$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Dia da África: 25 de maio

COMPARTILHE:

Dia 25 de maio é comemorado o Dia da África, também conhecido como Dia da Libertação Africana. O dia é uma homenagem à fundação da Organização da Unid

 Dia 25 de maio é comemorado o Dia da África, também conhecido como Dia da Libertação Africana. O dia é uma homenagem à fundação da Organização da Unidade Africana (OUA) em 1963, em que 30 nações do continente africano se reuniram em Addis Abeba, na Etiópia, para unificar a luta dos países africanos contra o apartheid, o colonialismo e o imperialismo europeu, em busca da independência. Etiópia é símbolo de luta por ser o único país a resistir à invasão europeia, e junto com a Libéria, foram os únicos países não colonizados. Inclusive, as bandeiras de grande parte dos países africanos levam as cores da bandeira da Etiópia, que também foi território de grandes impérios, como Abissínia e Axum.


Dia da África: 25 de maio


Em 1972, a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou o Dia da África, devido a grande importância desse encontro, que resultou em diversas lutas, originando a independência dos países africanos, assim como a valorização e autoestima do povo preto em África e nas diversas diásporas, também incentivando o retorno de seres humanos oriundos do continente africano que estavam em outros continentes. O dia 25 de maio é símbolo do desejo de uma África livre, em busca de uma unidade do povo africano em busca do progresso e desenvolvimento econômico de todo o continente.

Dia da África: 25 de maio


Com o objetivo de melhorar o desenvolvimento econômico, foi fundada em 1991 a Comunidade Econômica Africana. Em 2002, a Organização da Unidade Africana (OUA) foi substituída pela União Africana (UA), ampliando suas ações em prol da democracia, dos direitos humanos e de desenvolvimento econômico e social.

Dia da África: 25 de maio

Apesar de sua importância, o Dia da África é feriado em somente 5 países do continente africano: Gana, Mali, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue. Porém, diversos outros países africanos e de outros continentes comemoram o dia, com eventos reflexivos sobre a valorização da África, dos africanos e reverenciando as lutas contra o colonialismo e imperialismo europeu. África é o continente que mais contribuiu para a formação social e cultural do Brasil, portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África.

Dia da África: 25 de maio




Um pouco sobre a África


África é o 3º maior continente da Terra (com cerca de 30 milhões de km²), o 2º continente mais populoso do mundo (aproximadamente 1,2 bilhões de habitantes), e ocupa 20% da área continental do planeta. Possui 8.050 km de comprimento na direção norte-sul e 7.560 km de leste a oeste. É banhado pelos oceanos Atlântico e Índico e pelos mares Mediterrâneo e Vermelho. Possui 54 países reconhecidos, e 2 territórios não reconhecidos como países (Saara Ocidental e Somalilândia). O continente é dividido entre as regiões: África do Norte ou Setentrional, África Ocidental, África Oriental, África Central e África Meridional ou Austral (região sul). África é o continente mais quente e mais árido do planeta.

Dia da África: 25 de maio


Existem diversos significados para o nome África, entre eles, do latim: aprica = ensolarado; do grego: aphriké = sem frio, ou seja, terra quente e ensolarada. Em egípcio: afruika = para virar em direção à abertura do Ka (útero ou berço), dando a ideia de Mãe África, o berço da humanidade.

Dia da África: 25 de maio

Os primeiros seres humanos surgiram em África, assim como a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano. Também, o continente abriga as primeiras universidades do mundo: A Universidade Ez-Zitouna (Tunísia, em 737), a Universidade Al-Karaouine (Marrocos, em 859), a Universidade de Alazar (Egito, em 988) e a Universidade de Sancoré (Mali, em 989). Essas universidades estudavam / pesquisavam diversos ramos do conhecimento, como Matemática, astronomia, física, química, medicina, farmácia, engenharia, agricultura, entre outros.

Dia da África: 25 de maio


Dia da África: 25 de maio

África é o continente que mais contribuiu para a formação social e cultural do Brasil, portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África. O Brasil foi o país que mais recebeu os seres humanos do continente africano, e consequentemente, somos o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria.

Dia da África: 25 de maio


O continente africano, além de berço da humanidade e do conhecimento humano, também é berço de diversos reinos e impérios poderosos, como: Abissínia e Axum (ambos na Etiópia), Egito (a mais fantástica civilização da humanidade), Cuxe (Núbia), Gana, Mali (o mais rico império da humanidade, e consequentemente, Mansa Musa foi o homem mais rico da história), Songai, Cartago, Congo, Benin, Daomé, Ashanti, entre outros. Podemos afirmar que somos descendentes de rainhas, reis e pessoas conhecedoras das ciências.

Dia da África: 25 de maio


Dona de uma belíssima fauna, flora, riquezas minerais (ouro, diamante, prata, cobre, zinco, ferro, fosfato, bauxita, urânio, petróleo, entre outros) e agricultura, além da grande sabedoria de seus habitantes, África sempre foi alvo da ganância dos povos europeus, estadunidenses e atualmente, chineses. Também, África é dona de uma belíssima e grande diversidade de povos, línguas e culturas.

Dia da África: 25 de maio


Como coleciono camisas de futebol de seleções do continente africano, apresento a vocês a camisa Africa Unity, a primeira camisa de futebol continental do mundo, produzida pela Puma para ser usado pelas 12 seleções nacionais africanas patrocinadas pela marca. A camisa, oficialmente sancionada pela FIFA como o terceiro uniforme dessas 12 seleções foi usada pela primeira vez em maio de 2010 em Paris, onde jogadores de Camarões, Gana e Costa do Marfim fizeram um amistoso contra o AllStar XI, formado também por jogadores dos 3 países onde cada um utilizou a camisa de sua própria seleção.

Dia da África: 25 de maio


O desenho único é inspirado na paisagem africana, com amostras de solo reais do solo de Gana, Costa do Marfim, África do Sul e Camarões que foram misturadas para criar uma cor unificada usada na camisa no tom marrom em um degradê que parte para o azul do céu e o calor do sol representando nos números dos jogadores.

Dia da África: 25 de maio


O kit vem com os escudos avulsos para serem aplicados na camisa das seleções de Camarões, Gana, Costa do Marfim e Argélia.

Dia da África: 25 de maio


Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:




No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.



Abaixo, seguem alguns motivos para estudarmos sobre a história da África, inclusive nas aulas de Matemática:



  •  África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  •  Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  •  No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  •  África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  •  Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  •  Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  •  Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano.
 
Dia da África: 25 de maio




O curso será realizado online via Google Meet, no dia 10/06/2021, das 19h às 21h.


Faça já a sua inscrição: http://bit.ly/cursojogosmat 


COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,27,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,10,História da Matemática,52,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Dia da África: 25 de maio
Dia da África: 25 de maio
Dia 25 de maio é comemorado o Dia da África, também conhecido como Dia da Libertação Africana. O dia é uma homenagem à fundação da Organização da Unid
https://1.bp.blogspot.com/-kKsR72-_8vQ/YKwDSzVU6aI/AAAAAAAATaQ/NIA2RpJPOaIbPpDDgYq1KzJTVIaD_kpUQCLcBGAsYHQ/s16000/%25C3%2581frica%2B1.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-kKsR72-_8vQ/YKwDSzVU6aI/AAAAAAAATaQ/NIA2RpJPOaIbPpDDgYq1KzJTVIaD_kpUQCLcBGAsYHQ/s72-c/%25C3%2581frica%2B1.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/05/dia-da-africa-25-de-maio.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/05/dia-da-africa-25-de-maio.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo