$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Diferenças, histórias e curiosidades sobre Circunferência e Círculo

COMPARTILHE:

Circunferência é o lugar geométrico dos pontos de um plano que equidistam de um ponto fixo desse plano. Esse ponto fixo chama-se centro da circunferência, e a distância, raio da circunferência. Círculo é a região do plano formada por uma circunferência, ou seja, a região interna de uma circunferência.

Circunferência é o lugar geométrico dos pontos de um plano que equidistam de um ponto fixo desse plano. Esse ponto fixo chama-se centro da circunferência, e a distância, raio da circunferência. 
A circunferência possui características que não são comuns de serem encontradas em outras figuras planas, como o fato de ser a única figura plana que pode ser rodada em torno de um ponto sem modificar sua posição aparente. É também a única figura que é simétrica em relação a um número infinito de eixos de simetria. A circunferência é de suma importância na Matemática e na vida das pessoas, sendo utilizada em quase todas as áreas do conhecimento humano, como nas Engenharias, Matemática, Física, Química, Biologia, Arquitetura, Astronomia, Artes, além de ser muito utilizada na indústria e nas residências das pessoas. 

Diferenças, histórias e curiosidades sobre Circunferência e Círculo
http://www.ticsnamatematica.com/2014/08/circulo-circunferencia.html 


Em nosso cotidiano, muitas vezes ouvimos falar mais de círculo do que circunferência. Círculo é a região do plano formada por uma circunferência, ou seja, a região interna de uma circunferência.

Diferenças, histórias e curiosidades sobre Circunferência e Círculo


São exemplos de circunferência: argola, roda de bicicleta, etc. 

São exemplos de círculo: moeda, mesa redonda, etc. 

Quando falamos em circunferência ou círculo, logo lembramos de uma roda, uma das maiores invenções do ser humano. Provavelmente inventada a 3500 a.C., na região da Mesopotâmia com os Sumérios ou também no Egito na mesma época (há controvérsias entre alguns pesquisadores), a roda tornou o transporte mais fácil e rápido, além de contribuir para transformar as primeiras aglomerações humanas em cidades maiores. Em toda a história da humanidade, até os dias atuais, a roda vem sendo aperfeiçoada e utilizada nos diversos meios de transporte. 

Diferenças, histórias e curiosidades sobre Circunferência e Círculo


Com o seu movimento giratório, a roda tornou-se parte integrante das máquinas que auxiliam o ser humano a levantar pesos. Foi inventado o guindaste, onde a roda mudou de aspecto, transformando-se em uma roldana, uma roda estriada de como que uma corda pudesse correr dentro dela, dando origem à polia. Os primeiros guindastes foram usados por egípcios, gregos e romanos para suspender blocos de pedras, e eram formados por traves fortes, chamadas mastros, quase sempre inclinadas. No ponto de encontro fixava-se uma polia. O grande matemático Arquimedes de Siracusa (287 a.C. – 212 a.C.) utilizou polias para fazer catapultas móveis, arremessando pesos sobre os navios dos inimigos romanos que tentavam invadir sua cidade. 

Também foi inventada a roda de água ou hidráulica, utilizada pelos africanos egípcios para controlar as cheias do Rio Nilo, após, conhecida entre gregos e romanos, ainda utilizada até hoje no campo. Era provida de caixinhas ou de pequenas pás e servia para transportar a água até os canais de irrigação. No século I d.C. a roda hidráulica deu origem ao moinho hidráulico. 

Desde a antiguidade, o ser humano estuda astronomia para entender o mundo a nossa volta, no qual podemos ver no chamado Calendário de Adão, um megalítico de 75 mil anos a.C. localizado na África do Sul. Há muito tempo nossos ancestrais descobriram o formato arredondado do planeta Terra, de outros planetas e também da lua. Os africanos Eratóstenes (Líbia), Ptolomeu e Euclides (ambos do Egito) se apropriaram das formas circulares em seus estudos. Eratóstenes (276 a.C. – 194 a.C.) calculou, pela primeira vez o cálculo exato da circunferência da Terra, através de seu raio (usando a geometria euclidiana). Ptolomeu (90 d.C. – 168 d.C.), com sua conhecida ilustração do sistema geocêntrico (a Terra é o centro do universo) no livro “Almagesto”, apesar de não estar correto em sua afirmação, já ilustrou o planeta Terra em forma arredondada. 

Em todo progresso da humanidade, a circunferência e o círculo estão sempre presentes. Hoje, a todo momento, vemos diversos objetos em nossa volta que tenham o formato circular por exemplo: moedas; tampas de panelas e quaisquer tipos de tampas; botões de TVs, de aparelhos de som, de telefones celulares, de aparelhos de DVDs, entre outros; os próprios DVDs e CDs; rodas de carros, motos e bicicletas; pulseiras, entre muitos outros objetos cilíndricos. 

Veja como encontrar o centro do círculo no blog TICs na Matemática.

COMENTE ESTE POST:

Comentaristas: 5
  1. Olá professor!

    Legal o artigo sobre distinção entre círculo e circunferência. Em alguns livros de nível superior, notei que não há a diferenciação e que percebemos de qual representação se está tratando no contexto; me recordo de ter lido também sobre circunferências serem ditas anéis e círculos ditos disco. Seria interessante acrescentar algo a respeito!

    Obrigado por mencionar o TICs na Matemática no seu artigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Charles!

      Muito obrigado pela ótima contribuição e pelo material que me enviou no Facebook. Vou olhar com calma e espero fazer um bom trabalho acrescentando algo a respeito desse tema.

      Grande abraço!

      Excluir
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.

Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Diferenças, histórias e curiosidades sobre Circunferência e Círculo
Diferenças, histórias e curiosidades sobre Circunferência e Círculo
Circunferência é o lugar geométrico dos pontos de um plano que equidistam de um ponto fixo desse plano. Esse ponto fixo chama-se centro da circunferência, e a distância, raio da circunferência. Círculo é a região do plano formada por uma circunferência, ou seja, a região interna de uma circunferência.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3T-EuTYmBo-Z683l1Qf3hSVmQAsdJTIy5PkbPUgxwdJpxlqN5K7QsnqyRGmbbRAd645hUAYrnErH6-_fnM9wXEBbkCaUvfzSnh3e0fS5Qy_HEk07ZG5duu5eHcR9wIySrL8JTTNAn4mwt/s1600/Diferen%25C3%25A7as%252C+hist%25C3%25B3rias+e+curiosidades+sobre+Circunfer%25C3%25AAncia+e+C%25C3%25ADrculo.PNG
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3T-EuTYmBo-Z683l1Qf3hSVmQAsdJTIy5PkbPUgxwdJpxlqN5K7QsnqyRGmbbRAd645hUAYrnErH6-_fnM9wXEBbkCaUvfzSnh3e0fS5Qy_HEk07ZG5duu5eHcR9wIySrL8JTTNAn4mwt/s72-c/Diferen%25C3%25A7as%252C+hist%25C3%25B3rias+e+curiosidades+sobre+Circunfer%25C3%25AAncia+e+C%25C3%25ADrculo.PNG
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2015/07/diferencas-historias-curiosidades-circunferencia-circulo.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2015/07/diferencas-historias-curiosidades-circunferencia-circulo.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo