$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Países do Continente Africano: Zimbábue

COMPARTILHE:

Hoje, conheceremos um pouco sobre Zimbábue.

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Zimbábue. 

Países do Continente Africano: Zimbábue

Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Zimbábue


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:










No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

  • África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  • Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  • No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  • África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  • Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  • Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  • Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.


Alguns dados sobre a África:

  • 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  • 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  • Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Quer conhecer mais sobre a Matemática no Continente Africano? Participe do nosso curso: A Matemática no Continente Africano e a Descolonização do Currículo.

Países do Continente Africano: Zimbábue

O curso será realizado online, no dia 22/04/2021, das 19h às 21h.




Países do Continente Africano: Zimbábue


Países do Continente Africano: Zimbábue

República do Zimbábue (ou Zimbabwe, na língua shona) é um país do sul da África sem saída para o mar. Sua capital é Harare, o país possui área com mais de 390 mil km² com mais de 15 milhões de habitantes. A língua oficial é o inglês, seguidos por sindebele e o shona.

Países do Continente Africano: Zimbábue

Com muitos rios, o Zimbábue possui uma das maiores reservas de água da África e exuberantes belezas naturais. O rio Zambeze abriga as famosas Cataratas Vitória (considerada uma das maiores maravilhas naturais do mundo, na divisa com o Zâmbia), que formam uma cortina de água com cerca de 1.708 metros de largura e 122 metros de altura. Além do Zambezi e do Limpopo, outros rios importantes são o Sabi e o Shangani.

Países do Continente Africano: Zimbábue

A grande maioria da população é formada por etnias de raiz bantu. Os principais grupos étnicos são os shonas (71% dos habitantes) e os nedebeles (16%). A religião majoritária é o cristianismo independente (movimentos independentes das tradicionais linhas cristãs) (44,9%), seguidos pelas crenças tradicionais (animismo, xamanismo e politeísmo) (29,2%), protestantismo (16,4%) e outros cristãos (21,1%).

Países do Continente Africano: Zimbábue

Zimbábue significa “casa de pedra” na linguagem shona, devido ao Reino do Zimbabwe (séculos XI ao XV), um reino com uma arquitetura magnífica feita de pedra, conhecida como Muralha do Grande Zimbábue, atualmente chamada de Ruínas do Grande Zimbábue, que contém um valor histórico (semelhante as Pirâmides do Egito, Machu Picchu e a Grande Muralha da China), cultural e arqueológico, impressionantes.

Países do Continente Africano: Zimbábue

As ruínas do Grande Zimbábue são um testemunho único da civilização Bantu dos Shona. A cidade foi um importante centro comercial na Idade Média. O assentamento abrange um aglomerado de aproximadamente 250 casas reais construídas de barro, que, além de outras casas de barro e colmo de vários andares, teriam sustentado até 20.000 habitantes. O método de construção é único na arquitetura africana, nenhum é tão distinto e imponente como o Grande Zimbábue. As divinas estatuetas de pedra-sabão, os Pássaros do Zimbábue (que hoje encontra-se na bandeira do país), encontradas dentro das ruínas são um testemunho que o local era utilizado para culto desde o passado antigo até os dias atuais. O Grande Zimbábue fazia parte de uma grande e rica rede de comércio global. Arqueólogos encontraram cerâmica e vidro da China e da Pérsia, bem como ouro e moedas árabes. A elite controlava o comércio ao longo da costa leste da África. O Monumento Nacional do Grande Zimbábue foi designado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1986.

Países do Continente Africano: Zimbábue

O Grande Zimbábue compõe a maior ruína da África subsaariana. Antes desse reino, existiram outros no território do país, e o Reino do Zimbabwe deu lugar ao Império Mutapa ou Monomotapa. Todos os reinos e impérios existentes onde hoje é Zimbábue foram de grande importância nas rotas comerciais estratégicas com os árabes, persas, chineses, portugueses, entre outros, além das riquezas em ouro, cobre e marfim. Lembrando na África existiram diversos reinos e impérios (bem mais ricos e poderosos do que muitos europeus), e por isso é assertivo dizer que a população negra é descendente de rainhas e reis, e não descendentes de povos escravizados (fatos que ocorreram após as invasões europeias a partir do século XV), como dizem os livros didáticos.

