$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Guiné

COMPARTILHE:

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre GUINÉ.
Países do Continente Africano: Guiné
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Guiné



Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:










No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

  • África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  • Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  • No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  • África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  • Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  • Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  • Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

  • 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  • 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  • Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.

Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano.

Países do Continente Africano: Guiné

O curso será realizado online via Google Meet, no dia 10/06/2021, das 19h às 21h.

Faça já a sua inscrição: 
https://bit.ly/jogosmat1208   


Países do Continente Africano: Guiné 


Países do Continente Africano: Guiné

República da Guiné, também conhecida como Guiné-Conacri (para não ser confundida com Guiné-Bissau) é um país da África Ocidental banhado pelo Oceano Atlântico. Até a sua independência em 1958, o país era conhecido como Guiné Francesa. Além da porção continental, faz parte do país uma série de ilhas, entre as quais se destacam Los, Roume e Kassa. O país faz divisas com Guiné-Bissau, Senegal, Mali, Costa do Marfim, Libéria e Serra Leoa. Sua capital é Conacri, que é o centro administrativo, cultural, financeiro e econômico do país. A língua oficial é o francês, seguido pelas línguas regionais, como o sussu e o manicá. Existem diversas etnias, entre elas os fulanis (35%), os mandingas (30%) e os sussus (20%). A religião principal é o islamismo (68,6%), seguido pelas crenças tradicionais (27,8%), cristianismo (3,4%) e ateísmo (0,2%). A moeda é o Franco Guineense, e o país possui mais de 10 milhões de habitantes.


Países do Continente Africano: Guiné

O nome Guiné pode derivar de um império que existiu no século VIII na região, conhecido como Djinne ou Ghinea. Também, pode ser derivado do nome “Gana”, no qual o território era chamado na época de um dos impérios mais poderosos e ricos da história, o Império do Mali. Guiné significa "Terra dos Negros". No território da atual Guiné, houveram outros impérios, como o Songai, Peúle e Mandinga. Os primeiros habitantes da região foram os caçadores-coletores há cerca de 30.000 anos, seguidos pelos pigmeus e outros povos vindos do Mali, Níger e Senegal.


Países do Continente Africano: Guiné

Guiné possui um dos climas mais úmidos da África Ocidental, com uma densa floresta tropical, e o maciço de Fouta Djalon, com média de 915 metros de altitude. Cerca de 22 rios na África Ocidental possuem origem na Guiné, entre eles, as nascentes dos rios Níger, Gâmbia e Senegal. Os principais rios são o Bafing e o Gâmbia, que começam em Fouta Djalon e correm na direção nordeste, rumo ao Mali e ao Senegal, respectivamente.


Países do Continente Africano: Guiné

A economia é beneficiada pela fartura de riquezas minerais, o país possui uma das maiores reservas de bauxita do mundo (um terço do principal minério de alumínio), além de jazidas de ferro, diamante, ouro e urânio. Também, a Guiné tem um grande potencial de crescimento na agricultura e pesca, com terras férteis, condições climáticas e disponibilidade de água, com destaque na produção de arroz, mandioca, inhame, algodão, amendoim, café, banana e abacaxi. A indústria se destaca na fabricação de alumínio, cimento, cigarro e alimentos.


Países do Continente Africano: Guiné

Na cultura, Guiné é forte na música e conhecida em todo o mundo através dos djembefolás (tocadores de djembê). No Brasil, vemos essa cultura por meio dos maracatus, dos afoxés, entre outros. Outro estilo tradicional é o Mandingue, e, independente do estilo, todos eles são caracterizados pelo uso intenso de instrumentos de percussão e cordas. Realizações criativas na dança moderna e na música popular deram aos músicos e cantores guineenses uma reputação internacional, inclusive esses ritmos são tradicionais também no Ballet Nacional Guineense. Na literatura, os escritores exibem um forte senso de nacionalismo. O país é forte nos artesanatos em couro, joias e esculturas em madeira.


Países do Continente Africano: Guiné

O esporte mais popular na Guiné é o futebol, uma espécie de religião no país. Geralmente, as crianças bloqueiam uma rua inteira com uma rede, parando o trânsito, para jogar. A Federação Guineana de Futebol foi campeã da Copa Amílcar Cabral por 5 vezes, nos anos de 1981, 1982, 1987, 1988 e 2005. Na Copa das Nações Africanas, foi vice campeã em 1976.


Países do Continente Africano: Guiné

Países do Continente Africano: Guiné

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Guiné
Países do Continente Africano: Guiné
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS0ViXOvPsF3vpmmCk_p_Bb6uIOk8YytjVUG_UT-9anq6wlY4cq13USvDS88aHzBBiJbZX_c0pigHnLdkiqIL9K5yXA-k2zxLSvnTKAfBjnOM7J5UwhKcmiiRIIEff8-yaOr2OmHWFaixo/s16000/Guin%25C3%25A9+bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiS0ViXOvPsF3vpmmCk_p_Bb6uIOk8YytjVUG_UT-9anq6wlY4cq13USvDS88aHzBBiJbZX_c0pigHnLdkiqIL9K5yXA-k2zxLSvnTKAfBjnOM7J5UwhKcmiiRIIEff8-yaOr2OmHWFaixo/s72-c/Guin%25C3%25A9+bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/06/paises-do-continente-africano-guine.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/06/paises-do-continente-africano-guine.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo