Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano?
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Senegal.
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.
Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!
Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:
No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
- África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;
- Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
- No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
- África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
- Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
- Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;
- Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
Alguns dados sobre a África:
- 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
- 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
- Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Conheça um pouco mais sobre os países africanos em nosso curso, A Matemática no Continente Africano: um passeio histórico pela África, no dia 17/03/2022 das 19h às 21h, via Google Meet.
Inscrições serão feitas pelo link: https://forms.gle/kBJvrzSuDBwzsrDw6
Países do Continente Africano: Senegal
República do Senegal é um país localizado na África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico, fazendo fronteiras com Mauritânia, Mali, Gâmbia (país que fica praticamente dentro de Senegal), Guiné e Guiné-Bissau. Sua capital é Dacar, que também é a cidade mais populosa.
Senegal possui uma área aproximada de 196.720 km² com uma população estimada em mais de 14 milhões de pessoas. É o país mais próximo da Ilha de Cabo Verde, aproximadamente em 600 km de distância.
O nome Senegal possui algumas vertentes além do nome do Rio Senegal, entre elas, a expressão “sunu gaal” que significa, na língua uolofe “nossa canoa”, dando um sentimento de solidariedade nacional com a expressão “estamos todos na mesma canoa”.
O atual território do país foi ocupado pelos primeiros seres humanos há mais de 350.000 anos, no Paleolítico Inferior. Também, foi território alguns reinos e impérios, com destaque ao Império Uolofe e o Império do Mali (o mais rico da África Ocidental durante 2 séculos). Lembrando que durante a Idade Média europeia (sim, a Idade Média aconteceu somente na Europa), a África possuía diversos reinos e impérios (muito ricos e poderosos), e por isso é assertivo dizer que a população negra é descendente de rainhas e reis, e não descendentes de povos escravizados (fatos que ocorreram após as invasões europeias a partir do século XV), como dizem os livros didáticos.
A população senegalesa é formada pelas etnias uolofe (48,1%), fulani e tukulor (21,7%), serer (12,6%), diola (5%) e mandinga (3,7%), entre outras. A língua oficial do país é o Francês, seguido pelas línguas faladas pelos grupos étnicos. A religião majoritária é o Islamismo (87,2%), seguido pelas religiões tradicionais (6,2%), catolicismo (5,1%) e outros cristãos (0,9%).
O país faz parte da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental, e é considerado relativamente industrializado (indústrias petroquímicas, mineração, química, cimento, têxtil), com agricultura e pecuária bem diversificadas. Senegal se destaca como uma das economias mais estáveis do continente africano e um dos pontos turísticos mais atrativos para turistas de outros países, com lindas praias e vegetações, além de uma bela cultura.
Na cultura, Senegal é conhecido em toda a África por sua herança musical (principalmente com o mbalax, que é um ritmo que mistura a música tradicional com a música cubana), e é famoso pelos festivais culturais como arte, jazz e dança contemporânea. Também, a arte de contar histórias com os griôs (ou griots) e o humor irreverente sempre acompanhado com uma enorme simpatia.
O esporte mais popular em Senegal é a luta livre. A Seleção Senegalesa de Futebol participou por 2 vezes da Copa do Mundo (2002 e 2018). Foi campeã da Copa Africana de Nações em 2022, foi campeã por 8 vezes da Copa Amílcar Cabral (1979, 1980, 1983, 1984, 1985, 1986, 1991, 2001) e 1 vez da Copa CEDEAO (Comunidade Econômica dos Estados Africanos do Oeste) em 1985, ambas disputadas na África Ocidental.
COMENTE ESTE POST: