República Ruandesa ou Ruanda é um país localizado na África Oriental, localizado na região dos Grandes Lagos Africanos e sem costa marítima.
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre RUANDA.
Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!
Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:
No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;
• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;
• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
Alguns dados sobre a África:
• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Conheça um pouco mais sobre os países africanos em nosso curso, Conhecendo a África por meio dos Jogos Matemáticos, no dia 17/05/2022 das 19h30 às 21h30, via Google Meet.
Inscrições serão feitas pelo link: https://forms.gle/3h6mEZUTgXH453Lu9
Países do Continente Africano: Ruanda
República Ruandesa ou Ruanda é um país localizado na África Oriental, localizado na região dos Grandes Lagos Africanos e sem costa marítima. Faz divisas com República Democrática do Congo, Burundi, Uganda e Tanzânia. Sua capital é Kigali, a moeda é o Franco Ruandês e a língua oficial é o francês, inglês, quiniaruanda, seguido pelo quissuaíle. A população em mais de 12 milhões de habitantes é formada pelos Hutus (84%), Tutsi (15%) e o Twa (1%). As religiões são catolicismo (46,5%), protestantismo (26,3%), outros cristãos (15%), islamismo (12,8%) e crenças tradicionais (8,7%).
O país, com mais de 26 mil km², possui um território montanhoso, um planalto que atinge 1,7 mil metros de altitude ocupa o centro do país. A oeste ergue-se uma cordilheira de origem vulcânica, os montes Virunga, que separam as bacias do Nilo e do Congo. Os vulcões tem altitude média de 2,7 mil metros e o mais alto é o Karisimbi, de 4.507 metros. As florestas cobrem 12% do território e localizam-se principalmente na região dos vulcões e do lago Kivu.
Ruanda significa “grande domínio” ou “grande área ocupada por um enxame”, no idioma Kinyarwanda, que também pode ter relação com o termo “kwanda” (expandir). O grupo linguístico Banyarwanda (aqueles que vêm de Ruanda), por meio da língua Kinyarwanda (um subgrupo dos povos Bantu), possui três subgrupos: Hutu, Tutsi e Batwa (ou Twa). Os Twa são os pigmeus que habitam a floresta e descendentes dos primeiros habitantes. Ruanda tem suas origens em pequenos reinos surgidos na região dos Grandes Lagos Africanos. O Reino de Ruanda foi fundado no século XVI onde incorporou reinos vizinhos, começando a se expandir.
A capital Kigali é a primeira cidade do continente africano a ganhar o Prêmio Habitat Scroll of Honor, em reconhecimento a sua limpeza, segurança e conservação do modelo urbano. Ruanda foi o primeiro e é um dos únicos países com a maioria feminina no parlamento nacional. Atualmente, seu modelo é considerado exemplar para os países em desenvolvimento.
A economia é baseada principalmente na agricultura de subsistência, e são cultivados mandioca, milho, milho-sorgo, banana, feijão e batata. Café e chá são os principais produtos de exportação. Criam-se bovinos, caprinos e aves. Das reservas minerais são extraídos gás natural, tungstênio e ouro. A indústria fabrica cimento, cigarro, sabão e alimentos. Devido a grande diversidade de mamíferos e aves, inclusive o Parque dos Vulcões é lar de um terço da população mundial de gorilas-das-montanhas, o turismo está se tornando um dos maiores setores da economia.
Na cultura, a música e a dança são riquíssimas e estão a todo momento nos eventos sociais, festivais, cerimônias e nas contações de histórias. O Balé Nacional é bem conhecido, com apresentações nacionais e internacionais. Os tambores, conhecidos como ingoma, são de grande importância, e a dança tradicional mais conhecida é o umushagiriro ou dança da vaca, executada por mulheres, e a dança dos heróis, executada por homens. O gênero musical mais popular é o hip hop, com uma mistura de rap, ragga, R&B (Rhythn na blues) e dance-pop. Cestos, bacias, tigelas e esculturas de cerâmica e madeira fazem parte do artesanato. Por considerarem os filhos como sinal de riqueza, Ruanda tem a maior taxa de fecundidade do mundo, com as famílias bem numerosas. A tradição oral é forte com as contações de histórias, poesias e lendas folclóricas. Os valores morais e ancestrais são passados através de gerações, e como a nação compreende apenas o grupo linguístico Banyarwanda, compartilhando um único idioma e herança cultural, fez sua cultura resistir ao tempo.
Os esportes mais populares em Ruanda são o futebol, vôlei, basquete, atletismo e esportes paralímpicos. A Seleção Ruandesa de Futebol nunca se classificou para a Copa do Mundo, e foi campeã da Copa CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central) em 1999.
COMENTE ESTE POST: