$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Togo

COMPARTILHE:

República Togolesa, conhecida como Togo, é um país da África Ocidental banhado pelo golfo da Guiné, e faz divisas com Burkina Faso, Gana e Benim.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Togo. 

Países do Continente Africano: Togo

Sou colecionador de camisas de futebol de seleções e também de cédulas dos países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Togo



Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:












No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

• África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

• Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

• No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

• África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

• Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

• Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

• Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

• 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

• 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

• Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Quer aprender a jogar Mancala na prática? Participe do nosso curso: Mancala - Oficina de Oware. Conheça também sobre o país Gana e sua cultura.

Países do Continente Africano: Togo


O curso será realizado no dia 19/10/2021, das 19h às 21h, pelo Google Meet, com certificado.

Faça já a sua inscrição: https://forms.gle/7NgFk1Ch38wsx5tx6


Países do Continente Africano: Togo 

Países do Continente Africano: Togo


República Togolesa, conhecida como Togo, é um país da África Ocidental banhado pelo golfo da Guiné, e faz divisas com Burkina Faso, Gana e Benim. É um pequeno, comprido e estreito país, com área de 56.785 km² e mais de 7,6 milhões de habitantes. Sua capital é Lomé, a moeda é o Franco CFA. A língua oficial é o francês, seguido pelo euê, cabiê, iorubá, ifé e mina. As religiões mais difundidas são as tradicionais (35,5%), o catolicismo (28,1%), islamismo (19%), protestantismo (11,8%) e outros cristãos (6,1%). Togo possui em média de 37 grupos étnicos, entre eles os euês (45,4%), os cabiês (23,9%), os minas (12,1%), os gurmas (10,5%) e os temnes (7,3%).

Países do Continente Africano: Togo

Os primeiros habitantes da região são os povos Tchamba, Bogou e Bassar, no século IX. Após, o Reino Mossi no século XIII, os povos de língua euê vindos da Nigéria e de língua cabiê entre os séculos XIV e XVI, e os povos de língua mina vindos de Gana e Costa do Marfim no século XVII. O Reino do Daomé e o poderoso Império Axante também ocuparam o território do país.

Países do Continente Africano: Togo

A origem do nome do país deriva-se do Lago Togo, que significa “à margem da água”, então, Togo significa “margem”, “lago”, “lagoa” ou “costa do lago”. Primeiro, surgiu uma cidade com o nome Togoville, e mais tarde o país foi chamado de Togolândia, e após, Togo. Atualmente, Togoville (que abriga o Museu Nacional do Togo) é uma pequena, religiosa e calma cidade, separada da capital Lomé pela beira do Rio Togo, fundada por pessoas que fugiam do Reino do Daomé para não serem capturadas e escravizadas, já que os daomeanos não gostavam de água, o que levou muitas populações, como essa, a buscarem fincar suas comunidades em lugares que tinham o rio como uma barreira natural para os guerreiros inimigos.

Países do Continente Africano: Togo

A cultura de Togo é riquíssima e tem grande influência no Brasil. A religião é uma das principais influências, e o vodum (espíritos ancestrais cultuados em rituais, para semear o amor) é a mais tradicional do país, que influenciaram na criação do Candomblé da Nação Jeje, no Brasil. Também, é forte no culto aos orixás. Como projeto de poder, o eurocentrismo demoniza essa e outras culturas e religiões de matrizes africanas. Em Togo há diversas capelas de vodum, mercados de artesanato e o famoso Mercado Akodessewa, conhecido como o Mercado da Feitiçarias. Aného é uma cidade apontada como grande centro cultural, com herança cultural de humanos escravizados no Brasil que retornaram para Togo, e lá são chamados de Amarôs. A música tradicional está intrinsecamente ligada às danças tradicionais, que refletem valores, experiências e práticas dos diferentes grupos étnicos que compõem o país. O grupo tradicional mais conhecido internacionalmente é o Toofan. A arte dos euês são simbólicas em que predominam a policromia e figuras geométricas, influenciada pelo culto à Legba (vodum que afasta os maus espíritos). Também, são tradicionais, os tecidos feitos à mão e os batiks de tecido tingido do centro artesanal de Kloto, representando cenas estilizadas e coloridas da vida cotidiana antiga. As tangas usadas nas cerimônias dos tecidões de Assahoun são famosas, e as obras do pintor Sokey Edorh são inspiradas nas imensas extensões áridas. O técnico em plásticos Paul Ahyi é reconhecido internacionalmente, praticando a “zota”, uma espécie de pirogravura, e suas realizações monumentais decoram a capital Lomé. A culinária e o respeito aos ancestrais são fortes em Togo.

Países do Continente Africano: Togo

Na economia, o destaque vai para a agricultura, já que grande parte da população vive na zona rural, onde são cultivados o cacau, café, algodão, mandioca, inhame, batata, milho, painço, arroz, amendoim e banana. A silvicultura e a pesca também se destacam. Os fosfatos (com ricas reservas), utilizados para fazer fertilizantes, é o principal recurso mineral do país. O setor industrial refina petróleo e fabrica cimento, óleo de palma, bebidas, sabão e tem destaque na indústria têxtil. Togo é membro das Nações Unidas (ONU), da União Africana, da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI), da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZPCAS), da Francofonia e da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental.

Países do Continente Africano: Togo

O futebol é o esporte mais popular do Togo, e a Seleção Togolesa de Futebol, também conhecida como Les Eperviers (os falcões), foi campeã da Copa das Nações do Oeste Africano em 2011, e disputou a Copa do Mundo de 2006. Seu principal jogador, Emmanuel Adebayor, foi eleito o jogador africano do ano em 2008. A seleção feminina de futebol iniciou as atividades em 2006, e disputou cinco partidas reconhecidas pela FIFA nos anos de 2006 e 2007.

Países do Continente Africano: Togo


Países do Continente Africano: Togo



COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Togo
Países do Continente Africano: Togo
República Togolesa, conhecida como Togo, é um país da África Ocidental banhado pelo golfo da Guiné, e faz divisas com Burkina Faso, Gana e Benim.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8fE8oMdc_N_Y0RpEl4GYSldfADHn5tpnau5CapzPykkY8LPhrSHwMMHkhl9Wi8GLiGSaVgtauZ_YqALi3N5UkYvtNi8In7OECU9hfZpNLGyKg2yYNfmz4OlkayVJknOrSFDWAbfqjb8W5/s16000/Togo+bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8fE8oMdc_N_Y0RpEl4GYSldfADHn5tpnau5CapzPykkY8LPhrSHwMMHkhl9Wi8GLiGSaVgtauZ_YqALi3N5UkYvtNi8In7OECU9hfZpNLGyKg2yYNfmz4OlkayVJknOrSFDWAbfqjb8W5/s72-c/Togo+bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/09/paises-continente-africano-togo.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/09/paises-continente-africano-togo.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo