$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: África do Sul

COMPARTILHE:

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países de

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre África do Sul. 

Países do Continente Africano: África do Sul

Sou colecionador de camisas de futebol de seleções e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: África do Sul


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:













No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Países do Continente Africano: África do Sul


Países do Continente Africano: África do Sul

República da África do Sul é um país do extremo sul do continente africano banhado pelos oceanos Atlântico e Índico. Faz divisas com Botsuana, Namíbia, Zimbábue, Moçambique, Suazilândia e Lesoto (um país incrustado, dentro do território da África do Sul). Possui três capitais: Cidade do Cabo (legislativa, a maior das cidades), Bloemfontein (judiciária) e Pretória (Tshwane) (administrativa). Religiões: cristianismo independente (38,8%), protestantismo (21,2%), outros cristãos (22,2%) e crenças tradicionais (8,7%). Moeda: Rande.

Países do Continente Africano: África do Sul

África é o continente conhecido como o berço da humanidade, e muitos cientistas dizem que os primeiros humanos (os hominídeos, há 6 milhões de anos) surgiram onde hoje é o território do país chamado África do Sul, onde há alguns dos mais antigos sítios arqueológicos e fósseis humanos. Inclusive, o termo berço da humanidade é denominado Patrimônio Mundial pela UNESCO num conjunto de cavernas na província de Gauteng, no território da África do Sul. Também, receberam boa parte de pessoas de língua Bantu ao longo do tempo, assim com os povos de língua Xhosa, entre outros. Além de diversos povos oriundos do continente africano, também recebeu grande migração de povos europeus e asiáticos, como holandeses, franceses, alemães, britânicos, indianos, chineses, entre outros. Atualmente, a população, em mais de 50 milhões de pessoas, é composta por negros de diversas culturas étnicas (70%), europeus (12%), eurafricanos (13%), indianos (3%), entre outros. África do Sul pode ser considerado o país africano que mais recebeu pessoas das mais diversas partes do mundo, por isso, possui 11 línguas oficiais, entre elas: africâner, inglês, zulu, xhosa, sepédi, sessoto, setsuana, entre outras.

Países do Continente Africano: África do Sul

Na caverna de Blombos foram encontrados diversos objetos com datas entre 100 000 e 70 000 anos a.C. Entre os objetos (em sua maioria, diversos caracóis pequenos e perfurados), dois chamaram a atenção devido a probabilidade de haverem desenhos geométricos. O primeiro é um osso (provavelmente da mandíbula de um mamífero) com 11 traços paralelos e um transversal. Supostamente, houve uma tentativa de construção de retas paralelas, já a transversal é um mistério. Não é descartada a possibilidade de uma atividade matemática. O segundo é um ocre (argila colorida por óxido de ferro) que contém desenhos geométricos, que data entre 77 000 a 80 000 anos, no qual chamamos de Ocre de Blombos.

Países do Continente Africano: África do Sul
Ocre de Blombos

Foi descoberto numa caverna, nos Montes Libombos, entre a África do Sul e Suazilândia, o objeto matemático mais antigo da humanidade: o Osso de Lebombo, provavelmente de 37 mil anos. O osso tem 7,7 centímetros com 29 entalhes, provavelmente utilizado para medir a passagem do tempo por ciclos lunares, assim como controlar o ciclo menstrual das mulheres.


Países do Continente Africano: África do Sul
Osso de Lebombo


Também, na África do Sul, foi descoberto o calendário mais antigo da humanidade, chamado de Calendário de Adão, provavelmente de 75 mil anos na região de Mpumalanga. O calendário é feito de pedra megalítica em forma de um círculo e um diâmetro de 30 metros, apelidado de “Local de nascimento do Sol”. É a mais antiga estrutura feito pelo ser humano. Essa estrutura é apelidada erroneamente como “Stonehenge da África”, já que o Calendário de Adão é muito, mas muito mais antigo. Esses apelidos pejorativos são normais quando se trata de uma cultura oriunda do continente africano (geralmente reduzindo como se África fosse uma coisa só). O jogo mais antigo da humanidade, o Mancala (com mais de 7 mil anos) é chamado de “xadrez africano”, entre outras situações. O certo, é chamar Stonehenge de “Calendário de Adão europeu”, o xadrez de “Mancala europeu”, entre outros.

Países do Continente Africano: África do Sul
Calendário de Adão 


Existem diversos significados para o nome África, entre elas, do latim: aprica = ensolarado; do grego: aphriké = sem frio, ou seja, terra quente e ensolarada. Em egípcio: afruika = para virar em direção à abertura do Ka (útero ou berço), dando a ideia de Mãe África, o berço da humanidade. Então, por estar no extremo sul do continente, o nome do país ficou como África do Sul. Também, Mzansi, derivado do Xhosa o substantivo umzantsi, significa “sul”. Anteriormente, o território do país era chamado de União Sul-Africana.

Países do Continente Africano: África do Sul

África do Sul é um país de renda média alta, tem a melhor infraestrutura e o maior PIB do continente. Faz parte do BRICS, um agrupamento formado por 5 grandes países emergentes, junto com Brasil, Rússia, Índia e China, que juntos, representam 42% da população, 23% do PIB, 30% do território e 18% do comércio mundial. Seu território é riquíssimo em minérios, que o faz ser o maior produtor mundial de ouro e um dos líderes na extração de diamantes. Também, o país se destaca nas reservas de carvão, ferro, prata, petróleo, manganês, cobre, platina, urânio, entre outros. A indústria é forte na fabricação de bens de consumo, no processamento de itens agrícolas e do pescado. Outro potencial é a produção de energia elétrica. O turismo é outra atividade de grande importância, principalmente devido ao turismo na savana, com o safári e o ecoturismo, devido a sua grande biodiversidade, seja com animais e com as mais de 20 mil espécies de plantas (cerca de 10% de todas as espécies vegetais do planeta).

Países do Continente Africano: África do Sul

Devido a diversidade étnica, a cultura é enorme e com grandes diferenças, seja na culinária, música, dança, literatura, esportes, cinema e televisão, ciência e tecnologia. Christian Barnard foi o médico que realizou o 1º transplante de coração no mundo. O país é forte na produção de vinhos. Nas artes, possui os mais antigos objetos artísticos do mundo, com mais de 75 mil anos de idade. Também, tem uma infinidade de pinturas rupestres encontradas em diversas partes do país.

Países do Continente Africano: África do Sul

Os esportes mais populares são o rugby (campeão do mundo em 1995 e 2007), crítquete, hóquei em campo, natação, atletismo, golfe, boxe, tênis, basquete, surf, skate e o futebol. Ganhou diversas medalhas olímpicas, seja ouro, prata e bronze nos seguintes esportes, respectivamente: atletismo, boxe, natação, tênis, ciclismo, remo, tiro, canoagem, rugby e triatlo.

Países do Continente Africano: África do Sul

No futebol, sediou a Copa do Mundo em 2010. A Seleção Sul-Africana de Futebol, conhecida como “Bafana Bafana” (termo na língua zulu que significa “Os Garotos”), foi campeã do Campeonato Africano das Nações em 1996, da Copa das Nações Afro-Asiáticas em 1997 e da Copa COSAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Austral) por 4 vezes, em 2002, 2007, 2008 e 2016. Até 1991, devido ao regime de discriminação racial conhecido como apartheid, existiam algumas federações e seleções de futebol, como a federação negra, a branca, a hindu, a bantu e a parda. A federação branca foi única que chegou a ser oficializada pela FIFA, em 1958 (mesmo ano em que o país foi expulso da CAF, a Confederação Africana de Futebol), mas foi expulsa em 1961 por não terminar com o apartheid. Voltou em 1963 e foi expulsa novamente em 1964. Com o apartheid extinto em 1991, foi criada uma única federação e seleção de futebol, e assim foi reconhecida como Seleção Sul-Africana de Futebol, com sua primeira partida vencendo a seleção de Camarões por 1x0, válida pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 1994.

Países do Continente Africano: África do Sul




COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,29,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,10,História da Matemática,54,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: África do Sul
Países do Continente Africano: África do Sul
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países de
https://1.bp.blogspot.com/-wLBa5hkNdJg/YXTPSJoTMtI/AAAAAAAATz8/91GmGV6vStYzBubnYKupD9laGM0-Jv0WQCLcBGAsYHQ/s16000/%25C3%2581frica%2Bdo%2BSul%2Bbandeira.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-wLBa5hkNdJg/YXTPSJoTMtI/AAAAAAAATz8/91GmGV6vStYzBubnYKupD9laGM0-Jv0WQCLcBGAsYHQ/s72-c/%25C3%2581frica%2Bdo%2BSul%2Bbandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/10/paises-continente-africano-africa-sul.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/10/paises-continente-africano-africa-sul.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo