílias bem numerosas. A tradição oral é forte com as contações de histórias, poesias e lendas folclóricas. Os valores morais e ancestrais são passados através de gerações, e como a nação compreende apenas o grupo linguístico Banyarwanda, compartilhando um único idioma e herança cultural, fez sua cultura resistir ao tempo.

Países do Continente Africano: Ruanda


Países do Continente Africano: Ruanda

 
Os esportes mais populares em Ruanda são o futebol, vôlei, basquete, atletismo e esportes paralímpicos. A Seleção Ruandesa de Futebol nunca se classificou para a Copa do Mundo, e foi campeã da Copa CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central) em 1999.

Países do Continente Africano: Ruanda



Países do Continente Africano: Ruanda

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Ruanda
Países do Continente Africano: Ruanda
República Ruandesa ou Ruanda é um país localizado na África Oriental, localizado na região dos Grandes Lagos Africanos e sem costa marítima.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7BLCCiTSmprjfMTRzgcVCUEn3Qmj-n0uB5nZ9pmyexnkRjtt8RnvyNfmFw-kHp9KdiVl5R96UIoMC7_3ii-k593mEap3f3Ex3zXRg5ghd-YUCugNc2InHYCV_4C06HlyPcM9P1Pk0RcOj_8wb9SO42SpqSMu44d8Tda76Wemn4QGq0NW17Nhj2nGclQ/s16000/Ruanda%20bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7BLCCiTSmprjfMTRzgcVCUEn3Qmj-n0uB5nZ9pmyexnkRjtt8RnvyNfmFw-kHp9KdiVl5R96UIoMC7_3ii-k593mEap3f3Ex3zXRg5ghd-YUCugNc2InHYCV_4C06HlyPcM9P1Pk0RcOj_8wb9SO42SpqSMu44d8Tda76Wemn4QGq0NW17Nhj2nGclQ/s72-c/Ruanda%20bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/03/paises-continente-africano-ruanda.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/03/paises-continente-africano-ruanda.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo