Idealizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. É uma data comemorada a muito tempo pela SBEM, mas só foi oficializada em alguns estados brasileiros em 1994, por meio da lei nº 2501. A nível nacional, foi apresentado um projeto no dia 05 de maio de 2004 pela deputada Raquel Teixeira, porém, somente no dia 26 de junho de 2013, a Presidente da República, Dilma Roussef, sancionou a lei nº 12.835, que instituiu oficialmente em todo o território nacional, o Dia Nacional da Matemática.
Com tamanha importância no progresso da humanidade, nada mais justo que homenagear a Matemática com um dia dedicado a ela. Apesar disso, um dia pouco conhecido ou totalmente desconhecido pela população, mesmo com a total dependência diária que temos na “Rainha das Ciências”.
Idealizado pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, no dia 06 de maio é comemorado o Dia Nacional da Matemática. É uma data comemorada a muito tempo pela SBEM, mas só foi oficializada em alguns estados brasileiros em 1994, por meio da lei nº 2501. A nível nacional, foi apresentado um projeto no dia 05 de maio de 2004 pela deputada Raquel Teixeira, porém, somente no dia 26 de junho de 2013, a Presidente da República, Dilma Roussef, sancionou a lei nº 12.835, que instituiu oficialmente em todo o território nacional, o Dia Nacional da Matemática.
O objetivo desse dia era que o Ministério da Educação e Cultura incentivasse atividades culturais e educativas nessa data, além de um momento de reflexão sobre a Educação Matemática, incentivando os professores e estudantes a cultivar a cultura e o saber.
Como disse o professor de Matemática e meu amigo Edigley Alexandre, é uma data bastante conturbada para fazer alguma atividade diferenciada. Isso devido ser fechamento de um bimestre (com provas a aplicar e corrigir, com notas a digitar, com reunião de pais, entre outros) e início de um planejamento para outro bimestre. Além disso, é uma data não valorizada por nossos governantes, pelo nosso sistema educacional e pela nossa sociedade. Arrisco dizer que é uma data desconhecida por 90% da população, inclusive por muitos professores, entre eles, de Matemática. Na época que eu estudava na universidade, nunca ouvi dizer nada sobre essa data, assim como nunca ouvi dizer em nenhuma escola que trabalhei nesses 10 anos de caminhada na educação.
Dizem tanto sobre a necessidade de reformar nosso sistema educacional, e essa data também deveria ser uma das prioridades dessa reforma. Afinal, como sempre digo aos meus alunos, necessitamos de Matemática desde a hora que acordamos até a hora de dormir, com dezenas ou centenas de ações diárias que envolvem Matemática, mesmo sem perceber. Inclusive a roupa e o calçado que usamos, a casa que moramos, o computador que está sendo utilizado para ler este artigo, entre diversas outras coisas. A História da Matemática nos mostra muito bem essas necessidades, e inclusive isso deveria ser trabalhado nas escolas.
O dia 06 de maio foi escolhido para essa data, devido ao nascimento do grande professor Júlio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan. As obras dele, dizem por si só todo o merecimento dessa homenagem. Leia a postagem sobre a vida do professor Júlio César. Como disse na postagem em homenagem a ele, por sempre prestigiar o trabalho de Malba Tahan, procurei sempre, ao longo de minha caminhada profissional, lecionar em consonância ao estilo desse grande professor, enaltecendo a História da Matemática, mostrando aos alunos a importância e aplicações em nosso cotidiano, bem como jogos, agrupamentos produtivos e lembrando que o processo de ensino/aprendizagem da Matemática não são apenas cálculos, afinal, Matemática é uma necessidade social.
Espero que um dia nossos governantes e nossa sociedade entenda e valorize a grande importância da educação, assim como a grande importância da Matemática em nossas vidas, e que as ações propostas na lei nº 12.835 sejam realmente planejadas e executadas por todos nós.
É verdade meu amigo.
ResponderExcluirIdeias até não faltam. Colocá-las em prática é uma burocracia tremenda.
Te parabenizo pelo compartilho deste post, por mais simples que seja, é a nossa pequena contribuição.
Um abraço!
Meu amigo Edigley.
ExcluirRealmente ideias não faltam, e inclusive a burocracia muitas vezes vem da própria escola (que não é meu caso hoje mas já foi em outras escolas) e muitas vezes dos alunos e até dos pais.
Muito obrigado pelo apoio de sempre.
Grande abraço!