Novidades

Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi

Postado por Jefferson Santos - 21 de agosto de 2018 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!

O desenvolvimento da Matemática entre os povos antigos 


Antes de falar sobre o grande matemático Al-Khowarizmi, precisamos relembrar um pouco sobre a História da Matemática e todo o contexto da época em que ele viveu.

Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi


Em alguns artigos deste blog já abordamos sobre a História da Matemática, entre eles: 



Além desses artigos, temos diversos outros, entre eles uma série chamada “A Matemática no Continente Africano” e a série “Grandes Matemáticos”, no qual esse aqui sobre Al-Khowarizmi também faz parte. 

Quando falamos em História da Matemática, no princípio, abordamos desde o homem pré-histórico até a nossa primeira civilização, os egípcios. Após os egípcios, surgiram outras civilizações, que se desenvolveram às margens de grandes rios e dependiam essencialmente da agricultura. 

Para a organização das atividades agrícolas era necessário, antes de mais nada, dividir as terras e calcular a extensão que caberia a cada agricultor. A partir desses problemas, desenvolveram-se as primeiras noções de geometria e de medidas de áreas. Por outro lado, avaliar a quantidade de cereais produzidas, distribuir os grãos entre a população, comercializar os produtos agrícolas eram atividades que exigiam um sistema de numeração e técnicas de cálculo. Então, assim como os egípcios, as outras civilizações desenvolveram seus próprios símbolos (escrita, números e desenhos). É importante observar que estas civilizações não vieram umas depois das outras. Pelo contrário, muitas coexistiram durante séculos e, embora localizadas em regiões diferentes, mantiveram contato umas com as outras. Com exceção dos maias, que habitavam a América, as civilizações da Europa, Oriente e Oriente Médio trocavam mercadorias e conhecimentos. 


Segundo o site educar.sc.usp.br 

“O intercâmbio cultural envolveu também os conhecimentos matemáticos daqueles povos e se refletiu nas suas maneiras de contar e escrever os números. A história dos sistemas de numeração desenvolvidos por nossos antepassados muitas vezes se confunde com a própria história de seus criadores. As condições em que as civilizações do passado surgiram e evoluíram levaram ao desenvolvimento de conhecimentos práticos que constituíram o embrião de nossos amplos e diversificados conhecimentos atuais, em todas as áreas. Assim, a Matemática desenvolveu-se, inicialmente, a partir do modo de vida e das necessidades do dia-a-dia daqueles povos.” 


Veja abaixo as civilizações mais importantes, e o período de maior desenvolvimento: 


Egípcios: 4500 a.C. à 300 a.C. 

Mesopotâmicos: 3500 a.C. à 500 a.C. 

Chineses: 2200 a.C. até hoje. 

Hindus: 2000 a.C. à 700 d.C. 

Gregos: 1100 a.C. à 400 d.C. 

Romanos: 500 a.C. à 500 d.C. 

Maias: 300 d.C. à 1600 d.C. 


Neste artigo, destacaremos as civilizações Hindu e Árabe. 


Por conter imagens e fórmulas matemáticas, o artigo está anexo em PDF. A vantagem é que dá para você salvar e estudar em qualquer lugar. 


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!




Jefferson Santos

É autor e criador do blog Matemática é Fácil! Sou graduado em Matemática, pós graduado em Administração de Finanças e Banking, pós graduado de Formação em Educação a Distância (EAD) e graduado em Pedagogia.
Facebook | Twitter |

Sem comentário no artigo " Grandes Matemáticos - Al-Khowarizmi "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.