Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano?
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Camarões.
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.
Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!
Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:
No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
- África é o berço da humanidade, origem dos primeiros seres humanos;
- Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
- No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
- África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
- Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, descaracterizando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
- Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;
- Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
Alguns dados sobre a África:
- 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
- 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
- Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Países do Continente Africano: Camarões
República dos Camarões é um país localizado na África Central. Sua capital é Yaoundé, e o país possui uma estabilidade política e econômica relativamente alta. O país possui extensão territorial de aproximadamente 475,4 mil km², possui aproximadamente 21 milhões de habitantes (praticamente 50% de mulheres e 50% de homens) e faz divisas com Nigéria, Chade, República Centro Africana, República do Congo, Gabão e Guiné Equatorial.
País rico em cultura, seja nas artes, pinturas, esculturas, música, teatro, cinema, literatura, filosofia, religião (cristianismo, islamismo e religiões tradicionais). Lá existem cerca de 250 grupos étnicos (com destaque aos bantos e fulas) e assim cerca de 250 línguas diferentes, apesar das línguas oficiais serem o francês e o inglês, e também o alemão e espanhol são falados por parte da população. Sua diversidade cultural e geológica é tão grande, que o país é conhecido como “África em miniatura”.
País rico também em recursos naturais e minerais, com destaque ao petróleo, gás, minério de ferro, bauxita, urânio e estanho. Cerca de 70% da população vive da agricultura (café, cacau, algodão, banana, mandioca, milho, algodão, entre outros) e da pecuária. Os principais ramos da indústria são o alimentício, madeireiro e petroquímico. Praias, montanhas, desertos, florestas tropicais e savanas também fazem parte dos recursos naturais.
O nome Camarões surgiu devido a abundância de crustáceos de mesmo nome no Rio Wouri, logo nomeado de Rio dos Camarões, e após nomeado o nome do país.
Os primeiros povos que habitaram o país foram os pigmeus (pessoas com no máximo 1,50 m de altura), também conhecidos como “povos da floresta”. Com isso, o país deve ser bem antigo, já que os pigmeus existem há cerca de 2 mil anos.
Camarões é um país bem jovem, com idade média de 18 anos. Cerca de 43% da população tem até 14 anos, 20% tem entre 15 e 24 anos, 30% tem entre 25 a 54 anos, 4% tem entre 55 e 64 anos e 3% está acima dessa idade.
A Seleção Camaronesa de Futebol é uma das mais tradicionais seleções africanas. Participou de 7 Copas do Mundo (1982, 1990, 1994, 1998, 2002, 2010 e 2014), foi campeã por 5 vezes do Campeonato Africano das Nações (1984, 1988, 2000, 2002 e 2017) e 1 vez a Copa das Nações Afro-Asiáticas (1985). Ganhou 1 medalha de ouro nos Jogos Olímpicos (2000) e 4 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Africanos (1991, 1999, 2003 e 2007). No futebol feminino, ganhou 1 medalha de ouro nos Jogos Pan-Africanos (2011).
No Campeonato Africano das Nações, ou Copa Africana das Nações, em 2002, na qual foi campeã, a Seleção Camaronesa de Futebol gerou polêmica por utilizar camisas regatas, no qual a FIFA vetou o uso. Então, em forma de protesto, a fabricante Puma adicionou mangas pretas no uniforme por sinal de luto devido ao veto e também para parecer que os jogadores estavam usando as camisas sem mangas, devido a cor de pele.
Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!
Grande abraço e bons estudos!
COMENTE ESTE POST: