Novidades

Breve História da Matemática

Postado por Matemática é Fácil! - 12 de abril de 2014 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!

O que é Matemática?


Palavra de origem grega, máthẽma significa ciência, conhecimento, aprendizagem; mathẽmatikós significa apreciador do conhecimento. Existem muitas definições para Matemática, entre elas: “A Matemática é a ciência da quantidade e das formas”; “Matemática é a classificação e o estudo de todos os possíveis padrões”; “Matemática é a ciência dos números”; “Eu não consigo definir o que é Matemática, mas quando a vejo reconheço-a imediatamente”. 

Breve História da Matemática

Como já vimos, a palavra Matemática tem origem grega, e foram com os gregos (1.100 a.C. a 400 d.C.), que a Matemática teve seu momento áureo. A Grécia antiga foi o berço da filosofia, da lógica e da ciência, e com isso, surgiu a grande necessidade do desenvolvimento matemático. Também foi lá que surgiram os grandes nomes da Matemática, como Tales de Mileto, Pitágoras, Arquimedes (considerado o maior matemático da antiguidade e um dos maiores de todos os tempos), Platão, Aristóteles, Euclides e muitos outros, além de ter a primeira e uma das mais importantes universidades e bibliotecas de nossa história, a de Alexandria. Daquele tempo até os dias atuais, todo conhecimento científico e matemático adquirido pela humanidade, vem graças aos gregos, e assim foram surgindo os grandes heróis da ciência, além dos já citados, como Isaac Newton, Descartes, Galileu, Einsten e muitos outros. 

Hoje a Matemática é conhecida como a Rainha das Ciências, pois é indispensável em todas elas, e sem ela não teríamos a grande evolução da humanidade, e como exemplo, a tecnologia. Pode-se afirmar que tudo é Matemática, desde a roupa que usamos, a casa que moramos e qualquer objeto foram feitos através de cálculos, além da mesma demonstrar os fenômenos da natureza. Não há exagero em afirmar que vivemos em um mundo altamente dependente da Matemática e que ela está presente em tudo à nossa volta, embora a maior parte das pessoas não se aperceba disso e, não raro, afirme detestá-la.

Breve História da Matemática


Quando pensamos em História da Matemática, geralmente a primeira pergunta é: “Quem inventou a Matemática?” “Quando, como e onde começou a Matemática?” Falar em História da Matemática é também falar da História da Humanidade e, sem exageros, da História do Universo, até porque, segundo a ciência, desde a sua origem com o Big Bang até as primeiras formas de vida na Terra chegando na humanidade, houveram diversos processos numéricos, espaciais, químicos e físicos. Mas, falando em seres humanos (que, segundo a ciência, teve sua origem na África), começando pelos Hominídeos a 6 milhões de anos, que viviam da caça de pequenos animais selvagens e das frutas e raízes que colhiam, tinham que adaptar seus instrumentos de pedra, madeira e osso de acordo com a necessidade. O Homo Habilis a 3 milhões de anos, aperfeiçoaram os machados e o Homo Erectus a 2 milhões de anos, dominou o fogo; o Homem de Neanderthal a 300 mil anos aquecia suas cavernas com fogo e cozia os animais que capturavam, além de registrar suas caçadas em pinturas murais elegantes e detalhadas. O Homo Sapiens (o novo homem) e logo após o Homo Sapiens Sapiens a 250 mil anos, substituiu as moradias em cavernas por estruturas móveis – barracas de peles de animais com cobertura de madeira – que podia levar consigo nas caçadas. 

Foi também na África descoberto o registro histórico mais antigo da humanidade (20 mil anos), atestando que o homem já era capaz de pensar numericamente. Esse objeto é conhecido como Osso de Ishango ou Bastão de Ishango, proveniente do vilarejo de mesmo nome, que fica no Congo, na divisa com Uganda. É um pequeno osso petrificado, de apenas 10 cm de comprimento e que trazia três séries de entalhes agrupados. O conceito de número e o processo de contar desenvolveram-se tão antes dos primeiros registros históricos, a mais ou menos 50 mil anos. O ser humano, mesmo nas épocas mais primitivas, tinha algum senso numérico, pelo menos ao ponto de reconhecer mais e menos quando se acrescentavam ou retiravam alguns objetos de uma coleção pequena, além de discenir o tamanho maior e menor, inclusive alguns animais são dotados desses sensos.

Breve História da Matemática
Osso ou Bastão de Ishango

Com o passar do tempo, o homem passou a cultivar a terra e criar animais, com isso, deixou a vida de nômade e construiu moradias fixas, formando as primeiras aldeias. Necessitando controlar seus rebanhos, verificando se perdeu ou se nasceram novos animais, a contagem era feita por meio de pedras, o que originou a palavra cálculo, do latim calculus significa pedra (lembrando que cálculo renal é a mesma coisa que pedra nos rins). Esse cálculo era feito um a um, ou seja, cada pedra correspondia a um animal. As contagens também eram feitas por meio de lascas em madeiras e ossos (como o de Ishango), nós em cordas ou até contar nos dedos, originando a palavra dígito, no latim digitus significa dedo. Após as aldeias transformaram-se em cidades e em grandes civilizações, necessitando de novos conhecimentos, como sobre terras e fertilidade, sementes, técnicas de plantio e colheita, calendários agrícolas, comércio, entre outros. Surgem as classes sociais, a propriedade, o Estado, a escrita e o número. As primeiras civilizações surgiram às margens dos rios, assim como a Mesopotâmia, onde habitaram os babilônios, assírios e sumérios (3.500 a.C. a 500 a.C.), sendo eles os primeiros a inventarem a escrita e o número. Pouco depois, os egípcios (4.500 a.C. a 300 a.C.) também criaram sua própria escrita e seus números, chamados hieróglifos. Naquela época, a Matemática era empírica ou indutiva, sendo utilizada somente pelas suas necessidades diárias. 

Com os números surgiram os sistemas de numeração e suas bases, como, por exemplo, a base 10 ou decimal usadas pelos egípcios, devido aos nossos dez dedos da mão, sistema o qual foram usados pela maioria das civilizações e que utilizamos até hoje. Os sumérios utilizavam a base 60 ou sexagesimal e, pelo que tudo indica, essa base é referência hoje para medir o tempo (1 hora tem 60 minutos, 1 minuto tem 60 segundos, portanto, 1 hora tem 360 segundos) e também para medir os ângulos, no seu total 360°. Após vieram os gregos com a Matemática dedutiva (o qual já citados anteriormente). Os chineses (após 2.200 a.C.) é a única civilização antiga que vive até hoje, inclusive seu calendário não é o cristão, é o mesmo desde sua fundação. Inventaram o ábaco, nossa primeira calculadora ou primeiro computador (computar significa calcular), e seu sistema também é decimal, mas isolado das correntes principais do desenvolvimento matemático. 

Os hindus (2.000 a.C. a 700 d.C.) foram muito importantes em nossa história, pois desenvolveram um sistema numérico que se tornou universalmente conhecido e utilizado até hoje: os algarismos indo-arábicos. Com a expansão do império árabe (séc. V e VI), muitos matemáticos foram pra lá devido a abertura da Casa da Sabedoria , um grande centro de estudos comparável à Biblioteca de Alexandria, entre eles o hindu Al-Khowarizmi. Foi ele que introduziu esse novo sistema de numeração, divulgados para o mundo pelos árabes, por isso o nome algarismo (devido à Al-Khowarizmi, cujo apelido era Algarismus) indo-arábico. Mas não foi tão fácil a aceitação desses algarismos, devido a grande influência da Europa Ocidental que utilizavam os números romanos. Surgiu assim, no Renascimento, a grande batalha entre os abacistas (que utilizavam os números romanos e calculavam com o ábaco) e os algoristas (que utilizavam os algarismos indo-arábicos e calculvam no papel como fazemos hoje), mas os últimos foram vencedores.

Breve História da Matemática
Alguns sistemas de numeração 


Daquela época em diante, houve um grande desenvolvimento científico e tecnológico que não serão citados aqui, mas chegamos onde estamos hoje e evoluindo mais, graças à Matemática. 

*Este texto é de minha autoria, fiz para introdução quando dei um treinamento sobre Matemática para professores numa ONG. Olhando algumas coisas no meu computador, acabei encontrando.



Sem comentário no artigo " Breve História da Matemática "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.