A Matemática é a ciência mais antiga que existe, surgindo desde o início da humanidade (na África Oriental) e está inserida em todas as áreas do conhe
A Matemática é a ciência mais antiga que existe, surgindo desde o início da humanidade (na África Oriental) e está inserida em todas as áreas do conhecimento humano. Ao passo que é importante, é um componente curricular muito temido pelos estudantes. Exaustivas fórmulas abstratas não permitem que os estudantes assimilem e compreendam a Matemática, por isso a importância dos jogos na educação matemática. Para contemplar a Lei 10.639/03, ensina-se Matemática por meio de sua história, na qual surgiu e se desenvolveu em África, bem como os primeiros jogos matemáticos. Dessa forma, aumenta-se a autoestima dos estudantes, seja com a representatividade inclusive na Matemática, seja com o protagonismo e a busca de soluções com o ensino matemático por meio dos jogos, valorizando as formas de pensar e calcular de nossos estudantes.
Jogo Achi Fonte: https://boardgamegeek.com/boardgame/28931/achi - Acesso em 30/05/2024 |
Kemet (conhecido por nós como Egito, país localizado no nordeste da África), além de ser responsável pela Matemática que ensinamos e aprendemos na educação básica, é berço do primeiro jogo de tabuleiro registrado pela humanidade, o Senet (3 500 a.E.C.), que significa “jogo de passagem da alma para o outro mundo”, simbolizando a luta da alma contra o mal. O jogo envolve muita estratégia e raciocínio lógico, além de elementos de Geometria na confecção do tabuleiro.
Jogo Senet Fonte: https://historiadogamao.wordpress.com/2018/04/12/senet/ - Acesso em 30/05/2024 |
Neste texto, conheceremos outro jogo que também envolve estratégia, raciocínio lógico e geometria, oriundo da República de Gana, país da África Ocidental. Gana faz divisas com Togo, Burkina Fasso e Costa do Marfim. Sua capital e maior cidade é Acra, e a língua oficial é o inglês, seguido pelas línguas regionais, como o kwa e o gur. Possui mais de 27 milhões de habitantes, compostos pelos grupos étnicos: acãs (44%), móssi-dagombas (16%), euês (13%) e gás (8%), entre outros. A religião mais praticada é o protestantismo (24%), seguido pelas crenças tradicionais (22%), islamismo (20%), cristianismo independente (16%) e outros cristãos (14%). A moeda oficial é o Cedi. Na economia, Gana é o maior produtor de cacau no mundo, e um grande exportador de ouro, diamantes, petróleo, manganês, bauxita e madeira.
República de Gana Fonte: https://www.matematicaefacil.com.br/2021/07/paises-do-continente-africano-gana.html - Acesso em 30/05/2024 |
Jogo Achi
Achi é um jogo de tabuleiro em formato quadrado 3x3 que envolve muita estratégia e raciocínio lógico. É um dos jogos mais tradicionais de Gana, geralmente jogado com pedras pelas crianças. Algumas fontes apontam que o jogo é mais popular com o povo Asante, oriundo do antigo Império Axante, que hoje mantém tradições ancestrais e que também contém muita Matemática e Filosofia, como os símbolos Adinkra e o Tecido Kente. Além dos conceitos matemáticos do jogo, é possível realizar um trabalho interdisciplinar apresentando o país Gana, cultura, dados estatísticos, etc., além de apresentar a história de reinos e impérios e práticas ancestrais, como os Adinkra e o Kente.
Jogo Achi Fonte: https://sellyouov.shop/product_details/7250055.html - Acesso em 30/05/2024 |
Há duas versões do jogo, sendo uma versão conhecida como Tapatan (versão das Filipinas) que é jogado com 6 peças (3 para cada pessoa). Apresentaremos aqui a versão ganesa, que é jogado com 8 peças (4 para cada pessoa). É bem parecido com o Jogo da Velha e o Tic-Tac-Toe, em que o formato do tabuleiro e o objetivo é o mesmo: alinhar 3 peças na fileira horizontal, vertical ou diagonal. A diferença do Achi é que sempre há uma pessoa vencedora, ou seja, o jogo “não dá velha”, como conhecemos no tradicional Jogo da Velha. Estudos mostram que a origem desse tipo de jogo de tabuleiro surgiu no Egito por volta de 1 300 a.E.C., foi difundido em Roma (se apropriando após invadir o Egito) e há versões em diversas partes do mundo.
A Matemática inicia-se com geometria, grandezas e medidas na construção do tabuleiro, que pode ser construído em qualquer tamanho, seja em centímetros ou metros. O tabuleiro 3 x 3 contém uma área de 9 quadrados, formando no total um quadrado maior. Há linhas verticais, horizontais, paralelas, concorrentes e perpendiculares. Pode-se trabalhar alguns polígonos, como quadrado, retângulo e alguns tipos de triângulos, além de ângulos, vértices e ponto médio. Ponto, reta e plano, conceitos mais básicos de geometria, são essenciais também no tabuleiro do Achi, que pode ser trabalhado desde o ciclo de Alfabetização. Raciocínio lógico, agilidade, pensamento crítico, lateralidade, estratégia, antecipação, coordenadas, entre outros conceitos matemáticos fazem parte do jogo.
Jogo Achi Fonte: https://br.pinterest.com/pin/60235713755002864/ - Acesso em 30/05/2024 |
Pode-se trabalhar a sustentabilidade utilizando materiais recicláveis na confecção do tabuleiro e utilizar tampinhas de garrafas para serem as peças do jogo.
Regras:
Conforme já dito, o objetivo do jogo é alinhar 3 peças na fileira horizontal, vertical ou diagonal, semelhante ao Jogo da Velha. Também já dito, o jogo tem um final, portanto, “não dá velha”.
Lembrando que cada jogador (a) utiliza 4 peças / tampinhas da mesma cor entre si, sendo cores diferentes entre eles (as) para diferenciar cada oponente.
O jogo inicia com o tabuleiro vazio, no qual, cada jogador (a) vai colocando as tampinhas no tabuleiro alternadamente, semelhante ao Tsoro Yematatu, tentando fazer o alinhamento de 3 peças. Após todos (as) colocarem suas 4 peças no tabuleiro e caso ninguém conseguir alinhar as peças para vencer o jogo, continua-se movendo as peças sem tirar do tabuleiro e seguindo as linhas até conseguir o alinhamento de 3 peças, semelhante ao jogo Shisima, sem pular / saltar as peças. Quem alinhar 3 peças primeiro, vence o jogo. Algumas fontes apontam que, quando a pessoa vence o jogo, grita “Achi”!
Jogo Achi Fonte: https://www.amazon.com/Achi-Strategy-peg-Game-Ghana/dp/B08B5FZNXN - Acesso em 30/05/2024 |
Material necessário:
1 Tabuleiro
8 fichas: 4 escuras e 4 claras
(podem ser tampinhas de garrafas, peças de damas ou de outro jogo)
Adquira seu livro: A Origem Africana da Matemática
Conheça a história escondida da Matemática, na qual o epistemicídio e o racismo científico camuflam e apontam como única, confinando a origem da Matemática e toda a ciência na Grécia e outros países europeus.
África é muito além do berço da humanidade, mas também da Matemática, medicina, tecnologia, astronomia, calendário, engenharia, e de diversas áreas do conhecimento humano. O livro é um mergulho aprofundado na História da Matemática no qual a sua origem e desenvolvimento é oriundo dos territórios do continente africano. Ao passo que apresenta os artefatos e fatos da história, o livro perpassa por alguns países como África do Sul, Egito, República Democrática do Congo, Líbia e Mali.
O livro “A Origem Africana da Matemática” inicia com uma elucidação sobre a Lei 10.639/03 que insere o ensino sobre África e povos afro-brasileiros nos currículos escolares, assim como uma breve teoria sobre decolonialidade, Etnomatemática e Afroetnomatemática. Apresenta a estrutura mais antiga da humanidade, oriunda da astronomia, os objetos que provam a origem e desenvolvimento da Matemática, além das primeiras universidades (todas são do continente africano) e alguns reinos e impérios africanos.
Adquira seu livro com a Editora Ananse: https://editorananse.com.br/produtos/a-origem-africana-da-matematica-jefferson-todao/
Surpreenda-se com os saberes não revelados de nossos ancestrais!
COMENTE ESTE POST: