$type=slider$count=5$meta=no$readmore=no$show=home

$show=post

Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos

COMPARTILHE:

Amigos, é com grande prazer que venho compartilhar uma entrevista que dei ao jornal Folha Dirigida SP (especializado em concurso públicos). São dicas de como estudar Matemática para concursos públicos.

Amigos, é com grande prazer que venho compartilhar uma entrevista que dei ao jornal Folha Dirigida SP (especializado em concursos públicos). São dicas de como estudar Matemática para concursos públicos. 

Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos


Em outra postagem neste blog, Dicas valiosas de como estudar Matemática para Concursos Públicos, e também no vídeo em nosso canal do YouTube, com Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos, também abordei este tema. 

Espero, mais uma vez, conseguir auxiliá-los em seus estudos. 

Segue abaixo a foto da reportagem do jornal, que foi um resumo das perguntas que respondi, e também a entrevista na íntegra, com as perguntas do jornal e minhas respostas. 

Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos



1. Para um aluno que estuda em casa, longe de cursos preparatórios, quais são os maiores desafios e erros que um candidato pode cometer no seu planejamento de estudos?

Dentre os desafios e erros que um candidato pode cometer é ir direto aos exercícios de provas anteriores. Estes exercícios são primordiais para uma boa preparação, porém, em primeiro lugar, é necessário conhecer e dominar o mínimo da Matemática básica. Após se apropriar destes conteúdos e cálculos, os candidatos terão facilidade em interpretar os enunciados de concursos públicos, bem como resolvê-los. 

2. Você ainda dá aulas via Skype? Já conversou com algum aluno sobre o motivo dele procurar esse método e não aulas presenciais? Quais seriam esses motivos? Qual a maior dificuldade nesse método de ensino? 

Sim, comecei a lecionar via Skype neste ano (2016) por conta da necessidade e interesse de alguns alunos que moram em outras cidades e também por conta da falta de profissional especializado em concurso público. As aulas presencias são realizadas apenas em São Paulo. Há poucos dias, uma brasileira que mora na Holanda entrou em contato solicitando aulas para a filha que está na escola.

A maior dificuldade neste método de ensino é a ausência do professor, mas o aluno online já está acostumado com essa forma de estudos, que é uma tendência mundial. As aulas via Skype são bem simples, pois compartilho minha tela no Word com as questões e o aluno acompanha a resolução, conversando e sanando as dúvidas. 

3. Na sua opinião como professor e especialmente como produtor de conteúdo, videoaulas são suficientes para a preparação do aluno ou material escrito ainda é necessário no processo? Algum concurseiro já te procurou com feedbacks positivos com relação ao seu blog/canal? 

O canal do YouTube Matemática é Fácil é novo e surgiu com a necessidade de dinamizar as aulas e deixar mais fácil alguns conteúdos do blog. Ambas formas de estudos se complementam. Tenho recebido diversos feedbacks positivos do blog; e estou muito feliz com isso!! Certo dia me surpreendi... fui lecionar para uma aluna e ela estava com as folhas impressas de algumas provas de concursos que resolvi, (são timbradas com o logo da marca) percebi que estou no caminho certo. No YouTube também já recebi feedbacks positivos. Percebo que é o resultado de um trabalho que procuro detalhar ao máximo o passo a passo tanto dos conteúdos de Matemática básica quanto as questões de concursos; esses são meus principais objetivos. Aconselho os alunos procurarem mais de um blog e alguns canais de videoaulas, pois tem muita informação.

4. Qual é para você deve ser a principal rotina para um aluno que estude de forma particular ou online, fora da sala de aula? Focar em resoluções de exercícios, estudo da teoria, existe um equilíbrio? Quantas horas de estudo diárias você considera ideais?

Já lecionei diversas aulas particulares para alunos que fazem cursos preparatórios presenciais, mas que não conseguem acompanhar as aulas, devido à dificuldade da Matemática básica. Já trabalhei em curso preparatório, e tive a mesma impressão dos alunos. 

Segue algumas dicas primordiais: 

1) Tempo de qualidade para os estudos, planejamento para se preparar, e se, caso tiver algum concurso próximo, que ele faça a prova pois também faz parte de seu treinamento. Recomendo estudar Matemática por 2 horas diárias. É um período proveitoso e não fica cansativo. 

2) Conhecer a Matemática básica, por meio de livros didáticos (prefiro os livros antigos, são mais objetivos, além de encontrar num preço muito barato em sebos) e também por materiais online como blog e YouTube. 

3) Estudar por meio de apostila. Utilizo a apostila de uma empresa de curso preparatório somente de Matemática é bem completa e com boas explicações (para quem já conhece o básico da Matemática), além de muitos exercícios de concursos públicos em cada assunto. Estes exercícios auxiliam nas interpretações dos enunciados, inclusive na percepção de algumas palavras-chave para conseguir identificar os conteúdos dos exercícios. 

4) Resolução das atividades de provas de concursos públicos anteriores é o principal. Para quem já tem facilidade em calcular, já conhece os conteúdos, e treinou as interpretações, aconselho treinar com muitas provas de outros concursos, e/ou concursos da mesma banca examinadora de seu concurso pretendido. 

5) Prestar, fazer provas de concursos, para assim, além de treinar as provas, o aluno treina o clima de concursos públicos. 

6) Concomitantemente aos estudos, o aluno deve acompanhar blogs, videoaulas no YouTube, cursos preparatórios (online ou presencial) e aulas particulares. Lembrando que grande parte dos alunos que fazem aulas particulares também fazem algum curso preparatório. 

5. Por último, você tem conselhos para os concurseiros? Pode ser uma dica geral, uma palavra de incentivo, um macete ou coisas do tipo.

Nunca desista de seus sonhos! 

O caminho é longo. O conhecimento não é construído do dia para a noite é uma junção de ações que exigem foco e disciplina. Uma vez adquirido, jamais retirado.

Como professor concursado, foram tempos de estudo e determinação para conseguir este objetivo. A cada concurso que prestar, mesmo sem aprovação, é um treinamento, uma construção de conhecimento. 

Atente-se muito nas palavras-chave, nos tipos de exercícios de cada conteúdo, que geralmente são bem parecidos. Caso necessário, peça auxílio, seja em livros, apostilas, colegas, videoaulas, cursos preparatórios ou aulas particulares.

“A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio, é necessário estar em movimento”. Albert Einstein 


Prepare-se já!


Caso precisarem de aulas particulares de Matemática em SP, estou a disposição para maiores esclarecimentos neste blog, nos perfis das redes sociais com links que estão aqui, pelo Facebook, no Canal do YouTube, no Google PlusTwitter, Instagram ou pelo Linkedin, e também no e-mail: contato@matematicaefacil.com.br.

As aulas particulares são lecionadas em domicílio, tanto na residência do aluno, quanto em bibliotecas públicas ou em empresas. Também leciono via Skype para todo o Brasil, com 20% de desconto no valor da aula presencial. Para aulas preparatórias de concursos públicos, trabalho com apostila de concursos, livros didáticos, e diversas provas de concursos anteriores que eu imprimo e resolvo, além de imprimir e resolver alguma prova específica que o aluno precisar. 

Conheça também meu Portfólio no link que também está neste blog. 

Acompanhe as próximas postagens, fique atento! Para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog! 


Grande abraço e bons estudos!


Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos


COMENTE ESTE POST:

Comentaristas
Nome

Africa,68,Blog,23,Concurso Público,85,Educação,7,Ensino,26,Ensino Fundamental,44,Ensino Médio,4,Geometria,11,História da Matemática,59,Vídeos,26,
ltr
item
Matemática é Fácil!: Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos
Dicas de como estudar Matemática para Concursos Públicos
Amigos, é com grande prazer que venho compartilhar uma entrevista que dei ao jornal Folha Dirigida SP (especializado em concurso públicos). São dicas de como estudar Matemática para concursos públicos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKchMi1H3xkRpJVs-45s6v0fFJFJ8JyJxj675hb1hETE3aUeki6G5xTnwBWSChSchkPunuz2JYz5f9ReQzCPcfgyS35onDxJnaxkQW9DSZ_lJJzY9XMy6jmwH6FDP4l49WR86LOLRRLr55/s1600/Dicas+de+como+estudar+Matem%25C3%25A1tica+para+Concursos+P%25C3%25BAblicos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjKchMi1H3xkRpJVs-45s6v0fFJFJ8JyJxj675hb1hETE3aUeki6G5xTnwBWSChSchkPunuz2JYz5f9ReQzCPcfgyS35onDxJnaxkQW9DSZ_lJJzY9XMy6jmwH6FDP4l49WR86LOLRRLr55/s72-c/Dicas+de+como+estudar+Matem%25C3%25A1tica+para+Concursos+P%25C3%25BAblicos.png
Matemática é Fácil!
https://www.matematicaefacil.com.br/2016/11/dicas-como-estudar-matematica-para-concursos-publicos.html
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/
https://www.matematicaefacil.com.br/2016/11/dicas-como-estudar-matematica-para-concursos-publicos.html
true
995136489838073173
UTF-8
Carregar todos os posts Não foi encontrado nenhum post Ver todos Leia mais Resposta Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISE VER TODOS Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar ao Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Mai Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguidor ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link em sua rede social Copie todo código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo