Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países.
Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre Uganda.
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.
Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!
Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:
No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.
Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?
- África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;
- Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;
- No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;
- África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;
- Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;
- Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;
- Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.
Alguns dados sobre a África:
- 3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;
- 2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;
- Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.
Quer conhecer mais sobre a Matemática no Continente Africano? Participe do nosso curso: A Matemática no Continente Africano e a Descolonização do Currículo.
O curso será realizado no dia 16/03/2021, das 19h às 21h, via Google Meet.
Faça a sua inscrição: https://bit.ly/cursomatdesco
Países do Continente Africano: Uganda
República de Uganda é um país localizado no centro-leste da África, e sua capital é Campala. Possui área de aproximadamente 241 mil km² e sua população está estimada em mais de 32 milhões de habitantes. Faz divisas com o Quênia, Sudão, República Democrática do Congo, Ruanda e Tanzânia.
Uganda é o país sem litoral mais populoso do continente africano, e é “cortado” pela linha do Equador, está na região dos Grandes Lagos Africanos, entre eles, o lago mais extenso da África e o 2º maior lago de água doce do mundo, o Vitória. Também, encontra-se dentro da bacia do rio mais extenso do mundo, o Nilo.
O nome Uganda é derivado do Reino de Buganda, um reino de grande poder no território do país. Os túmulos dos Reis do Buganda (numa colina em Campala) são considerados patrimônio da humanidade. O reino surgiu no século XIV e foi abolido em 1967 (5 anos após a independência de Uganda). Lembrando que na África existiram diversos reinos e impérios (bem ricos e poderosos), e por isso é assertivo dizer que a população negra é descendente de rainhas e reis, e não descendentes de povos escravizados (fatos que ocorreram após as invasões europeias a partir do século XV), como dizem os livros didáticos.
Os primeiros habitantes da região, são, provavelmente, os chamados caçadores-coletores (primeiro modo de subsistência do Homo Sapiens). Há um objeto histórico e matemático chamado Osso de Ishango, encontrado na República Democrática do Congo, divisa com Uganda, provando que seres humanos há mais de 25 mil anos atrás faziam cálculos matemáticos, com alguns sistemas de numerações que utilizamos hoje (bases 10, 12 e 60), mais uma vez, provando que a Matemática surgiu e foi desenvolvida no continente africano ao longo dos tempos.
A língua oficial do país é o inglês, seguido pelas línguas regionais, principalmente o luganda. Nas religiões, o catolicismo faz parte da maioria dos habitantes (43,4%), seguido por anglicanismo (36,8%), outros cristãos (9,9%) e islamismo (5,3%). Sua moeda é o Xelim ugandês. Os principais grupos étnicos são os hugandas (17,8%), os tesos (8,9%), os niancoles (8,2%), os sogas (8,2%), os gisus (7,2%), os chigas (6,8%), os langos (6%) e os ruandas (5,8%).
Rico em recursos naturais e minerais, Uganda tem o café como principal produto de exportação. Também, cultiva-se algodão, batata, mandioca, cana de açúcar, entre outros. A pesca nos lagos também é muito importante no país. As florestas fornecem madeira para exportação (principalmente o mogno) e lenha. Do subsolo extraem-se estanho, cobre, cobalto, tungstênio, berilo, ouro, fosfatos e sal. A indústria produz tecidos, calçados, cimento, cerveja, fósforos, entre outros. O país tem reservas de petróleo e gás natural, em grande parte inexploradas.
A Seleção Ugandense de Futebol foi campeã da Copa CECAFA (Conselho das Associações de Futebol da África Oriental e Central), a competição mais antiga da África, por 14 vezes (1973, 1976, 1977, 1989, 1990, 1992, 1996, 2000, 2003, 2008, 2009, 2011, 2012 e 2015).
Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!
Grande abraço e bons estudos!
COMENTE ESTE POST: