Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano?
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Costa do Marfim.
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.
Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!
Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:
No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
- África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;
•
- Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
- No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
- África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
- Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
•
- Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;
- Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
Alguns dados sobre a África:
- 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
- 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
- Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Países do Continente Africano: Costa do Marfim
República da Costa do Marfim ou République de Côte d’Ivoire (em francês, língua oficial) é um país localizado na costa oeste da África, conhecida como África Ocidental, e faz divisas com Mali, Burkina Faso, Gana, Libéria e Guiné, banhado pelo Oceano Atlântico. Suas capitais são Yamoussoukro (capital administrativa e fica no centro do país, abrigando a maior catedral do mundo, inclusive maior que a Basílica de São Pedro no Vaticano, que é a Basílica de Nossa Senhora da Paz, assim como a belíssima Grande Mesquita de Yamoussoukro) e Abidjan (principal e mais populosa cidade, onde fica a sede governo e é o principal centro financeiro do país, que por conta de sua vida noturna badalada e seus prédios modernos, é conhecida como “Manhattan dos Trópicos”).
O nome Costa do Marfim tem origem no grande comércio de presas de elefantes (já foi o maior exportador mundial de marfim do mundo) até o século XX. Hoje, o país é o maior exportador de cacau do mundo, e tem destaque na exportação de café (já foi o maior da África), banana e abacaxi. O país foi uma potência econômica na África Ocidental.
Além do francês, outras línguas são bem utilizadas, como o baúle, diúla (usada no comércio), dã, anim, senufo, bete, entre outros 60 grupos étnicos, contribuindo para a diversidade cultural do país, principalmente nas artes (com destaques nas máscaras e artesanatos em madeira), música e literatura.
Costa do Marfim é considerado um paraíso dentro do continente africano, com belas praias e paisagens naturais com uma espetacular fauna e flora. Já foi o lar de diversos reinos e impérios, como o Reino de Jamã e os Impérios de Congue e Baúle. Sua extensão territorial é de aproximadamente 322.463 km², com uma população com mais de 21 milhões de habitantes (praticamente 50% de mulheres e 50% de homens), com as religiões predominantes, respectivamente: religiões tradicionais, cristianismo, islamismo, outras.
O futebol é o esporte mais popular do país, seguido pelo pelo rugby, basquetebol e atletismo. A Seleção Marfinense de Futebol se classificou para as Copas do Mundo de 2006, 2010 e 2014, e foi campeã do Campeonato Africano das Nações em 1992 e 2015.
Didier Drogba, jogador de futebol, ídolo do país, eleito o “jogador africano do ano” em 2006, já foi o responsável por parar uma guerra. Em 2005, após a inédita classificação para a Copa do Mundo de 2006 (vencendo o Sudão por 3x1, no Sudão), ele fez um discurso na TV pedindo a paz, a união e o fim de uma guerra civil no país:
"Homens e mulheres da Costa do Marfim, do sul, do norte, do centro e do oeste. Nós provamos hoje que todos os marfinenses podem coexistir e se juntar por um objetivo: se classificar para a Copa do Mundo. Nós prometemos a vocês que a celebração iria unir as pessoas. Hoje nos ajoelhamos e imploramos: Perdoem! Perdoem! Perdoem! Um país com tantas riquezas não pode sofrer com uma guerra. Por favor, abaixem as armas. Vamos realizar as eleições e tudo será melhor. Nós queremos nos divertir, então abaixem as armas!"
Após alguns dias do discurso, os líderes das duas frentes que disputavam a guerra e o controle do país (governo e rebeldes), se reaproximaram e entraram num acordo, finalizando a guerra e promovendo novas eleições no país. Também, o jogador participou de diversos movimentos em prol da paz no país, participando de reuniões com diferentes grupos, criando sua própria fundação beneficente, doando recursos para projetos sociais, virando embaixador do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Sempre recebido com festas por onde passou, inclusive comemorando os campeonatos que ganhou com o time inglês Chelsea, junto com os rebeldes. Em 2007, a Costa do Marfim, em seu país, enfrentou a seleção de Madagáscar (vencendo por 5x0). A seleção foi conduzida ao estádio por um tanque rebelde e escoltada pelo exército no próprio estádio. O clima tenso foi substituído por uma grande festa de reconciliação entre os grupos rivais.
Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!
Grande abraço e bons estudos!
COMENTE ESTE POST: