Ao mesmo tempo que estamos rodeados pela Matemática em praticamente todos os momentos de nossa vida, na maioria desses momentos estamos também rodeados por pessoas que odeiam a Matemática. E muitas dessas pessoas fazem o mesmo questionamento: Afinal, para que serve a Matemática?
Ao mesmo tempo que estamos rodeados pela Matemática em praticamente todos os momentos de nossa vida, na maioria desses momentos estamos também rodeados por pessoas que odeiam a Matemática. E muitas dessas pessoas fazem o mesmo questionamento: Afinal, para que serve a Matemática?
Partindo do contexto histórico, desde o surgimento do ser humano, a Matemática faz parte do cotidiano das pessoas. O “homem pré-histórico” utilizava a Matemática intuitivamente para caçar, pescar, colher e fazer suas moradias com madeiras e peles de animais. Fazia cálculos por meio de entalhes em madeiras e ossos, nós em cordas e contagens com pedras.
Surgindo as chamadas civilizações, houve a necessidade da escrita e do número para auxiliar nas atividades cotidianas. Assim, surgiram os cálculos que conhecemos hoje.
Ao longo da história da humanidade, a Matemática foi primordial para o progresso da mesma. Desde os cálculos do cotidiano, a invenção do calendário, o avanço da Astronomia, as construções, o entendimento de fenômenos naturais, o grande avanço da tecnologia, entre outros.
Utilizamos a Matemática desde a hora em que acordamos até a hora em que vamos dormir, afinal, no mínimo precisamos colocar o relógio para despertar. A todo momento calculamos o tempo, seja para dormir, chegar ao trabalho e voltar para casa, o próprio horário de trabalho, almoço, lanche, etc. Todos os objetos que utilizamos foram feitos com cálculos matemáticos. Nossos aparelhos eletrônicos são pura Matemática. Além disso, em qualquer lugar que estivermos, estamos cercados de números: casas, prédios, lojas, informações, placas, etc. Estamos sempre preocupados com a previsão do tempo, o que também é pura Matemática. Assim como vibramos com o avanço da medicina e descoberta de novas vacinas. Na TV, jornais ou revistas, acompanhamos sempre porcentagens e gráficos referente a algum assunto. A lista é enorme...
Podemos nos questionar o motivo de aprender certos cálculos e fórmulas na escola, mas todos são primordiais para nós, senão nada existiria.
Segue abaixo uma relação simplista de onde usamos a Matemática. Os exemplos relacionados são poucos, comparados com tamanha importância da Rainha das Ciências:
- Qualquer objeto: roupas, calçados, cama, sofá, equipamentos, ferramentas;
- Tecnologia: celular, computador, TV, rádio, videogame, internet;
- Tudo que envolve dinheiro;
- Documentos: RG, CPF, carteira de habilitação, carteira de trabalho, título de eleitor;
- Lugares: número da casa, apartamento, sala de aula, CEP do endereço;
- Placa do carro, números das linhas de ônibus;
- Idade, altura e peso;
- Graus dos óculos, binóculos, telescópios;
- Construções;
- Máquinas: veículos, aviões, foguetes, indústrias;
- Qualquer modalidade esportiva: tempo, espaço, pontuações;
- Astronomia;
- Previsão do tempo e outros fenômenos da natureza;
- Música, cinema e teatro;
- Livros, jornais e revistas;
- Alimentos;
- Embalagens de qualquer natureza;
- Agricultura e pecuária;
- Medicina;
- Calendário.
Lembrando que esses são poucos exemplos, e que a Matemática é totalmente primordial na vida de qualquer pessoa e qualquer tipo de sociedade.
Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!
Grande abraço!
COMENTE ESTE POST: