Novidades

Países no Continente Africano: Angola

Postado por Matemática é Fácil! - 29 de maio de 2021 Sem comentários

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre a ANGOLA

Países no Continente Africano: Angola



Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países no Continente Africano: Angola



Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:




No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?


  • África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  •  Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  •  No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  •  África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  •  Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  •  Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  •  Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

  •  3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  • 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  •  Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano.

Países no Continente Africano: Angola

 
O curso será realizado online via Google Meet, no dia 10/06/2021, das 19h às 21h.

Faça já a sua inscrição: 
http://bit.ly/cursojogosmat  


Países no Continente Africano: Angola


Países no Continente Africano: Angola


República de Angola é um país do sudoeste da África, localizado na África Central, banhado pelo Oceano Atlântico. Sua capital é Luanda, e o país possui mais de 32 milhões de habitantes, sendo o português a língua oficial, seguido por outras línguas regionais, como o umbundu, o quimbundo, o quicongo, o ovimbundo e o congo. A população é formada por grupos étnicos nativos, entre eles os ovimbundos (37%), os umbundus (25%) e os congos (13%). A religião majoritária é o catolicismo (67%), seguido pelo protestantismo (28%) e crenças tradicionais (5%). A moeda do país é o Kwuanza, nome do principal rio do país.

Países no Continente Africano: Angola


Angola faz divisas com República Democrática do Congo, Zâmbia e Namíbia. Seu nome é derivado do termo banto Ngola, título dos reis do Reino do Ndongo. O termo possui raízes de Ngolo, que significa força, nas línguas quimbundo e quicongo. Também, existiram outros reinos que, além de ocuparem partes de territórios de outros países, ocuparam partes de Angola, como o Reino do Congo e o Reino Lunda.

Países no Continente Africano: Angola


O país é rico em recursos naturais e contém grandes reservas de petróleo (responsável por 90% das exportações) e outras riquezas minerais, como o diamante, ouro, prata, ferro, sal e gás natural. Os principais itens agrícolas produzidos são, café, mandioca, cana-de-açúcar, milho, algodão e banana. A pesca tem bom destaque em Angola, e na indústria destacam-se os ramos siderúrgico, têxtil, químico, petroquímico, açúcar e vidro.

Países no Continente Africano: Angola


Com grande diversidade cultural, Angola tem destaque na literatura, com Agostinho Neto, Pepetela, Luandino Vieira, Viriato Cruz, entre outros. A União dos Escritores Angolanos foi um importante grupo nos anos de 1970 e 1980, auxiliando diversos escritores e publicarem seus livros. Na música, tem destaque no semba (ou umbigada, uma das fontes de criação do samba brasileiro), na rumba congolesa, no merengue angolano e no kuduro, e seus ritmos, assim como a religião, tem influência no Brasil e em Cuba. O país também possui tradições nas festas típicas, como o carnaval, a festa do mar, a festa das frutas e a festa da Nossa Senhora de Muxima. Resumindo, Angola e Brasil estão muito ligados na língua, na cultura e na religião, e ainda temos a galinha d’angola.

Países no Continente Africano: Angola


No esporte, o basquete é o mais popular. Possui o maior número de títulos (11) no Afrobasket, e sempre compete na Copa do Mundo e nos Jogos Olímpicos de Verão. O país já foi sede da Copa do Mundo de Hóquei em Patins, e possui fortes raízes na arte marcial como a Capoeira, com forte influência no Brasil.

Países no Continente Africano: Angola


No futebol maculino, Angola foi sede da Copa das Nações Africanas, em 2010. A Seleção Angolana de Futebol, conhecida como os Palancas Negras (uma subespécie rara de antílope, que existe somente em Angola e simboliza a vivacidade, a velocidade e a beleza), foi campeã da Copa COSAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Austral) por 3 vezes, em 1999, 2001 e 2004. Conquistou medalhas de prata na Copa das Nações Africanas em 2011, nos Jogos da Lusofonia (evento multidesportivo entre os países de língua portuguesa, semelhante aos Jogos Olímpicos) em 2006 e nos Jogos da CPLP (semelhante aos Jogos da Lusofonia, com atletas de idade inferior a 16 anos) em 2014. Conquistou medalhas de bronze nos Jogos da Lusofonia em 2009 e nos Jogos da CPLP em 2012. Também, foi campeã Sub-21 na Copa das Nações Africanas em 2001. No futebol feminino, chegou em 3º lugar na Copa das Nações Africanas e em 2º lugar na Copa COSAFA.

Países no Continente Africano: Angola



Países no Continente Africano: Angola


 





Sem comentário no artigo " Países no Continente Africano: Angola "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.