Em janeiro desse ano, a lei 10.639/03 completou 20 anos de existência, porém, muita gente ainda não a conhece e poucas pessoas realizam prát...
Em janeiro desse ano, a lei 10.639/03 completou 20 anos de existência, porém, muita gente ainda não a conhece e poucas pessoas realizam práticas realmente eficazes e não estereotipadas durante todo o ano e não somente no mês de novembro. Essa lei, que insere obrigatoriamente a história da África nas unidades educacionais, é mais que uma reparação histórica, é uma verdade que é apagada ao longo dos séculos e que exclui as pessoas pretas (a maioria da população brasileira) não só da Educação, mas também da sociedade e de sua própria existência. Como disse Marcus Garvey: “Um povo sem o conhecimento da sua história, origem e cultura é como uma árvore sem raízes”.
Trabalhar a lei 10.639/03 é mais do que falar sobre a escravização dos seres humanos africanos, fato que ocupa menos de 1% de toda a história do vasto, rico (material e imaterial) e heterogêneo Continente Africano. Entre os diversos conteúdos, pode-se apresentar os grandes reinos e impérios, a história da Matemática, da filosofia, da medicina e das ciências (entre muitas outras coisas), assim como a contemporaneidade. Para não ficar somente nas teorias, pode-se realizar diversas práticas, entre elas, por meio de jogos.
No ensino da Matemática, os jogos são de total eficácia e possui diversos benefícios, como a vontade de aprender por meio do protagonismo do estudante, além da socialização e da consciência em respeitar regras e limites. Também, é possível apresentar outros povos, territórios e culturas, e assim contemplar a lei 10.639/03. Em alguns jogos, é possível apresentar diversos tipos de cálculos e em outros diversos elementos de Geometria assim como Grandezas e Medidas. Com isso, a História e Geografia aparecem com facilidade no conhecimento da história, cultura e contemporaneidade (inclusive com dados estatísticos), e é possível trabalhar inclusive com a Língua Inglesa, afinal, não é somente Inglaterra e Estados Unidos que fala essa língua.
Visando multiplicar as práticas realizadas por nós, seja na sala de aula quanto nas formações de professoras e professores, realizaremos presencialmente em SP o curso Matemática e Inglês: possibilidades de trabalhos a partir da lei 10.639/03.
Segue abaixo todas as informações de nosso encontro, e em caso de dúvidas, estamos à disposição.
No dia *11/03/2022*, sábado, *das 9h às 12h,* teremos o curso *Matemática e Inglês: possibilidades de trabalhos a partir da lei 10.639/03*, com a teacher Diná Todão e o professor Jefferson Todão. *Será presencial em SP* no bairro do Tatuapé, próximo a estação Carrão do Metrô.
*Link de inscrição: https://bit.ly/matematicaeingles*
O objetivo do curso é apresentar teoria e prática de trabalhos realizados no chão da sala de aula abrangendo os componentes curriculares Matemática e Inglês, mostrando que é possível trabalhar com a lei 10.639/03 além de História, Arte e Literatura. Também, traz as possibilidades de trabalhar o tema África de forma positiva, propositiva e prática; provando que a Matemática surgiu e se desenvolveu no Continente Africano, e que diversos países do continente falam a Língua Inglesa.
TÓPICOS DO CURSO:
• Apresentação da lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, completando 20 anos em 2023;
• A importância de trabalhar Matemática e Língua Inglesa a partir da lei 10.639/03;
• Quênia e Zimbábue: histórias, territórios, etnias e culturas;
• Oficina de jogos: Shisima e Tsoro Yematatu.
OBSERVAÇÕES:
• Em cada jogo, apresentaremos as possibilidades em se trabalhar Matemática e Geometria, além de dados matemáticos sobre o Continente Africano e os países Quênia e Zimbábue;
• Em todo o conteúdo do curso, apresentaremos possibilidades em se trabalhar a Língua Inglesa com práticas realizadas em sala de aula de uma forma bem potente, desmistificando o ensino da língua além do viés estadunidense e inglês, apresentando os países, povos e culturas do Continente Africano;
• Faremos um sorteio de um lindo panô de parede com o mapa da África feito em crochê;
• O certificado será enviado após o curso por PDF.
O investimento é no valor de R$ 95,00, que pode ser pago por PIX, depósito ou transferência bancária, também por cartão de crédito, débito ou boleto via Pag Seguro on-line.
COMENTE ESTE POST: