Iniciando mais um ano, geralmente temos diversas promessas a cumprir, mas não conseguimos realizar 50% delas. Em relação aos estudos, prometemos estudar mais para não passar sufoco na escola, no cursinho ou na universidade, além de alcançar a tão almejada aprovação em concurso público, ou até mesmo ler livros. Creio que 90% das pessoas afirmam não ter tempo para fazer o que precisa, inclusive não tem tempo para estudar. Com o objetivo de sempre em auxiliá-los em seus estudos, venho com algumas dicas de como ter mais tempo para estudar.
Iniciando mais um ano, geralmente temos diversas promessas a cumprir, mas não conseguimos realizar 50% delas. Em relação aos estudos, prometemos estudar mais para não passar sufoco na escola, no cursinho ou na universidade, além de alcançar a tão almejada aprovação em concurso público, ou até mesmo ler livros. Creio que 90% das pessoas afirmam não ter tempo para fazer o que precisa, inclusive não tem tempo para estudar. Com o objetivo de sempre em auxiliá-los em seus estudos, venho com algumas dicas de como ter mais tempo para estudar.
Ano passado, muitas pessoas me perguntaram como consigo conciliar diversas atividades. Além do casamento com filhos, preciso administrar meu tempo com o trabalho na escola, nas aulas particulares, na faculdade de Pedagogia que estou cursando, nas redes sociais, no blog, no canal do YouTube e com os 17 livros que consegui ler, além de preparar aulas e estudar coisas diferentes para essas diversas atividades.
Segue abaixo algumas dicas que consegui colocar em prática graças a alguns dos livros que eu li sobre gestão do tempo, além do foco em colocar essas atividades em prática. O diferencial é que minha experiência é a de um trabalhador comum, que acorda às 5h da manhã para sair de casa às 6h, levando as crianças para a escola e trabalhar, ao contrário dos autores desses livros que são empresários, começam o dia após às 7h (indo para a academia, fazendo caminhada) e entram em seus trabalhos por volta das 10h da manhã. Algumas regras parecem ser muito bruscas, mas funcionam.
- Defina o seu objetivo e tenha foco: saber o que quer e onde quer chegar é o 1º passo para conseguir alcançar seu objetivo. Após, tenha foco e caminhe sempre de encontro a esse objetivo, mas você precisará abrir mão de muita coisa;
- Não utilizar (ou bem pouco) as redes sociais no celular: na fila e dentro do ônibus, aguardando sair do ponto final e nas viagens de metrô, vejo que 90% das pessoas estão mexendo no celular e olhando coisas sem utilidade, principalmente rolando o perfil das redes sociais a procura de algo. Nesses momentos, me sinto um “estranho no ninho”, mas faço minhas leituras, preparo aulas e resolvo listas de exercícios tanto de escolas quanto de concursos públicos. Essa dica serve também para espera em filas de bancos, correios, hospitais, entre outros;
- Não participar (ou bem pouco) de grupos no WhatsApp: sei que alguns irão dizer que sou louco, mas hoje não participo de nenhum grupo no WhatsApp, pois a perda de tempo é gigantesca. Para dizer que não, o único grupo que estou participando é do curso de Pedagogia que comecei em 2016 (mesmo assim lendo poucas mensagens), mas a regra desse grupo é bem clara: somente coisas do curso! É um grupo super participativo, produtivo, e se alguém posta algo diferente (hoje não mais) no mesmo momento já é alertado por alguém. Vejo pessoas desde a hora que acorda até a hora em que vai dormir, dando bom dia, boa tarde, boa noite, olhando imagens, vídeos e “jogando conversa fora” corriqueiramente. Se juntarmos todo o tempo diário, dá para estudar muita, mas muita coisa mesmo;
- Assistir pouco a programas de TV: o único programa de TV que eu assisto com frequência é um telejornal, e mesmo assim com o notebook no sofá no qual aproveito para ver coisas corriqueiras como as redes sociais. Em algum programa específico que me interessar (é difícil), aí sim eu assisto. Deixar de assistir programas sem conteúdo interessante, te faz ganhar muito tempo;
- No lugar de pegar condução lotada em horário de pico, parar e estudar em algum lugar: geralmente, gastamos 4 horas nas conduções para ir e voltar do trabalho (2 horas cada viagem). Por exemplo, onde moro, gasto 1 hora para chegar ao centro de SP, mas em horário de pico esse tempo praticamente dobra, devido a conseguir entrar no ônibus, no trânsito e no metrô (conseguir entrar e o tempo de viagem, com muita gente entrando a cada estação). Na volta, recomendo em alguns dias da semana, parar em algum lugar para estudar. Bibliotecas públicas e cafés são ótimas opções, inclusive pelo wi-fi, e assim você pode levar o notebook ou tablet para auxiliar nos estudos. O cálculo é simples: se você sai às 18h do centro da cidade, chegará em casa na periferia por volta das 20h, cansado e com fome, no qual após o banho e jantar não terá coragem para estudar e acabará passando tempo na TV ou olhando coisas corriqueiras nas redes sociais. Se às 18h você parar em algum lugar para estudar até às 20h, gastará menos tempo e chegará em casa somente 1h depois, ou seja, às 21h. Se a fome apertar, tome um cafezinho na rua até chegar em casa ou faça o jantar ou um lanche na rua, se for num café pode até ficar e estudar por mais tempo, unindo o útil ao agradável. Isso também serve para quem não consegue estudar em casa, devido ao barulho e com os familiares chamando a todo momento. Confesso que consigo produzir muito mais na rua do que em casa, pelos mesmos motivos;
- Faça as ligações telefônicas pessoais no ônibus: como não consigo estudar no ônibus em movimento (devido a balançar muito e também as curvas), aproveito e faço minhas ligações pessoais. Assim, terei mais tempo em casa para estudar e fazer outras coisas necessárias.
- Aprenda a dizer não: pode ser a missão mais difícil, mas é uma das mais eficazes. Tenha foco em seus objetivos e aprenda a negar os diversos favores que são pedidos diariamente, você ganhará muito tempo. Por exemplo, todos os dias eu recebo em meu perfil e na página do Facebook diversos pedidos de ajuda, seja em resolução de um exercício ou até de uma lista. Para não ser injusto com ninguém, não resolvo nenhum exercício, explico o motivo (já tenho pronto) e indico uma página de professores de Matemática que tiram dúvidas a todo momento. Imagine se eu parar para resolver cada exercício, não conseguirei atingir os meus objetivos. Também nego algumas coisas que me pedem na escola em que trabalho e nas relações pessoais.
Seguindo essa linha de pensamento, além de todos os meus afazeres, ainda consigo curtir a família, ir ao teatro, cinema, futebol, ver amigos, etc. É possível você ter tempo para fazer o necessário, mas é necessário ter muito foco e disciplina. Eu também me sinto frustrado em muitos momentos por não conseguir fazer algo, mas com essas táticas já consigo fazer muitas coisas.
Comece o ano com novas atitudes, e tenha foco em seu objetivo. Não é fácil mudar alguns hábitos, mas a mudança é necessária. Algumas pessoas que conheço e mudaram suas atitudes com foco no objetivo, conseguiram alcançá-los. Tente também, você pode e é capaz.
Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!
Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog!
Grande abraço e até a próxima!
COMENTE ESTE POST: