$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Seychelles

COMPARTILHE:

República de Seicheles (ou Seychelles) é um país insular do sudeste da África, situado no Oceano Índico, a noroeste de Madagáscar.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Seychelles.
Países do Continente Africano: Seychelles

Sou colecionador de camisas de seleções de futebol e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Seychelles


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:


No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Países do Continente Africano: Seychelles


Países do Continente Africano: Seychelles

República de Seicheles (ou Seychelles) é um país insular do sudeste da África, situado no Oceano Índico, a noroeste de Madagáscar. O arquipélago tem cerca de 115 ilhas, mas a constituição da república diz ter 155 ilhas. As do norte são formadas por rochas graníticas e chegam a atingir 900 metros de altitude. As principais ilhas desse grupo são Mahé (a maior), Praslin, Silhouette e La Digue. As ilhas do sul, de origem coralina, não possuem água e são desabitadas.

Países do Continente Africano: Seychelles

O clima é tropical, com chuvas abundantes. As ilhas do norte tem vegetação exuberante. Mais de 90% do território é formado por áreas protegidas, exploradas pela principal atividade da economia nacional: o turismo. Também são importantes a pesca e a agricultura, que produz noz, coco-da-baía, canela, frutas tropicais, arroz, entre outros. Além disso, o país possui reservas de guano e uma indústria pouco desenvolvida que fabrica basicamente alimentos e cigarro. Seychelles possui a renda per capita e o IDH mais alto da África, classificado como economia de alta renda pelo Banco Mundial.

Países do Continente Africano: Seychelles

Cerca de 90% da população de quase 100 mil habitantes (em sua maioria concentrados na ilha de Mahé, onde fica a capital Vitória, com praias de areias claras, águas limpíssimas e uma exuberante vegetação) é formada por crioulos. O restante engloba indianos, malgaxes, chineses e ingleses. A língua oficial é o crioulo, seguida pelo inglês e francês. O catolicismo é a religião predominante (87,4%), seguido por outras filiações do cristianismo (7,6%), hinduísmo (2%), islamismo (1%) e sem religião (2%). A moeda é a Rúpia seichelense.


O nome Seicheles significa “Ilha do Ministro das Finanças” em homenagem ao Ministro das Finanças do rei Luís XV da França, Jean Moreau de Séchelles. Esse nome foi dado pelo comandante da Companhia Francesa das Índias Orientais, Corneille Nicholas Morphey, quando tomou posse do arquipélago, que era desabitado até o século XVI. Há suposições que mercadores árabes e mareantes austronésios possam ter sido os primeiros habitantes, mas o primeiro registro conhecido é do almirante português Vasco da Gama em 1502, que inclusive nomeou as ilhas do Almirante (pertencente ao arquipélago) em sua homenagem. Também, Seicheles fez parte da rota comercial entre África e Ásia, e as ilhas eram utilizadas por piratas até os franceses iniciarem o controle do arquipélago em 1756.

Países do Continente Africano: Seychelles

Seicheles é casa de dois Patrimônios Mundiais da UNESCO: o Vallée du Mai e o Atol de Aldabra (um dos locais mais intocados do planeta, praticamente sem atividade turística, mas com muitos cientistas e pesquisadores). A Reserva Natural de Vallé du Mai, na ilha de Praslin, protege a maior semente do mundo vegetal, o coco de mer, vinda de uma palmeira. Já o Atol de Aldabra é composto por quatro ilhas coralíneas cercada por um recife de corais, onde existe uma população de mais de 150 mil tartarugas-marinhas, a maior do mundo.

Países do Continente Africano: Seychelles

A cultura de Seicheles é bem eclética, com influências africanas, asiáticas e europeias. A sociedade é essencialmente matriarcal, com as mulheres no domínio do lar. O território é multicultural na gastronomia, no artesanato, na arquitetura, na literatura, na pintura, na dança, na música, e no teatro. A população, apesar da diversidade cultural, vive harmoniosamente.

Países do Continente Africano: Seychelles

Os esportes praticados em Seicheles são voltados a sua rica natureza, geralmente destinado aos turistas, entre eles: mergulho, trilhas, caminhadas, golfe, pesca esportiva, surfe, windsurfe e vela. No futebol a Seleção Seichelense de Futebol, conhecida como Piratas, nunca participou da Copa do Mundo e da Copa Africana das Nações. O estádio da seleção é o Stade Linité, situado na capital Vitória e com capacidade para 10 mil pessoas.

Países do Continente Africano: Seychelles

Países do Continente Africano: Seychelles




COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Seychelles
Países do Continente Africano: Seychelles
República de Seicheles (ou Seychelles) é um país insular do sudeste da África, situado no Oceano Índico, a noroeste de Madagáscar.
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjWPqeiCs7QhVoO_y3nSdzI8zmUkQcmu7vDaNlVuimSpa5TvsO1XOixkXokZFS0fHbRIuK3QBZh0hoOTB98b8TPqJjM67T_3L_0nGlocdrF-Z0JlA91m7zwHlpexx4BCpBdJBIypLg0K9FCndnxdTKyY_qoJ9tBVF2ZLZ2L8m3VdBKcIqVPtbAUBuBMjw=s16000
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEjWPqeiCs7QhVoO_y3nSdzI8zmUkQcmu7vDaNlVuimSpa5TvsO1XOixkXokZFS0fHbRIuK3QBZh0hoOTB98b8TPqJjM67T_3L_0nGlocdrF-Z0JlA91m7zwHlpexx4BCpBdJBIypLg0K9FCndnxdTKyY_qoJ9tBVF2ZLZ2L8m3VdBKcIqVPtbAUBuBMjw=s72-c
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/01/paises-continente-africano-seychelles.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2022/01/paises-continente-africano-seychelles.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo