Matemática e Crescimento Populacional

Como já sabemos, a Matemática está presente em qualquer lugar de nosso planeta (podemos dizer que fora dele, também). Neste artigo, vamos falar um pouco sobre Matemática e Crescimento Populacional.

Em todo o mundo, esse é um tema constantemente estudado, e aqui no Brasil, anualmente, temos o chamado Senso Demográfico, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, reunindo informações de toda a população brasileira. Por outro lado, a Biologia estuda a população de microorganismos, (entre eles, fungos e bactérias), no qual recorrem ao estudo da Dinâmica de Populações (estudado também pelos matemáticos Fibonacci e Euler), feitos por meio de Modelos Matemáticos.

Neste artigo (feito por mim, num trabalho da universidade, quando cursava Matemática no ano de 2005), veremos um pouco sobre o trabalho do IBGE e a diferença entre Senso Demográfico e Dinâmica de Populações. As fórmulas feitas por esses estudos, os Modelos Matemáticos, utilizam o Cálculo Diferencial e Integral.

Para finalizar, demonstramos dois Modelos Matemáticos, utilizados por Thomas Robert Malthus (economista britânico, acreditava que a população da Terra inevitavelmente superaria seus meios de subsistência, o que resultaria em oferta insuficiente de alimento. Para ele, populações humanas crescem em Progressão Geométrica e os meios de subsistência crescem em Progressão Aritmética) e Pierre François Verhulst (matemático belga, dizia que o tamanho da população se estabilizaria a um valor chamado capacidade de suporte).

Observações:

• O trabalho em questão, está em arquivo PDF, para salvar ou imprimir, e assim estudá-lo em qualquer local;
  • Em meu trabalho na escola e nas aulas particulares de Matemática, meu foco é o ensino básico, preocupando-me muito com a aprendizagem Matemática. Esse artigo contém o conteúdo de Cálculo Diferencial e Integral devido ao trabalho feito na época em que eu era estudante na universidade;
  • Na época deste trabalho (2005), a projeção do IBGE para a população brasileira em 2015 era de 195.400.000 habitantes, mas a população real foi de 204.450.649, superando, inclusive, a projeção da população em 2020 que seria de 203.400.000. Será esse grande crescimento populacional, superando muito as expectativas, preocupante?

Grande abraço!