Novidades

Países do Continente Africano: Argélia

Postado por Matemática é Fácil! - 3 de maio de 2021 Sem comentários

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre a ARGÉLIA.

Países do Continente Africano: Argélia

Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!


Países do Continente Africano: Argélia


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:











No Instagram , atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

  • África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  •  Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  •  No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  •  África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  •  Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  •  Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  •  Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

  • 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  •  2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  •  Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


 

Países do Continente Africano: Argélia


Países do Continente Africano: Argélia

República Argelina Democrática e Popular, conhecida como Argélia, é um país do noroeste da África. Faz divisas com Líbia, Tunísia, Níger, Mali, Mauritânia, Marrocos e Saara Ocidental. É o país mais extenso do continente africano, após a divisão do Sudão e do Sudão do Sul, em 2011. Sua capital é Argel, a cidade mais populosa do país. A língua oficial é a árabe e berbere, seguido do francês. Possui mais de 43 milhões de habitantes, e a religião predominante é o islamismo (96,9%) e a moeda é o Dinar Argelino.

Países do Continente Africano: Argélia

A região da Argélia foi povoada pelos hominídeos por volta de 200 000 a.C. O país tem uma riquíssima história, com muitos reinos e impérios, entre eles os númidas, fenícios, romanos, vândalos, bizantinos, abássidas, fatímidas, almorávidas, otomanos, entre outros. Mais uma vez, conhecendo mais um país do continente africano, é correto afirmar que o povo negro é descendente de rainhas e reis, e não de povos escravizados como dizem os livros didáticos, que querem mostrar ao mundo que a história da África surgiu a partir do século XV com a escravização de seres humanos.

Países do Continente Africano: Argélia


Argélia, em latim, significa “brilhante”. O nome do país deriva da capital Argel. Argélia é considerada de renda média-alta pelo Banco Mundial. Possui a 17ª maior reserva de petróleo do mundo e a 2ª maior da África, também possui a 9ª maior reserva de gás natural do mundo. Outros importantes recursos minerais são ferro, carvão, zinco, pirita, chumbo, cobre, mercúrio e fosfatos. A indústria abrange a fabricação de derivados de petróleo, produtos químicos, metais, material de construção, equipamentos elétricos, papel, tapetes, tecidos, vinho e cigarro.

Países do Continente Africano: Argélia




Países do Continente Africano: Argélia

Rica em cultura, seja na literatura, cinema, teatro, música, pintura, entre outros, Argélia conheceu seu esplendor cultural nos séculos XII e XIII, no campo da literatura, história, direito, ciências e tecnologia. Há diversos locais no país que são considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, como Al Qal'a dos Beni Hammad, a primeira capital do império dos hamádidas; Tipasa, uma cidade fenícia e mais tarde romana; e Djémila e Timgad, ambas as ruínas romanas; Vale de M'Zab, um vale de calcário que contém um grande oásis urbanizado; também a Casbá de Argel é uma importante cidadela. O único Patrimônio Mundial natural do país é o Tassili n'Ajjer, uma cordilheira.

Países do Continente Africano: Argélia


No esporte, Argélia possui medalhas nos jogos olímpicos nas seguintes categorias: Atletismo (4 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze), Boxe (1 de ouro e 5 de bronze) e Judô (1 de prata e 1 de bronze). A seleção Argelina de Futebol, que já se classificou quatro vezes para a Copa do Mundo (1982, 1986, 2010 e 2014), foi campeã da Copa das Nações Africanas (ou Campeonato Africano das Nações) por 2 vezes (1990 e 2019) e da Copa das Nações Afro-Asiáticas por 1 vez, em 1991.

Países do Continente Africano: Argélia


Países do Continente Africano: Argélia





Sem comentário no artigo " Países do Continente Africano: Argélia "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.