Novidades

Como estudar Matemática para concursos públicos?

Postado por Jefferson Santos - 15 de julho de 2018 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
Muitos amigos perguntam qual o melhor método de estudos, então vamos a algumas dicas de como estudar Matemática para concursos públicos. 

Como estudar Matemática para concursos públicos?


Não há uma fórmula mágica para aprender Matemática, só é necessário praticar, mas praticar muito. Como digo a todos, Matemática é prática! 

Para quem tem uma dificuldade maior, o primeiro passo é desmistificar que Matemática é algo difícil, coisa de gênio, entre outros dogmas que nos são apresentados por nossos pais e pela sociedade desde a nossa infância. É necessário pensar que você vai superar a dificuldade, e para isso vai enfrentar a “fera”! Caso olhar de modo negativo qualquer cálculo que tiver pela frente, será mais difícil conseguir vencer. Sei que na escola não é diferente, e que infelizmente a Matemática não é ensinada de uma forma prática, na maioria das vezes. Com isso, o estudante não consegue enxergar sua importância e o bloqueio aumenta. Independente do método que irá utilizar para estudar Matemática, pense sempre positivo (nesse momento eu não sei, mas vou aprender!). 

Sobre os materiais para estudar, vamos a eles: 

Livros didáticos: Para conseguir resolver exercícios de Matemática, é necessário o conhecimento teórico e prático. Os livros didáticos ajudam no conhecimento teórico, com explicações dos conteúdos e muitas vezes até o seu contexto histórico. Recomendo comprar os livros nos sebos (lojas de livros usados), pois além de terem preços bem acessíveis, você encontra livros antigos, que na minha opinião, são bem melhores que os atuais. 

Para começar, recomendo comprar livros de 6º e 7º anos (antigas 5ª e 6ª séries). Neles, você encontrará conteúdos importantíssimos, como: Matemática básica com as 6 operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação); Mínimo Múltiplo Comum (M.M.C.) e Máximo Divisor Comum (M.D.C.); Expressões Numéricas; Equações e Sistemas de Equações do 1º grau; Razão e Proporção; Regra de Três Simples e Composta; Porcentagem; Geometria e Sistemas de Medidas; entre outros. Tudo isso, dentro dos Conjuntos dos Números Naturais, Inteiros e Racionais, ou seja, com números inteiros, frações e decimais, tanto positivos quanto negativos, relembrando as regras de sinais. 

Apesar da maioria dos concursos públicos exigirem o diploma do Ensino Médio, geralmente os conteúdos dos editais são todos de Ensino Fundamental. 

Como estudar Matemática para concursos públicos?


Apostilas de concursos públicos: É um bom material, pois há explicações da Matemática básica e provas de concursos anteriores, mas é necessário escolher muito bem. Cuidado com as apostilas vendidas em bancas de jornal para um concurso específico, pois geralmente os conteúdos básicos como Matemática, Língua Portuguesa e Informática são os mesmos das apostilas de outros concursos, modificando somente os conteúdos específicos. Nessas apostilas, as explicações são muito resumidas e a maioria das questões de concursos não estão resolvidas, e sim somente com os gabaritos. Recomendo apostilas somente de Matemática, dos cursos preparatórios para concursos públicos. 


Provas de concursos anteriores: Importantíssimo, recomendo imprimir e resolver provas de concursos públicos anteriores. Na minha opinião, independente da banca organizadora, é importante resolver provas de diversas bancas, dando preferência a do concurso pretendido. No site PCI Concursos você encontra muitas provas anteriores no mesmo artigo que contém as informações do concurso atual. 


Conheça o livro: Matemática é Fácil! Provas resolvidas de concursos públicos. Diferente dos livros didáticos e das apostilas de concursos, o livro “Matemática é Fácil! Provas resolvidas de concursos públicos” tem o foco de auxiliar nas interpretações por meio de palavras-chave e nas resoluções passo a passo das questões de concursos públicos, ao invés de abordar temas de Matemática com explicações de como efetuar os cálculos (algo que os livros didáticos já fazem). Após, disponibilizamos 20 provas de Matemática de concursos públicos com 200 questões, todas resolvidas com o passo a passo sem pular etapas (outro diferencial do livro), valorizando o conhecimento da Matemática básica. 

Como estudar Matemática para concursos públicos?


Fazer / prestar outros concursos públicos: Mesmo que não seja seu objetivo um certo concurso, pelo salário ou função que deseja, sempre é bom treinar prestando outros concursos públicos. Para não perder o foco num concurso específico que esteja se preparando, recomendo se dedicar em outros concursos nas disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Informática, que são exigidos praticamente em todos os editais. Além disso, você treina sua ansiedade, postura e controla o tempo de prova, organizando-se para resolver as questões. Veja dicas no artigo: Dicas do que fazer no dia de uma prova para Concurso Público


Curso preparatório para concursos públicos: Caso seja possível, fazer um curso preparatório para concursos públicos é uma excelente opção. Mas cuidado, em Matemática você precisa ter um certo conhecimento / base para conseguir acompanhar o curso. Como o professor precisa seguir uma carga horária, ele explica o conteúdo e passa exercícios correspondentes, mas não pode se prender muito a esse conteúdo devido ao número de alunos em sala (cada um com nível de aprendizagem diferente) e devido a sua própria carga horária. Por isso, além do curso, você pode contratar aulas particulares ou estudar por conta própria. 


Videoaulas: Excelente opção para quem não tem muito tempo de se dedicar aos estudos, pois você pode estudar no dia, local e horário que desejar. Mas, cuidado! Quem realmente quer ser aprovado num concurso público, precisa ter muito tempo para estudar, além de um cronograma de horários para se organizar e se dedicar com firmeza aos estudos. Outra vantagem é o baixo custo, pois os cursos preparatórios tem preços mais baratos em seus cursos online. Você pode também ter custo zero, pois tem muita coisa boa no YouTube. Conheça o canal Matemática é Fácil!


Aulas Particulares: Excelente opção para quem quer ter exclusividade nos estudos. Na aula particular, o único foco do professor é o aluno, e não a sala de aula. Com isso, a aula é personalizada de acordo com a necessidade do estudante, pois é o encontro individual entre professor e aluno. Não há necessidade em correr com o conteúdo, pois é o aluno que escolhe o conteúdo que quer estudar, de acordo com as suas necessidades. Além disso, pode-se estudar em dia, horário e local que desejar. A aula particular é mais que uma simples aula, pois há um bate papo entre aluno e professor sobre as melhores estratégias para estudar, resolver as questões, e se preparar para a prova. Veja mais detalhes sobre aulas particulares neste artigo: Aula Particular e sua importância


Observações: Na minha opinião, é claro que aconselho utilizar todos os recursos citados acima, para assim ter um grande resultado numa prova de concurso público. Mas em caso de um orçamento mais apertado, aconselho iniciar os estudos com videoaulas no YouTube, imprimir provas de concursos anteriores e comprar alguns livros didáticos (nos sebos). O livro: Matemática é Fácil! Provas resolvidas de concursos públicos, foi elaborado para suprir a necessidade de quem estuda por apostila de concurso público. Quando possível, utilize os outros recursos também. Não ache que somente um modo de estudo resolverá tudo, vá utilizando aos poucos todos os recursos necessários. 

Faça uma agenda de estudos e tenha foco. Por experiência própria, estudar aleatoriamente não dá certo. Foco e disciplina é a base de tudo! 


Estude em ambiente adequado e silencioso! 

Na hora de estudar, evite qualquer local que faça você se dispersar, assim como evitar o uso de aparelhos eletrônicos. Caso não for possível estudar num ambiente silencioso em casa, recomendo as bibliotecas públicas. Veja o artigo: Dicas de bibliotecas para estudar em São Paulo


Prepare-se já! 


Caso precisar, trabalho com aulas particulares de Matemática, presenciais em SP (domicílio ou bibliotecas) e via Skype para todo o Brasil. Em caso de dúvidas, entre em contato no e-mail: contato@matematicaefacil.com.br ou nas redes sociais: Facebook, YouTube e Instagram

Nas aulas, você ganha por e-mail apostila digital em PDF com exercícios resolvidos de concursos públicos. 

Trabalho com apostilas de concursos públicos, livros didáticos, e diversas provas de concursos anteriores que eu imprimo e resolvo, além de imprimir e resolver alguma prova específica que o aluno precisar. 

Aceito cartões de crédito e débito, presencial e online. 


Conheça o livro: Matemática é Fácil! Provas resolvidas de concursos públicos. Um livro diferente e objetivo, com um guia para interpretar os conteúdos que realmente estão presentes nos editais, e com 20 provas de Matemática de concursos públicos, com 200 questões resolvidas e comentadas, valorizando o passo a passo da Matemática básica. 


Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!


Grande abraço e bons estudos! 

Como estudar Matemática para concursos públicos?





Jefferson Santos

É autor e criador do blog Matemática é Fácil! Sou graduado em Matemática, pós graduado em Administração de Finanças e Banking, pós graduado de Formação em Educação a Distância (EAD) e graduado em Pedagogia.
Facebook | Twitter |

Sem comentário no artigo " Como estudar Matemática para concursos públicos? "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.