Novidades

Países no Continente Africano: Serra Leoa

Postado por Matemática é Fácil! - 15 de maio de 2021 Sem comentários


Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre SERRA LEOA.
Países no Continente Africano: Serra Leoa



Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países no Continente Africano: Serra Leoa


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:





No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

 

  •       África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;


  •        Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;


  •        No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

 

  •       África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;


  •       Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;


  •       Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;


  •       Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.



 Alguns dados sobre a África:

 

  •        3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;


  •       2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;


  •        Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.



Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano. 


Países no Continente Africano: Serra Leoa


O curso será realizado online via Google Meet, no dia 10/06/2021, das 19h às 21h.


Faça já a sua inscrição: http://bit.ly/cursojogosmat  



Países do Continente Africano: Serra Leoa


Países no Continente Africano: Serra Leoa



República de Serra Leoa é um país do oeste da África, ou seja, da África Ocidental, banhado pelo Oceano Atlântico. Faz divisas com Guiné e Libéria, e sua capital é Freetown, que é a maior cidade e principal centro econômico do país. Também, o país abriga a universidade mais antiga da África Ocidental, a Fourah Bay College, fundada em 1827, assim como possui o terceiro maior porto natural do mundo. A moeda do país é o Leone.

Países no Continente Africano: Serra Leoa


A população, com mais de 6 milhões de habitantes, é formada pelos mendes (35%), temnes (32%), limbas (8,4%), conos (5,2%), entre outros grupos sociais, totalizando 16 etnias. O inglês é a língua oficial, seguida pelo crioulo, mende, limba e temne. Entre as religiões, o islamismo tem 45,9%, seguido pelas crenças tradicionais (40,2%), cristianismo (12,8%) e sem religião (2%). São raros os conflitos étnicos e religiosos no país, devido a liberdade religiosa garantida pela constituição.

Países no Continente Africano: Serra Leoa



O nome Serra Leoa, dado pelo português Pedro de Sintra no ano de 1460, deriva-se ao monte Serra Leoa. Essa serra tem semelhança a uma leoa ao ser avistada de longe, no mar. Também, o trovejar na época das chuvas assemelhava-se ao rugido da leoa. Provavelmente, Serra Leoa começou a ser habitada há mais de 2500 anos.

Países no Continente Africano: Serra Leoa



Rica em minerais (diamante, ouro, bauxita, cromo, ferro, rutilo e platina) a mineração e a agricultura são os pilares da economia em Serra Leoa. A indústria se destaca no refino de petróleo (importado) e na fabricação de móveis, tecidos, cimento, cigarro e óleo de palma.

Países no Continente Africano: Serra Leoa


Na cultura, tem destaque a música e a dança, com grande diversidade entre as diferentes comunidades. A Trupe Nacional de Dança da Serra Leoa já ganhou fama na Feira Mundial de Nova Iorque em 1964 / 1965. A culinária também é diversa, com destaque aos variados tipos de preparos de arroz e a variedade de alimentos feitos com frutas e vegetais. A cerveja de gengibre é uma bebida típica não alcoólica.

Países no Continente Africano: Serra Leoa


O esporte mais popular é o futebol, seguido pelo atletismo. A Seleção Serra-Leonesa de Futebol nunca disputou uma Copa do Mundo, e foi campeã da Copa Amílcar Cabral por 2 vezes, em 1993 e 1995.

Países no Continente Africano: Serra Leoa



Países no Continente Africano: Serra Leoa







Sem comentário no artigo " Países no Continente Africano: Serra Leoa "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.