$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi

COMPARTILHE:

Antes de falar sobre o grande matemático Al-Khowarizmi, precisamos relembrar um pouco sobre a História da Matemática e todo o contexto da época em que ele viveu.

O desenvolvimento da Matemática entre os povos antigos 


Antes de falar sobre o grande matemático Al-Khowarizmi, precisamos relembrar um pouco sobre a História da Matemática e todo o contexto da época em que ele viveu.

Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi


Em alguns artigos deste blog já abordamos sobre a História da Matemática, entre eles: 



Além desses artigos, temos diversos outros, entre eles uma série chamada “A Matemática no Continente Africano” e a série “Grandes Matemáticos”, no qual esse aqui sobre Al-Khowarizmi também faz parte. 

Quando falamos em História da Matemática, no princípio, abordamos desde o homem pré-histórico até a nossa primeira civilização, os egípcios. Após os egípcios, surgiram outras civilizações, que se desenvolveram às margens de grandes rios e dependiam essencialmente da agricultura. 

Para a organização das atividades agrícolas era necessário, antes de mais nada, dividir as terras e calcular a extensão que caberia a cada agricultor. A partir desses problemas, desenvolveram-se as primeiras noções de geometria e de medidas de áreas. Por outro lado, avaliar a quantidade de cereais produzidas, distribuir os grãos entre a população, comercializar os produtos agrícolas eram atividades que exigiam um sistema de numeração e técnicas de cálculo. Então, assim como os egípcios, as outras civilizações desenvolveram seus próprios símbolos (escrita, números e desenhos). É importante observar que estas civilizações não vieram umas depois das outras. Pelo contrário, muitas coexistiram durante séculos e, embora localizadas em regiões diferentes, mantiveram contato umas com as outras. Com exceção dos maias, que habitavam a América, as civilizações da Europa, Oriente e Oriente Médio trocavam mercadorias e conhecimentos. 


Segundo o site educar.sc.usp.br 

“O intercâmbio cultural envolveu também os conhecimentos matemáticos daqueles povos e se refletiu nas suas maneiras de contar e escrever os números. A história dos sistemas de numeração desenvolvidos por nossos antepassados muitas vezes se confunde com a própria história de seus criadores. As condições em que as civilizações do passado surgiram e evoluíram levaram ao desenvolvimento de conhecimentos práticos que constituíram o embrião de nossos amplos e diversificados conhecimentos atuais, em todas as áreas. Assim, a Matemática desenvolveu-se, inicialmente, a partir do modo de vida e das necessidades do dia-a-dia daqueles povos.” 


Veja abaixo as civilizações mais importantes, e o período de maior desenvolvimento: 


Egípcios: 4500 a.C. à 300 a.C. 

Mesopotâmicos: 3500 a.C. à 500 a.C. 

Chineses: 2200 a.C. até hoje. 

Hindus: 2000 a.C. à 700 d.C. 

Gregos: 1100 a.C. à 400 d.C. 

Romanos: 500 a.C. à 500 d.C. 

Maias: 300 d.C. à 1600 d.C. 


Neste artigo, destacaremos as civilizações Hindu e Árabe. 


Por conter imagens e fórmulas matemáticas, o artigo está anexo em PDF. A vantagem é que dá para você salvar e estudar em qualquer lugar. 


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi
Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi
Antes de falar sobre o grande matemático Al-Khowarizmi, precisamos relembrar um pouco sobre a História da Matemática e todo o contexto da época em que ele viveu.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX3XFK6wF5KCuQ6JWthYt5icEWmtG-Gafr4yWRt4ABhSMnq13e36EnxIwf3gG-kwJMtqUxaeS7SwsV3g-ht6J3VVc1UIXrHfPsD_I_9uMbig4-gqbapzvKgZeYzMwe2DRK3Kg7EdPtVq6f/s1600/Grandes+Matem%25C3%25A1ticos+-+Al-Khowarizmi.PNG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX3XFK6wF5KCuQ6JWthYt5icEWmtG-Gafr4yWRt4ABhSMnq13e36EnxIwf3gG-kwJMtqUxaeS7SwsV3g-ht6J3VVc1UIXrHfPsD_I_9uMbig4-gqbapzvKgZeYzMwe2DRK3Kg7EdPtVq6f/s72-c/Grandes+Matem%25C3%25A1ticos+-+Al-Khowarizmi.PNG
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2018/08/grandes-matematicos-al-khowarizmi.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2018/08/grandes-matematicos-al-khowarizmi.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo