$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Gana

COMPARTILHE:

A cultura de Gana é de extrema riqueza, que expressa tradição, ancestralidade e religiosidade.

 



Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre GANA.

Países do Continente Africano: Gana



Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Gana



Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:


No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.



Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


  •  África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  •  Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  •  No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  •  África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  •  Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  •  Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  •  Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:


  •  3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  •  2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  •  Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano.

Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano.


O curso será realizado online via Google Meet, no dia 10/06/2021, das 19h às 21h.

Faça já a sua inscrição: https://bit.ly/jogosmat1208



Países do Continente Africano: Gana


Países do Continente Africano: Gana


República de Gana é um país da África Ocidental e faz divisas com Togo, Burkina Fasso e Costa do Marfim. Sua capital e maior cidade é Acra, e a língua oficial é o inglês, seguido pelas línguas regionais, como o kwa e o gur. Possui mais de 27 milhões de habitantes, compostos pelos grupos étnicos: acãs (44%), móssi-dagombas (16%), euês (13%) e gás (8%), entre outros. A religião mais praticada é o protestantismo (24%), seguido pelas crenças tradicionais (22%), islamismo (20%), cristianismo independente (16%) e outros cristãos (14%). A moeda oficial é o Cedi.

Países do Continente Africano: Gana



Gana significa Guerreiro ou Guerreiro Rei (Warrior King), que era o nome dado ao poderoso Império de Gana e aos reis desse império. Apesar do nome, o Império de Gana situava-se nos territórios do Mali e Mauritânia. Porém, há hipóteses de que o povo fugiu do Império de Gana após ter sido dominado pelo Império do Mali, para manter sua cultura e religião, em direção ao atual território da República de Gana.

Países do Continente Africano: Gana


Os primeiros habitantes de Gana, provém da Idade do Bronze (5.000 anos atrás). O nome Gana foi dado ao país, que antigamente era chamado de Costa do Ouro (devido a abundância desse metal), após sua independência em 1957 (o primeiro país a sair do colonialismo britânico). O nome foi escolhido para refletir a força do antigo Império de Gana. O território abrigou os reinos acãs, como o Reino Bono e o rico Império Axante, onde até hoje mantém suas tradições.

Países do Continente Africano: Gana



Na economia, Gana é o maior produtor de cacau no mundo, e um grande exportador de ouro, diamantes, petróleo, manganês, bauxita e madeira. Na agricultura, além do cacau, tem destaque o café, amendoim, tabaco, inhame, milho, arroz e frutas tropicais. A pesca também é de grande destaque, e na indústria compreende o refino de petróleo e a fabricação de metais, móveis, material de construção, cerveja, cigarro, produtos químicos e a barragem de sua hidrelétrica forma o lago artificial mais extenso do mundo, o Volta. Tudo isso faz de Gana uma das economias mais estáveis do continente africano, com a economia de crescimento mais rápido do mundo entre 2018 e 2019. Também, tem a 3ª moeda mais forte, é o 3º mais pacífico e o 4º país mais poderoso da África.


Países do Continente Africano: Gana



A cultura de Gana é de extrema riqueza, que expressa tradição, ancestralidade e religiosidade. O destaque vai para os tecidos Kente (utilizados nas vestimentas e turbantes), conhecidos por suas cores, história e simbolismo para a sociedade. Também, os Adinkras (conjunto de símbolos gráficos que representam palavras e ideias expressas em provérbios) são destaques. Tradicionalmente, os Adrinkras são estampados com tinta vegetal em tecidos de algodão. Em uma de suas simbologias, os Adinkras também são utilizados no Kwanzaa, celebrada em diversos países, tanto no Brasil quanto em países do continente africano, inclusive em Gana. É uma comemoração reflexiva e cultural, comemorada por 7 dias (26 de dezembro à 01 de janeiro), através da valorização de 7 princípios: unidade, autodeterminação, trabalho coletivo com responsabilidade, cooperação econômica, propósito, criatividade e fé. Além da tradição estética, os símbolos transmitem aspectos da história, filosofia e valores culturais ancestrais do povo acã e asante. Ambos, os tecidos Kente e os Adinkras, além da representação visual da história e da forma de linguagem escrita, possuem uma Matemática incrível. Na música, o estilo dançante chamado high life é muito tocado nos bares e clubes, e os ganeses adoram instrumentos de percussão, principalmente os tambores, de grande influência no Brasil. Em Acra (capital de Gana), há uma comunidade chamada “Tabom”, que é formada por um grupo de descendentes dos povos africanos no Brasil, que retornaram a Gana no século XIX, e o nome foi dado devido a dificuldade de comunicação pois o povo que chegou do Brasil só falava português, e como a língua da Gana é o inglês, tudo que era dito aos regressos do Brasil eles respondiam “tabom”.


Países do Continente Africano: Gana



O esporte mais popular em Gana é o futebol. A seleção feminina é conhecida como Black Queens (Rainhas Negras) e participaram de três Copas do Mundo. A seleção masculina é uma das maiores forças do futebol no continente africano, e também participou de três Copas do Mundo. Foi campeão da Copa das Nações Africanas por 4 vezes (1963, 1965, 1978 e 1982), da Copa da África Ocidental por 5 vezes (1982, 1983, 1984, 1986 e 1987) e da Copa das Nações do Oeste Africano por 2 vezes (2013 e 2017). Nos Jogos Olímpicos, conquistou a medalha de bronze em 1992 (a 1ª equipe de futebol do continente africano a conquistar uma medalha olímpica). Nos Jogos Pan-Africanos, conquistou 2 medalhas de bronze (1978 e 2003). Gana também se destaca nas categorias de base, foi campeão da Copa do Mundo Sub-20 (2009), vencendo o Brasil na final, nos pênaltis (4x3), após um empate em 0x0. Também, foi campeão Mundial Sub-17 por 2 vezes, em 1991 e 1995.


Países do Continente Africano: Gana


Países do Continente Africano: Gana






COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Gana
Países do Continente Africano: Gana
A cultura de Gana é de extrema riqueza, que expressa tradição, ancestralidade e religiosidade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW2MwkbBeQJkHvvMR-ub1AGN20ykUnn-e37sZtlKCw6U09dbkCdJkVmLmgt-DCvq3E5AhX70MkbmP0Pr_vdR9aEORLm_qiQU5yDN575ltvAw7duBxfLd-kH5MFJ3qqfdE4TIIXBaO8Ph5-/s16000/Gana+Bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjW2MwkbBeQJkHvvMR-ub1AGN20ykUnn-e37sZtlKCw6U09dbkCdJkVmLmgt-DCvq3E5AhX70MkbmP0Pr_vdR9aEORLm_qiQU5yDN575ltvAw7duBxfLd-kH5MFJ3qqfdE4TIIXBaO8Ph5-/s72-c/Gana+Bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/07/paises-do-continente-africano-gana.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/07/paises-do-continente-africano-gana.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo