$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

A Matemática no Continente Africano: O Osso de Lebombo

COMPARTILHE:

Como já sabemos, África vai muito além de ser o berço da humanidade. É também da Matemática, das ciências, da medicina, da filosofia, da engenharia e

Como já sabemos, África vai muito além de ser o berço da humanidade. É também da Matemática, das ciências, da medicina, da filosofia, da engenharia e de diversos outros ramos do conhecimento humano.

A Matemática no Continente Africano: O Osso de Lebombo
Osso de Lebombo. Fonte: https://www.matematicaefacil.com.br/2016/07/matematica-continente-africano-osso-ishango.html. Acesso em 29/12/2023.


Muitas pessoas me perguntam como é a Matemática Africana, creio que no intuito de folclorizar os saberes e fazeres de nossas irmãs e irmãos do continente mãe. Assim como os povos indígenas de todas as partes do planeta fazem a Matemática de sua maneira de acordo com a aldeia em que vivem, assim como nós e as pessoas moradoras das cidades também fazemos Matemática de diversas formas, os povos africanos também matematizam de acordo com as milhares de regiões e etnias existentes.

Respondendo ao questionamento acima, não existe Matemática Africana, mas sim, a nossa Matemática é Africana! A Rainha das Ciências é uma construção humana, inventada e desenvolvida por nossos ancestrais desde os primórdios da humanidade na África Oriental. Desenvolvida ao longo dos tempos de acordo com as necessidades sociais. Porém, tudo que estudamos na educação básica estão comprovados em diversos objetos considerados matemáticos, onde os mais antigos e os mais importantes são oriundos dos países do continente africano.

O Osso de Lebombo 

Neste blog temos registrados alguns desses objetos, como o Ocre de Blombos, o Osso de Ishango, e os papiros de Ahmes e de Moscou. Porém, ainda não tínhamos nada específico sobre o objeto matemático mais antigo da humanidade: O Osso de Lebombo, datado aproximadamente de 35 mil anos a.e.c., no Paleolítico Inferior.

Osso de Lebombo. Fonte: http://www.taneter.org/math.html. Acesso em 28/07/2021. Acesso em 29/12/2023.


Descoberto na Border Cave (Caverna da Fronteira), nos Montes Libombos (ou Montanhas Lebombo), no extremo nordeste de KwaZulu-Natal, entre a África do Sul e Essuatíni, o osso, ou uma fíbula de babuíno, tem 7,7 centímetros com 29 entalhes. Assemelha-se aos bastões calendário utilizados antigamente e ainda hoje pelo povo San, um dos povos mais antigos do planeta Terra, encontrados na África do Sul, Angola, Botsuana e Namíbia.

A Matemática no Continente Africano: O Osso de Lebombo
Povo San. Fonte: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Bosquimanos-Grassland_Bushmen_Lodge,_Botswana_06.jpg. Autor: Mopane Game Safaris. Acesso em 29/12/2023.


Acredita-se que o Osso de Lebombo era usado para calcular números e medir a passagem do tempo, os ciclos lunares e o controle do ciclo menstrual das mulheres, já que um mês no calendário lunar dura aproximadamente 29 dias e 12 horas (em alguns lugares, conta-se 29 dias em um mês e 30 dias no outro), e no Osso de Lebombo há 29 entalhes. Assim, acredita-se que as mulheres do continente africano foram as primeiras matemáticas da história, já que calculavam seu ciclo menstrual por meio do calendário lunar.

O Osso de Lebombo é o início do desenvolvimento da escrita, do pensamento e dos cálculos matemáticos. Podemos reparar que os seres humanos iniciam sua escrita matemática, sua forma de contagem, semelhante a esse osso. Tanto os Ossos de Lebombo e Ishango, quanto os papiros egípcios são uma continuidade do desenvolvimento matemático oriundo de nossos ancestrais. Ao longo dos tempos, os sul-africanos, os ishangoenses e demais congoleses, assim como núbios, etíopes, entre outros, chegaram em Kemet (Egito) e contribuíram com o esplendor do desenvolvimento na Matemática e demais ciências. Lembrando, mais uma vez, que toda a Matemática que estudamos na educação básica estão registrados nesses documentos, principalmente nos diversos papiros egípcios e lá encontramos diversos cálculos que hoje levam nomes de teoremas de homens europeus, mesmo registrado nesses papiros muito tempo antes.

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: A Matemática no Continente Africano: O Osso de Lebombo
A Matemática no Continente Africano: O Osso de Lebombo
Como já sabemos, África vai muito além de ser o berço da humanidade. É também da Matemática, das ciências, da medicina, da filosofia, da engenharia e
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_QDctHgWdb75VIiOQ4oco0ujVLZBI7K-pgioxm2GQm8cTQUaPdNYQHgxI0Ar5JxDTc-rsXzNf3j24uUlayzTqW9f_Z9NiD0HEeAtpLxPu59JDhDQKOgWx1NkX-9tm-_igZIXVPshQW_Dj0-N8CidSaxPn_Bni26z0LH_qVNPKzgi8lcotRPAJoAFPQIOl/s16000/osso%20lebombo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi_QDctHgWdb75VIiOQ4oco0ujVLZBI7K-pgioxm2GQm8cTQUaPdNYQHgxI0Ar5JxDTc-rsXzNf3j24uUlayzTqW9f_Z9NiD0HEeAtpLxPu59JDhDQKOgWx1NkX-9tm-_igZIXVPshQW_Dj0-N8CidSaxPn_Bni26z0LH_qVNPKzgi8lcotRPAJoAFPQIOl/s72-c/osso%20lebombo.jpg
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2023/12/matematica-continente-africano-osso-lebombo.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2023/12/matematica-continente-africano-osso-lebombo.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo