No dia *17/03, das 19h às 21h* teremos a nova edição (reformulada) do curso: *A Matemática no Continente Africano – Um passeio histórico pela África*,
No dia *17/03, das 19h às 21h* teremos a nova edição (reformulada) do curso: *A Matemática no Continente Africano – Um passeio histórico pela África*, com o professor Jefferson dos Santos Todão.
*Inscrições serão feitas na BIO do Instagram ou pelo link: https://forms.gle/kBJvrzSuDBwzsrDw6*
O objetivo do curso é desmistificar a Matemática como uma ciência fria, abstrata e superior, mostrando que é uma prática social desde os primórdios da humanidade, descoberta e desenvolvida na África.
O curso contempla a Lei 10.639/03, que insere a História da África e Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino públicos e particulares. O curso visa desconstruir narrativas, inserindo a Matemática junto a lei que completou 19 anos em 2022.
*Tópicos do curso:*
• A Matemática contada nos livros didáticos;
• Breve história da humanidade desde as primeiras formas de calcular;
• Objetos que comprovam a Matemática realizada pela humanidade desde os seus primórdios;
• A Matemática em Kemet (Antigo Egito);
• As primeiras universidades do mundo;
• Império do Mali, a Universidade de Tombuctu e o povo Dogon;
• As diversas formas de se fazer Matemática nas culturas africanas e afrodiaspóricas na atualidade.
No decorrer do nosso encontro, conheceremos a localização e um pequeno histórico de alguns países africanos.
*Na noite do curso, teremos sorteio de um lindo panô de parede em crochê, feito por @dinacrocheatelie2021*
Curso com certificado!
O investimento é no valor de *R$ 60,00*, que pode ser pago por PIX, depósito ou transferência bancária, cartão de crédito ou débito via Pag Seguro on-line.
O curso será ministrado via Google Meet, não será gravado, e o link de participação será enviado na véspera.
Informações com Jefferson por telefone / WhatsApp: (11) 99345-3888
PÚBLICO ALVO: Professoras(es) especialistas em Matemática ou que ensinam Matemática em qualquer ano escolar, Professoras(es) de qualquer outra disciplina. Gestoras(es) escolares e público em geral interessadas(os) em descolonizar o pensamento e enxergar a Matemática como uma prática social, acessível a todas as pessoas.
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