Países do Continente Africano: Zimbábue

Países do Continente Africano: Zimbábue

Países do Continente Africano: Zimbábue

De olho nas riquezas do Zimbábue (principalmente o ouro) os portugueses invadiram a região, mas depois foram expulsos por um novo e poderoso império zimbabuano, o Império Rozwi. Após a invasão inglesa, no qual se tornou colônia, o país passou a se chamar Rodésia do Sul, e sua vizinha Zâmbia chamava-se Rodésia do Norte. O nome Rodésia vem do colonizador e empresário inglês Cecil Rhodes, um dos responsáveis pelo imperialismo britânico no país e do genocídio dos povos africanos (mais de 60 milhões de pessoas), no qual defendia o chamado Darwinismo Social, ou seja, a superioridade da raça branca em relação das demais raças, ideia que deu origem ao eugenismo e ao racismo. A empresa fundada por Rhodes, a companhia De Beers, atualmente detém aproximadamente 44% de todo o mercado mundial de diamantes, mas já foi responsável por 90% desse mercado. A independência aconteceu em 1980 com o nome de Zimbábue, devido ao Reino do Zimbabwe.

Países do Continente Africano: Zimbábue

Rico em arte e cultura, em Zimbábue muitos artistas são valorizados e conseguem viver da arte em seu próprio país, com destaques nas obras de cerâmica, cestaria, tecidos pintados, joias e esculturas em madeira. A música é parte importante da vida cultural e utilizam instrumentos tradicionais como a marimba, o xilofone de madeira e o mbira (conhecido como “piano de polegar”), entre outros instrumentos de percussão.

Países do Continente Africano: Zimbábue
Pássaro do Zimbábue

   
Países do Continente Africano: Zimbábue
Pássaro do Zimbábue
         
A agricultura, favorecida pelo clima e pela fertilidade do solo, emprega mais de 60% da força de trabalho do Zimbábue. São produzidos cana-de-açúcar, milho, mandioca, tabaco, algodão e trigo, entre outros. A pecuária abrange a criação de bois, cabras, ovelhas, porcos e aves. Ainda no setor primário, tem importância a pesca e a extração de madeira. Outro pilar da economia é a mineração. Algumas das principais reservas são as de ouro, prata, carvão e pedras preciosas. A indústria se destaca nos ramos metalúrgico, petroquímico, siderúrgico, mecânico, têxtil e alimentício.

Países do Continente Africano: Zimbábue

O futebol é o esporte mais popular em Zimbábue. A Seleção Zimbabuana de Futebol, apelidado de The Warriors (os guerreiros), era conhecida como Seleção de Futebol da Rodésia do Sul entre 1939 a 1964, após como Seleção de Futebol de Rodésia até 1980, ano da independência do país, chamando-se Zimbábue. Foi campeão da Copa COSAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Austral) nos anos de 2000, 2003, 2005 e 2009. Também foi campeão da Copa CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central) em 1985.

Países do Continente Africano: Zimbábue



COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Países do Continente Africano: Zimbábue
Países do Continente Africano: Zimbábue
Hoje, conheceremos um pouco sobre Zimbábue.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0_88A2SDvETd7HLlIiDM2kHJtpGOay4GwD7pN4VNo3FMCMe03QCbTZ5ZIEsw-mZkgm-PzJmUxJun3AO_3evGtBVfFDxo9db2jRu4J5T2tLt21hvHv8bzqd2q3Qm7VQXj2fgUntSqrYbIh/s16000/Zimb%25C3%25A1bue+bandeira.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0_88A2SDvETd7HLlIiDM2kHJtpGOay4GwD7pN4VNo3FMCMe03QCbTZ5ZIEsw-mZkgm-PzJmUxJun3AO_3evGtBVfFDxo9db2jRu4J5T2tLt21hvHv8bzqd2q3Qm7VQXj2fgUntSqrYbIh/s72-c/Zimb%25C3%25A1bue+bandeira.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/04/paises-do-continente-africano-zimbabue.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2021/04/paises-do-continente-africano-zimbabue.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo