Novidades

Países do Continente Africano: Marrocos

Postado por Matemática é Fácil! - 12 de maio de 2021 Sem comentários

Com o objetivo de expandir o nosso conhecimento sobre o Continente Africano, vamos compartilhar um pouco (e aos poucos) sobre cada um dos 54 países desse continente. Hoje, conheceremos um pouco sobre o MARROCOS.

Países do Continente Africano: Marrocos
Sou colecionador de camisas de futebol, e atualmente, estou iniciando a coleção de seleções de países do Continente Africano. A cada camisa adquirida, sempre compartilho em minhas redes sociais um pequeno resumo sobre o país referente a camisa postada. Então, pensei em compartilhar com mais pessoas por este blog, com a vantagem de poder colocar mais fotos.

Mas, qual o motivo de um blog sobre Matemática compartilhar informações sobre países do Continente Africano? O motivo é simples: assim como a humanidade, a Matemática iniciou e se desenvolveu na África!

Países do Continente Africano: Marrocos


Neste blog, já temos alguns artigos sobre o assunto, que você pode conferir clicando no próprio assunto citado abaixo:



No Instagram, atualizamos sempre publicações sobre África, a Matemática no Continente Africano, cursos sobre Educação antirracista, entre outros.


Mas, porquê estudar a Matemática no Continente Africano? Aliás, porquê estudar a História da África?

  •  África é o berço da humanidade e foi em África que o ser humano inventou a Matemática, o fogo, a escrita, a astronomia, o calendário, a engenharia, a medicina, a filosofia, entre diversos outros ramos da ciência e do conhecimento humano;

  • Brasil é o 2º país de maior população negra do mundo, atrás somente da Nigéria;

  •  No Brasil, aproximadamente, 56% das pessoas são pretas e pardas;

  •  África é o continente que mais contribuiu para a formação do Brasil (seja na sociedade ou na cultura), portanto, para compreender a história do Brasil, é necessário conhecer a história da África;

  •  Descolonizar o pensamento que os povos europeus impuseram ao mundo, apagando os conhecimentos sociais, culturais, matemáticos e científicos dos povos africanos;

  •  Desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social, descoberta e utilizada desde o início da humanidade, na África;

  •  Cumprir a lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares.

Alguns dados sobre a África:


  •  3º maior continente em extensão territorial = 30 milhões de km²;

  •  2º continente mais populoso do mundo = 1,2 bilhões de habitantes;

  •  Ocupa 20% da área continental do planeta Terra.


Conheça a história dos povos africanos por meio dos jogos matemáticos! Participe do nosso curso: Jogos Matemáticos do Continente Africano.


Países do Continente Africano: Marrocos


O curso será realizado online via Google Meet, no dia 10/06/2021, das 19h às 21h. 

Faça já a sua inscrição: http://bit.ly/cursojogosmat        



Países do Continente Africano: Marrocos


Países do Continente Africano: Marrocos


Reino do Marrocos é um país do noroeste da África banhado pelo Oceano Atlântico e o Mar Mediterrâneo, na região chamada Magrebe. Com altitude média de 800 metros, o território compreende as principais cordilheiras e as maiores planícies do norte da África, ou seja, tem um interior montanhoso, grandes extensões de deserto e um longo litoral.

Países do Continente Africano: Marrocos


O nome Marrocos é derivado de Marraquexe (cidade imperial e capital de alguns impérios, principalmente dos almorávidas). Hoje, Marrakech é um ponto de referência da política, cultura e turismo (a 2ª maior economia do país, atrás da indústria de fosfato). A economia do país é uma das melhores da África, onde é o maior exportador mundial de fosfato e equipamentos petrolíferos (Marrocos possui grandes reservas de petróleo no deserto do Saara). Ferro, carvão, manganês, chumbo e zinco também se destacam. O turismo se destaca na herança histórica e cultural. A agricultura também é muito importante na economia do país, com destaques para o trigo, cevada, milho, batata, uva, cana-de-açúcar e beterraba açucareira.

Países do Continente Africano: Marrocos

 
Devido a sua rica biodiversidade, é grande o comércio de animais e plantas (alimentação e medicinais). A cultura tem destaque nos edifícios históricos, na cozinha, música e artesanato. O zellige é um dos maiores tesouros do Marrocos, que é uma espécie de azulejo com padrões geométricos que surgiu com os mouros no século X. As formas geométricas foram uma forma encontrada pelos artistas para evitar a representação de seres vivos, proibida pela religião islâmica.

Países do Continente Africano: Marrocos

 
Os primeiros habitantes surgiram há 700.000 anos, no Paleolítico Inferior, pelos caçadores-coletores. Após, a região foi habitada pelas populações berberes, fenícios, cartagineses romanos, vândalos, bizantinos, árabes, espanhóis e franceses. Atualmente, a população marroquina é formada por 65% de árabes, 33% de berberes e 2% de outras etnias.

Países do Continente Africano: Marrocos

 
Marrocos faz divisas com Argélia, Mauritânia e o Saara Ocidental, no qual reivindica o território como sua província. Possui mais de 33 milhões de habitantes, que falam as línguas árabe (oficial), berbere, francês e espanhol. O islamismo é a religião predominante (98,6%), a moeda é o Dirhan Marroquino e a capital é Rabat. A novela O Clone e o filme Casablanca, foram gravados no Marrocos.

Países do Continente Africano: Marrocos



Países do Continente Africano: Marrocos


O futebol é o esporte mais popular do Marrocos, mas também são praticados o basquete, handebol, rugby. Possui medalhas olímpicas no atletismo (6 de ouro, 5 de prata e 7 de bronze) e no boxe (3 de bronze). A Seleção Marroquina de Futebol participou das Copas do Mundo de 1970, 1986, 1994, 1998 e 2018. Nos Jogos da Francofonia possui uma medalha de ouro (2001), uma de prata (1989) e uma de bronze (2005). Foi campeã da Copa das Nações Africanas (1976) e da Copa das Nações Árabes (2012).

Países do Continente Africano: Marrocos

 
 
Países do Continente Africano: Marrocos





 

 






Sem comentário no artigo " Países do Continente Africano: Marrocos "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.