Chamamos de Números Naturais, os números que utilizamos naturalmente em nosso cotidiano. O ser humano utiliza o sistema de contagem desde 4.000 anos a.C. e contava com paus, pedras e marcas em ossos, árvores e cavernas. Com a descoberta dos números pelas antigas civilizações, destacando-se o Egito (África), o ser humano começou a calcular números utilizados em seu cotidiano, ou seja, os números positivos. Utilizamos os números naturais a todo instante, desde quando despertamos e vemos a hora no relógio, o número de nossa casa, CEP de um endereço, telefone, placa de carro, entre outros.
O que é Matemática?
Inventada na África (continente com 54 países), desde o início na humanidade em nosso planeta, Matemática (palavra de origem grega, máthẽma) significa ciência, conhecimento, aprendizagem; mathẽmatikós significa apreciador do conhecimento. Existem muitas definições para Matemática, entre elas: “A Matemática é a ciência da quantidade e das formas”; “Matemática é a classificação e o estudo de todos os possíveis padrões”; “Matemática é a ciência dos números”; “Eu não consigo definir o que é Matemática, mas quando a vejo reconheço-a imediatamente”.
Hoje a Matemática é conhecida como a Rainha das Ciências, pois é indispensável em todas elas, e sem ela não teríamos a grande evolução da humanidade, e como exemplo, a tecnologia. Pode-se afirmar que tudo é Matemática, desde a roupa que usamos, a casa que moramos e qualquer objeto foram feitos através de cálculos, além da mesma demonstrar os fenômenos da natureza. Não há exagero em afirmar que vivemos em um mundo altamente dependente da Matemática e que ela está presente em tudo à nossa volta, embora a maior parte das pessoas não se aperceba disso e, não raro, afirme detestá-la.
Conjunto dos Números Naturais
Chamamos de Números Naturais, os números que utilizamos naturalmente em nosso cotidiano. O ser humano utiliza o sistema de contagem desde 4.000 anos a.C. e contava com paus, pedras e marcas em ossos, árvores e cavernas. Com a descoberta dos números pelas antigas civilizações, destacando-se o Egito (África), o ser humano começou a calcular números utilizados em seu cotidiano, ou seja, os números positivos. Utilizamos os números naturais a todo instante, desde quando despertamos e vemos a hora no relógio, o número de nossa casa, CEP de um endereço, telefone, placa de carro, entre outros.
O Conjunto dos Números Naturais é representado da seguinte forma:
N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, ...}
Os Números Naturais, excluindo o zero, é representado assim:
N* = {1, 2, 3, 4, 5, ...}
Exercícios
1) Considere os seguintes números naturais:
4, 38, 49, 53, 54, 78, 97, 1 534, 2 320 e 7 294
a) Quais desses números são pares?
4, 38, 54, 78, 1 534, 2 320, 7 294
b) Quais desses números são ímpares?
49, 53, 97
c) Há dentre eles números consecutivos? Quais são?
53 e 54
d) Entre esses números está escrito o sucessor de 92? Não
e) Entre esses números há algum ímpar de 4 algarismos? Não
2) Escreva por extenso os seguintes números:
a) 91 = Noventa e um
b) 184 = Cento e oitenta e quatro
c) 831 = Oitocentos e trinta e um
d) 538 = Quinhentos e trinta e oito
e) 15 715 = Quinze mil, setecentos e quinze
f) 438 219 = Quatrocentos e trinta e oito mil, duzentos e dezenove
g) 7 302 515 = Sete milhões, trezentos e dois mil, quinhentos e quinze
h) 9 301 520 = Nove milhões, trezentos e um mil, quinhentos e vinte
i) 4 718 032 401 = Quatro bilhões, setecentos e dezoito milhões, trinta e dois mil, quatrocentos e um
3) Usando algarismos indo-arábicos (nossos algarismos), escreva os seguintes números:
a) Noventa e sete = 97
b) Quarenta e nove mil, duzentos e cinquenta e três = 49 253
c) Cento e setenta e três mil, quatrocentos e quinze = 173 415
d) Trezentos e vinte e nove mil e um = 329 001
e) Quatrocentos e oito mil, setecentos e trinta = 408 730
f) Onze milhões, quatro mil e doze = 11 004 012
g) Quatro bilhões, trezentos e vinte milhões e doze = 4 320 000 012
h) Dezenove trilhões, cinquenta bilhões, três milhões e quatro = 19 050 003 004
Prepare-se já!
Caso precisar, trabalho com aulas particulares de Matemática, presenciais em SP (domicílio ou bibliotecas) e via Skype para todo o Brasil.
Meu nome é Jefferson Santos, sou professor de Matemática concursado da rede municipal de ensino em SP. Sou formado com Licenciaturas em Matemática, Pedagogia e Ciências Biológicas, e com Pós-Graduações em Finanças, Formação em Educação a Distância e Psicopedagogia, além de diversos cursos em editoras, institutos, diretorias de ensino e universidades (USP, UNICAMP, entre outros).
Autor do livro: Matemática é Fácil! Provas resolvidas de concursos públicos.
Trabalhos
As aulas particulares de Matemática que leciono são para Ensino Fundamental I e II, e Ensino Médio para Concursos Públicos, além de aulas preparatórias para ETEC, SENAI e outros processos seletivos.
As aulas particulares são presenciais em SP (domicílio ou bibliotecas) e via Skype para todo o Brasil.
Aceitamos cartões de crédito e débito, presencial e online.
Para as aulas de reforço escolar, trabalho com o material do aluno (livros, apostilas, lições e listas de exercícios) e com meus livros didáticos. Para aulas preparatórias de concursos públicos, trabalho com apostila de concursos, livros didáticos, e diversas provas de concursos anteriores que eu imprimo e resolvo, além de imprimir e resolver alguma prova específica que o aluno precisar. Envio apostila digital em PDF com os conteúdos exigidos nos editais.
Objetivos
Missão: Facilitar o aprendizado da Matemática, com conceitos básicos e objetivos, auxiliando na compreensão, autonomia, desenvolvimento e aprendizagem das pessoas.
Visão: Ser referência no ensino da Matemática em todo o território nacional, de uma forma simples e objetiva, aumentando a autoestima dos educandos.
Valores: Ética, competência, valorização do ser humano, pontualidade, qualidade, aprendizagem, respeito, transparência e inclusão social.
Contatos:
E-mail: jefferson.matematica@hotmail.com
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Livro: Matemática é Fácil! Provas resolvidas de concursos públicos (https://www.matematicaefacil.com.br/2018/07/lancamento-livro-matematica-facil-provas-resolvidas-concursos-publicos.html)
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