Grandes Matemáticos: Euclides de Alexandria

Estudos comprovam e já sabemos por meio deste blog que África é o berço da humanidade, da filosofia, da medicina, da astronomia.

Estudos comprovam e já sabemos por meio deste blog, que África é o berço da humanidade, da filosofia, da medicina, da astronomia, e de diversos ramos do conhecimento humano, inclusive a Matemática.

Grandes Matemáticos: Euclides de Alexandria

Livro: Os Elementos. Autor: Euclides de Alexandria. Fonte: https://www.obaricentrodamente.com/2013/11/euclides-e-geometria-dedutiva.html - Acesso em 20/05/2023

Mesmo assim, o eurocentrismo ainda é totalmente forte e presente no ambiente escolar, principalmente na Matemática, no qual a Rainha das Ciências é atribuída como exclusividade do povo grego. Também é provado que os mais conhecidos gregos, como Tales, Pitágoras, Sócrates, Platão, Aristóteles, entre diversos outros aprenderam tudo no Egito, país localizado na região nordeste do continente africano.

Mas, o legado roubado não aparece somente na atribuição grega de todos os campos do conhecimento humano, o que é uma hipocrisia, né, Hipócrates? Mas também no apagamento da identidade dos povos africanos, principalmente do Egito e da Líbia. Teodoro e Eratóstenes de Cirene (Líbia) e os egípcios Cláudio Ptolomeu, Abu-Kamil, Hipátia e Euclides de Alexandria são pessoas de extrema importância na História da Matemática e são registradas nos livros sobre o tema como pessoas gregas. Euclides é o maior nome dessa história, autor do livro mais importante da História da Matemática: Os Elementos. O livro matemático mais importante do mundo e o segundo mais vendido da história mundial (perde somente para a Bíblia) é egípcio, portanto, é africano.

Grandes Matemáticos: Euclides de Alexandria

Euclides de Alexandria. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Euklid-von-Alexandria_1.jpg - Acesso em 20/05/2023

A chamada Geometria Euclidiana, em homenagem a Euclides, domina 100% dos estudos de Geometria no ensino básico e quase sua totalidade no ensino superior. O ramo da Geometria mais importante da história mundial não é grega, como todo mundo diz, e sim egípcia / africana. Lembrando que a Geometria, assim como a Matemática, foi inventada e desenvolvida nos países da África. Entre 77 e 80 mil anos, foi encontrado na África do Sul (divisa com Essuatíni), o objeto mais antigo da humanidade que contém Geometria: o Ocre de Blombos

Lembrando também que o nome Geometria geo = terra, metria = medida ou medir, veio do Egito, e esse ramo da ciência foi todo desenvolvido no mesmo território africano, seja nas demarcações de terra, seja nas construções das pirâmides e diversos monumentos, seja na Geometria dedutiva (no qual só consideram o povo grego) registrada em diversos papiros egípcios. Inclusive, o famoso Teorema do Triângulo Retângulo, atribuído erroneamente a Pitágoras, foi encontrado no Papiro Cairo. Neste blog, temos dois artigos referentes aos papiros egípcios, com o Papiro de Ahmes  e o Papiro de Moscou. Continuando, o célebre livro "Os Elementos" também foi escrito no Egito.

A seguir, conheceremos um pouco do trabalho do grande gênio Euclides de Alexandria. Como há diversas obras a respeito de sua vida, faremos um pequeno resumo para lembrar que esse grande matemático foi uma pessoa africana, nascida num país localizado no continente africano, havendo a impossibilidade de ser grego.

Euclides de Alexandria, nasceu provavelmente no bairro de Racótis, cidade de Alexandria, Egito, África, por volta do ano 330 a.e.c., conforme relata Flower (2010, p. 28), que estudou minuciosamente sobre a Universidade (a primeira do mundo), a Biblioteca e o Museu de Alexandria, assim como a história da cidade. Os livros de História da Matemática dizem desconhecer seu local de nascimento (será que é proposital, sendo parte do projeto de poder eurocêntrico?).

Euclides é considerado o “Pai da Geometria”, e sua obra mais célebre foi o livro “Os Elementos”, um conjunto com 13 livros na época, 13 rolos de papiros, que, de acordo com Garbi (2006, p. 49), “o mais antigo livro de Matemática ainda em vigor nos dias de hoje, uma obra que somente perde para a Bíblia em número de edições e, para muitos, o mais influente livro matemático de todos os tempos.” Ou seja, o livro mais antigo e mais importante na história da Matemática, o segundo livro mais vendido no mundo, foi escrito por um africano e em solo africano.

Grandes Matemáticos: Euclides de Alexandria
Papiro do livro “Os Elementos, de Euclides”. Fonte: http://recursostic.educacion.es/descartes/web/materiales_didacticos/homotecia_y_semejanza_aplicaciones_naji/euclides.html - Acesso em 12/11/2022

"Reconhece-se que alguns intelectuais no Egito, mais ou menos catorze séculos antes, já eram muito bons em matemática, como o Papiro de Ahmes (c. 1700 a.C.) demonstra, mas eles davam mais ênfase à aritmética e à álgebra do que à geometria, embora soubessem calcular a área do quadrado e do triângulo e tivessem formulado uma excelente regra para obter a área do círculo, subtraindo um nono do diâmetro e elevando ao quadrado o resto." (FLOWER, 2010, p. 28)

Sobre os 13 livros que compõem Os Elementos, a maior parte dos teoremas composto no livro foram descobertos por outras pessoas (provavelmente vindo dos antigos papiros egípcios), e outros teoremas foram originais do autor. Garbi (2006, p. 49) diz que “o toque de gênio de Euclides está não na descoberta de teoremas, mas na organização lógica com que os apresentou e provou de forma rigorosa e concatenada, preenchendo as lacunas deixadas por outros”. Apesar de ser considerada a “Bíblia da Geometria”, no qual tudo que estudamos no ensino básico vem da “Geometria Euclidiana”, Os Elementos também possuem capítulos de Álgebra e Aritmética.

Grandes Matemáticos: Euclides de Alexandria

Livro: Os Elementos. Autor: Euclides de Alexandria. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Euclid%27s_Elements_1573_Edition.JPG. Autor: Hzenilc. Acesso em 03/01/2023.

Apesar desta ser sua obra mais conhecida, Euclides de Alexandria também escreveu sobre: Cônicas, Óptica, Fenômenos (sobre Astronomia), Superfícies que são Lugares Geométricos, Elementos de Música, Porismos, Dados, Falácias, e Sobre Divisões de figuras. Flower (2010, p. 28) diz que “é graças a Euclides, autor de Elementos, Dados, Ótica, Sobre as divisões e Fenômenos que sabemos algo sobre seus conceitos matemáticos”, fazendo uma comparação com Pitágoras, no qual “nenhuma de suas obras subsiste”.

Referências bibliográficas

BOYER, Carl B.; MERZBACH, Uta C. História da Matemática. São Paulo, Blucher, 2012.

EVES, Howard. Introdução à história da matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2004.

FLOWER, Derek Adie. Biblioteca de Alexandria – As histórias da maior biblioteca da Antiguidade. São Paulo: Nova Alexandria, 2010.

GARBI, Gilberto Geraldo. A Rainha das Ciências: um passeio histórico pelo maravilhoso mundo da Matemática. São Paulo: Livraria da Física, 2006.

Países do Continente Africano: Egito. https://www.matematicaefacil.com.br/2021/03/paises-do-continente-africano-egito.html