$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Jogos Matemáticos Africanos: Achi

COMPARTILHE:

A Matemática é a ciência mais antiga que existe, surgindo desde o início da humanidade (na África Oriental) e está inserida em todas as áreas do conhe

A Matemática é a ciência mais antiga que existe, surgindo desde o início da humanidade (na África Oriental) e está inserida em todas as áreas do conhecimento humano. Ao passo que é importante, é um componente curricular muito temido pelos estudantes. Exaustivas fórmulas abstratas não permitem que os estudantes assimilem e compreendam a Matemática, por isso a importância dos jogos na educação matemática. Para contemplar a Lei 10.639/03, ensina-se Matemática por meio de sua história, na qual surgiu e se desenvolveu em África, bem como os primeiros jogos matemáticos. Dessa forma, aumenta-se a autoestima dos estudantes, seja com a representatividade inclusive na Matemática, seja com o protagonismo e a busca de soluções com o ensino matemático por meio dos jogos, valorizando as formas de pensar e calcular de nossos estudantes.

Jogos Matemáticos Africanos: Achi
Jogo Achi
Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgame/28931/achi - Acesso em 30/05/2024 



Kemet (conhecido por nós como Egito, país localizado no nordeste da África), além de ser responsável pela Matemática que ensinamos e aprendemos na educação básica, é berço do primeiro jogo de tabuleiro registrado pela humanidade, o Senet (3 500 a.E.C.), que significa “jogo de passagem da alma para o outro mundo”, simbolizando a luta da alma contra o mal. O jogo envolve muita estratégia e raciocínio lógico, além de elementos de Geometria na confecção do tabuleiro.

Jogos Matemáticos Africanos: Achi
Jogo Senet
Fonte: https://historiadogamao.wordpress.com/2018/04/12/senet/ - Acesso em 30/05/2024



Neste texto, conheceremos outro jogo que também envolve estratégia, raciocínio lógico e geometria, oriundo da República de Gana, país da África Ocidental. Gana faz divisas com Togo, Burkina Fasso e Costa do Marfim. Sua capital e maior cidade é Acra, e a língua oficial é o inglês, seguido pelas línguas regionais, como o kwa e o gur. Possui mais de 27 milhões de habitantes, compostos pelos grupos étnicos: acãs (44%), móssi-dagombas (16%), euês (13%) e gás (8%), entre outros. A religião mais praticada é o protestantismo (24%), seguido pelas crenças tradicionais (22%), islamismo (20%), cristianismo independente (16%) e outros cristãos (14%). A moeda oficial é o Cedi. Na economia, Gana é o maior produtor de cacau no mundo, e um grande exportador de ouro, diamantes, petróleo, manganês, bauxita e madeira.

Jogos Matemáticos Africanos: Ach
República de Gana
Fonte: https://www.matematicaefacil.com.br/2021/07/paises-do-continente-africano-gana.html - Acesso em 30/05/2024


Jogo Achi


Achi é um jogo de tabuleiro em formato quadrado 3x3 que envolve muita estratégia e raciocínio lógico. É um dos jogos mais tradicionais de Gana, geralmente jogado com pedras pelas crianças. Algumas fontes apontam que o jogo é mais popular com o povo Asante, oriundo do antigo Império Axante, que hoje mantém tradições ancestrais e que também contém muita Matemática e Filosofia, como os símbolos Adinkra e o Tecido Kente. Além dos conceitos matemáticos do jogo, é possível realizar um trabalho interdisciplinar apresentando o país Gana, cultura, dados estatísticos, etc., além de apresentar a história de reinos e impérios e práticas ancestrais, como os Adinkra e o Kente.

Jogos Matemáticos Africanos: Achi
Jogo Achi 
Fonte: https://sellyouov.shop/product_details/7250055.html - Acesso em 30/05/2024



Há duas versões do jogo, sendo uma versão conhecida como Tapatan (versão das Filipinas) que é jogado com 6 peças (3 para cada pessoa). Apresentaremos aqui a versão ganesa, que é jogado com 8 peças (4 para cada pessoa). É bem parecido com o Jogo da Velha e o Tic-Tac-Toe, em que o formato do tabuleiro e o objetivo é o mesmo: alinhar 3 peças na fileira horizontal, vertical ou diagonal. A diferença do Achi é que sempre há uma pessoa vencedora, ou seja, o jogo “não dá velha”, como conhecemos no tradicional Jogo da Velha. Estudos mostram que a origem desse tipo de jogo de tabuleiro surgiu no Egito por volta de 1 300 a.E.C., foi difundido em Roma (se apropriando após invadir o Egito) e há versões em diversas partes do mundo.

A Matemática inicia-se com geometria, grandezas e medidas na construção do tabuleiro, que pode ser construído em qualquer tamanho, seja em centímetros ou metros. O tabuleiro 3 x 3 contém uma área de 9 quadrados, formando no total um quadrado maior. Há linhas verticais, horizontais, paralelas, concorrentes e perpendiculares. Pode-se trabalhar alguns polígonos, como quadrado, retângulo e alguns tipos de triângulos, além de ângulos, vértices e ponto médio. Ponto, reta e plano, conceitos mais básicos de geometria, são essenciais também no tabuleiro do Achi, que pode ser trabalhado desde o ciclo de Alfabetização. Raciocínio lógico, agilidade, pensamento crítico, lateralidade, estratégia, antecipação, coordenadas, entre outros conceitos matemáticos fazem parte do jogo.

Jogos Matemáticos Africanos: Achi
Jogo Achi
Fonte: https://br.pinterest.com/pin/60235713755002864/ - Acesso em 30/05/2024



Pode-se trabalhar a sustentabilidade utilizando materiais recicláveis na confecção do tabuleiro e utilizar tampinhas de garrafas para serem as peças do jogo.


Regras:


Conforme já dito, o objetivo do jogo é alinhar 3 peças na fileira horizontal, vertical ou diagonal, semelhante ao Jogo da Velha. Também já dito, o jogo tem um final, portanto, “não dá velha”.

Lembrando que cada jogador (a) utiliza 4 peças / tampinhas da mesma cor entre si, sendo cores diferentes entre eles (as) para diferenciar cada oponente.

O jogo inicia com o tabuleiro vazio, no qual, cada jogador (a) vai colocando as tampinhas no tabuleiro alternadamente, semelhante ao Tsoro Yematatu, tentando fazer o alinhamento de 3 peças. Após todos (as) colocarem suas 4 peças no tabuleiro e caso ninguém conseguir alinhar as peças para vencer o jogo, continua-se movendo as peças sem tirar do tabuleiro e seguindo as linhas até conseguir o alinhamento de 3 peças, semelhante ao jogo Shisima, sem pular / saltar as peças. Quem alinhar 3 peças primeiro, vence o jogo. Algumas fontes apontam que, quando a pessoa vence o jogo, grita “Achi”!

Jogos Matemáticos Africanos: Achi
Jogo Achi
Fonte: https://www.amazon.com/Achi-Strategy-peg-Game-Ghana/dp/B08B5FZNXN - Acesso em 30/05/2024



Material necessário:

1 Tabuleiro
8 fichas: 4 escuras e 4 claras
(podem ser tampinhas de garrafas, peças de damas ou de outro jogo)


Adquira seu livro: A Origem Africana da Matemática


Conheça a história escondida da Matemática, na qual o epistemicídio e o racismo científico camuflam e apontam como única, confinando a origem da Matemática e toda a ciência na Grécia e outros países europeus.

África é muito além do berço da humanidade, mas também da Matemática, medicina, tecnologia, astronomia, calendário, engenharia, e de diversas áreas do conhecimento humano. O livro é um mergulho aprofundado na História da Matemática no qual a sua origem e desenvolvimento é oriundo dos territórios do continente africano. Ao passo que apresenta os artefatos e fatos da história, o livro perpassa por alguns países como África do Sul, Egito, República Democrática do Congo, Líbia e Mali.

Jogos Matemáticos Africanos: Achi



O livro “A Origem Africana da Matemática” inicia com uma elucidação sobre a Lei 10.639/03 que insere o ensino sobre África e povos afro-brasileiros nos currículos escolares, assim como uma breve teoria sobre decolonialidade, Etnomatemática e Afroetnomatemática. Apresenta a estrutura mais antiga da humanidade, oriunda da astronomia, os objetos que provam a origem e desenvolvimento da Matemática, além das primeiras universidades (todas são do continente africano) e alguns reinos e impérios africanos.



Surpreenda-se com os saberes não revelados de nossos ancestrais!

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,72,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,61,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Jogos Matemáticos Africanos: Achi
Jogos Matemáticos Africanos: Achi
A Matemática é a ciência mais antiga que existe, surgindo desde o início da humanidade (na África Oriental) e está inserida em todas as áreas do conhe
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu_nt5B3YUN0kld-Uigg9aIm8ZL16_qS7KUXoBYvY84GtlgdvCDmaDBruvvm7YLQyk_jsP81QnE-vyHTUupQcA_eXR1lwy64pY7RNviToMilS-Bhh3FYrat37E1bp3tG9TzpgQGftn1AxYtaXFwrhgZJ2YEKqsglNGCTZDXntUOJXRLIBO3mtmb1pYXDTk/s16000/Achi.PNG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgu_nt5B3YUN0kld-Uigg9aIm8ZL16_qS7KUXoBYvY84GtlgdvCDmaDBruvvm7YLQyk_jsP81QnE-vyHTUupQcA_eXR1lwy64pY7RNviToMilS-Bhh3FYrat37E1bp3tG9TzpgQGftn1AxYtaXFwrhgZJ2YEKqsglNGCTZDXntUOJXRLIBO3mtmb1pYXDTk/s72-c/Achi.PNG
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2024/05/jogos-matematicos-africanos-achi.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2024/05/jogos-matematicos-africanos-achi.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo