Novidades

Área, Volume e Elementos de Pirâmides

Postado por Matemática é Fácil! - 9 de abril de 2016 Sem comentários

Equação de primeiro grau de forma fácil!
Após estudarmos os Prismas, continuaremos nossos estudos sobre Geometria Espacial conhecendo a Área, Volume e Elementos de Pirâmides. 

As pirâmides são figuras tridimensionais que possuem uma base, que é um polígono qualquer, e todas as demais faces são triângulos. Sejam P um polígono convexo contido num plano α e V um ponto não pertencente a α. Pirâmide é a união de todos os segmentos com extremidades em P e V.

Área, Volume e Elementos de Pirâmides


Assim como as figuras geométricas planas, entre elas o quadrado e o triângulo, a pirâmide também tem grande importância e influência no desenvolvimento da humanidade. As pirâmides são conhecidas desde o começo de nossa civilização, principalmente aquelas erguidas no antigo Egito.

As pirâmides do Egito foram feitas por volta de 2.700 anos, sendo grandiosas edificações arquitetadas em pedra, com sua sustentação de base retangular, possuindo quatro lados triangulares que afluem em direção ao seu ponto mais alto. Tinha o intuito de acolher e resguardar o corpo dos faraós e sacerdotes mumificados e seus objetos de uso pessoal, pois os egípcios acreditavam na vida após a morte, e com isso queriam preservar o corpo, retirando os órgãos, exceto o coração. Calcula-se que mais de 30 mil egípcios trabalharam durante 20 anos para erguer as pirâmides.

Em alguns dos documentos mais antigos da humanidade, o Papiro de Rhind ou Ahmes e o Papiro de Moscou, são encontrados diversos cálculos sobre Área e Volume de Pirâmides e Tronco de Pirâmides, conteúdos que veremos neste artigo. 

Segue em anexo um arquivo em PDF para você imprimir ou salvar em seu computador, e assim estudar onde quiser.


Na próxima postagem, continuaremos nossos estudos sobre Geometria Espacial. Fique atento, e para não perder nada, assine gratuitamente o nosso blog! 





Marcadores:


Sem comentário no artigo " Área, Volume e Elementos de Pirâmides "

‣ Escreva em $\LaTeX$ nos comentários dos artigos deste blog. Insira equações entre os símbolos de \$.
‣ Exemplo: \$x^{2}=100\$ gerará $x^{2}=100$;
‣ Teste equações antes de enviar seu comentário. Ver ajuda em latex.matematicaefacil.com.br
‣ Atente para a politica de comentários do blog.
‣ Marque a opção Notifique-me para ser avisado quando o seu comentário for respondido.