$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Breve História da Matemática

COMPARTILHE:

Este texto é de minha autoria, fiz para introdução quando dei um treinamento sobre Matemática para professores numa ONG. Olhando algumas coisas no meu computador, acabei encontrando.

O que é Matemática?


Palavra de origem grega, máthẽma significa ciência, conhecimento, aprendizagem; mathẽmatikós significa apreciador do conhecimento. Existem muitas definições para Matemática, entre elas: “A Matemática é a ciência da quantidade e das formas”; “Matemática é a classificação e o estudo de todos os possíveis padrões”; “Matemática é a ciência dos números”; “Eu não consigo definir o que é Matemática, mas quando a vejo reconheço-a imediatamente”. 

Breve História da Matemática

Como já vimos, a palavra Matemática tem origem grega, e foram com os gregos (1.100 a.C. a 400 d.C.), que a Matemática teve seu momento áureo. A Grécia antiga foi o berço da filosofia, da lógica e da ciência, e com isso, surgiu a grande necessidade do desenvolvimento matemático. Também foi lá que surgiram os grandes nomes da Matemática, como Tales de Mileto, Pitágoras, Arquimedes (considerado o maior matemático da antiguidade e um dos maiores de todos os tempos), Platão, Aristóteles, Euclides e muitos outros, além de ter a primeira e uma das mais importantes universidades e bibliotecas de nossa história, a de Alexandria. Daquele tempo até os dias atuais, todo conhecimento científico e matemático adquirido pela humanidade, vem graças aos gregos, e assim foram surgindo os grandes heróis da ciência, além dos já citados, como Isaac Newton, Descartes, Galileu, Einsten e muitos outros. 

Hoje a Matemática é conhecida como a Rainha das Ciências, pois é indispensável em todas elas, e sem ela não teríamos a grande evolução da humanidade, e como exemplo, a tecnologia. Pode-se afirmar que tudo é Matemática, desde a roupa que usamos, a casa que moramos e qualquer objeto foram feitos através de cálculos, além da mesma demonstrar os fenômenos da natureza. Não há exagero em afirmar que vivemos em um mundo altamente dependente da Matemática e que ela está presente em tudo à nossa volta, embora a maior parte das pessoas não se aperceba disso e, não raro, afirme detestá-la.

Breve História da Matemática


Quando pensamos em História da Matemática, geralmente a primeira pergunta é: “Quem inventou a Matemática?” “Quando, como e onde começou a Matemática?” Falar em História da Matemática é também falar da História da Humanidade e, sem exageros, da História do Universo, até porque, segundo a ciência, desde a sua origem com o Big Bang até as primeiras formas de vida na Terra chegando na humanidade, houveram diversos processos numéricos, espaciais, químicos e físicos. Mas, falando em seres humanos (que, segundo a ciência, teve sua origem na África), começando pelos Hominídeos a 6 milhões de anos, que viviam da caça de pequenos animais selvagens e das frutas e raízes que colhiam, tinham que adaptar seus instrumentos de pedra, madeira e osso de acordo com a necessidade. O Homo Habilis a 3 milhões de anos, aperfeiçoaram os machados e o Homo Erectus a 2 milhões de anos, dominou o fogo; o Homem de Neanderthal a 300 mil anos aquecia suas cavernas com fogo e cozia os animais que capturavam, além de registrar suas caçadas em pinturas murais elegantes e detalhadas. O Homo Sapiens (o novo homem) e logo após o Homo Sapiens Sapiens a 250 mil anos, substituiu as moradias em cavernas por estruturas móveis – barracas de peles de animais com cobertura de madeira – que podia levar consigo nas caçadas. 

Foi também na África descoberto o registro histórico mais antigo da humanidade (20 mil anos), atestando que o homem já era capaz de pensar numericamente. Esse objeto é conhecido como Osso de Ishango ou Bastão de Ishango, proveniente do vilarejo de mesmo nome, que fica no Congo, na divisa com Uganda. É um pequeno osso petrificado, de apenas 10 cm de comprimento e que trazia três séries de entalhes agrupados. O conceito de número e o processo de contar desenvolveram-se tão antes dos primeiros registros históricos, a mais ou menos 50 mil anos. O ser humano, mesmo nas épocas mais primitivas, tinha algum senso numérico, pelo menos ao ponto de reconhecer mais e menos quando se acrescentavam ou retiravam alguns objetos de uma coleção pequena, além de discenir o tamanho maior e menor, inclusive alguns animais são dotados desses sensos.

Breve História da Matemática
Osso ou Bastão de Ishango

Com o passar do tempo, o homem passou a cultivar a terra e criar animais, com isso, deixou a vida de nômade e construiu moradias fixas, formando as primeiras aldeias. Necessitando controlar seus rebanhos, verificando se perdeu ou se nasceram novos animais, a contagem era feita por meio de pedras, o que originou a palavra cálculo, do latim calculus significa pedra (lembrando que cálculo renal é a mesma coisa que pedra nos rins). Esse cálculo era feito um a um, ou seja, cada pedra correspondia a um animal. As contagens também eram feitas por meio de lascas em madeiras e ossos (como o de Ishango), nós em cordas ou até contar nos dedos, originando a palavra dígito, no latim digitus significa dedo. Após as aldeias transformaram-se em cidades e em grandes civilizações, necessitando de novos conhecimentos, como sobre terras e fertilidade, sementes, técnicas de plantio e colheita, calendários agrícolas, comércio, entre outros. Surgem as classes sociais, a propriedade, o Estado, a escrita e o número. As primeiras civilizações surgiram às margens dos rios, assim como a Mesopotâmia, onde habitaram os babilônios, assírios e sumérios (3.500 a.C. a 500 a.C.), sendo eles os primeiros a inventarem a escrita e o número. Pouco depois, os egípcios (4.500 a.C. a 300 a.C.) também criaram sua própria escrita e seus números, chamados hieróglifos. Naquela época, a Matemática era empírica ou indutiva, sendo utilizada somente pelas suas necessidades diárias. 

Com os números surgiram os sistemas de numeração e suas bases, como, por exemplo, a base 10 ou decimal usadas pelos egípcios, devido aos nossos dez dedos da mão, sistema o qual foram usados pela maioria das civilizações e que utilizamos até hoje. Os sumérios utilizavam a base 60 ou sexagesimal e, pelo que tudo indica, essa base é referência hoje para medir o tempo (1 hora tem 60 minutos, 1 minuto tem 60 segundos, portanto, 1 hora tem 360 segundos) e também para medir os ângulos, no seu total 360°. Após vieram os gregos com a Matemática dedutiva (o qual já citados anteriormente). Os chineses (após 2.200 a.C.) é a única civilização antiga que vive até hoje, inclusive seu calendário não é o cristão, é o mesmo desde sua fundação. Inventaram o ábaco, nossa primeira calculadora ou primeiro computador (computar significa calcular), e seu sistema também é decimal, mas isolado das correntes principais do desenvolvimento matemático. 

Os hindus (2.000 a.C. a 700 d.C.) foram muito importantes em nossa história, pois desenvolveram um sistema numérico que se tornou universalmente conhecido e utilizado até hoje: os algarismos indo-arábicos. Com a expansão do império árabe (séc. V e VI), muitos matemáticos foram pra lá devido a abertura da Casa da Sabedoria , um grande centro de estudos comparável à Biblioteca de Alexandria, entre eles o hindu Al-Khowarizmi. Foi ele que introduziu esse novo sistema de numeração, divulgados para o mundo pelos árabes, por isso o nome algarismo (devido à Al-Khowarizmi, cujo apelido era Algarismus) indo-arábico. Mas não foi tão fácil a aceitação desses algarismos, devido a grande influência da Europa Ocidental que utilizavam os números romanos. Surgiu assim, no Renascimento, a grande batalha entre os abacistas (que utilizavam os números romanos e calculavam com o ábaco) e os algoristas (que utilizavam os algarismos indo-arábicos e calculvam no papel como fazemos hoje), mas os últimos foram vencedores.

Breve História da Matemática
Alguns sistemas de numeração 


Daquela época em diante, houve um grande desenvolvimento científico e tecnológico que não serão citados aqui, mas chegamos onde estamos hoje e evoluindo mais, graças à Matemática. 

*Este texto é de minha autoria, fiz para introdução quando dei um treinamento sobre Matemática para professores numa ONG. Olhando algumas coisas no meu computador, acabei encontrando.

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,25,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,10,História da Matemática,51,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Breve História da Matemática
Breve História da Matemática
Este texto é de minha autoria, fiz para introdução quando dei um treinamento sobre Matemática para professores numa ONG. Olhando algumas coisas no meu computador, acabei encontrando.
https://1.bp.blogspot.com/-TEjxCKx6yE8/VNfmlpUOuDI/AAAAAAAAARw/0o359FK9MVw/s1600/breve-historia-da-matematica.png
https://1.bp.blogspot.com/-TEjxCKx6yE8/VNfmlpUOuDI/AAAAAAAAARw/0o359FK9MVw/s72-c/breve-historia-da-matematica.png
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/04/breve-historia-da-matematica_12.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2014/04/breve-historia-da-matematica_12.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo