Como não temos registros dessa atividade em outros tempos, o Século XX foi o marco da Educação a Distância no Brasil. Com certo atraso em tecnologia, comparado aos países da Europa e os Estados Unidos, o marco histórico da EAD no Brasil foi a implantação das “Escolas Internacionais”, em 1904, representando organizações norte-americanas, oferecendo cursos por correspondência nos setores de comércio e serviços.
Antes de falarmos sobre as gerações da Educação a Distância (EAD), vamos conhecer uma breve história da Educação a Distância no Brasil.
Como não temos registros dessa atividade em outros tempos, o Século XX foi o marco da Educação a Distância no Brasil. Com certo atraso em tecnologia, comparado aos países da Europa e os Estados Unidos, o marco histórico da EAD no Brasil foi a implantação das “Escolas Internacionais”, em 1904, representando organizações norte-americanas, oferecendo cursos por correspondência nos setores de comércio e serviços. Outros fatos históricos na história da EAD no Brasil, foram:
- A criação da Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, por Henrique Morize e Edgard Roquette – Pinto, em 1923, oferecendo cursos de Português, Francês, Literatura Francesa, Silvicultura, Esperanto, Radiotelegrafia e Telefonia, iniciando assim a Educação a Distância pelo rádio no Brasil. O mesmo Roquete – Pinto instalou, em 1934, a Rádio – Escola Municipal no Rio de Janeiro.
- A criação, em 1939, do Instituto Rádio Técnico Monitor, em São Paulo, hoje conhecido como Instituto Monitor, fundado pelo húngaro Nicolas Goldberger. Foi o primeiro instituto brasileiro a oferecer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência, e atualmente oferece cursos ainda por correspondência e cursos online.
- A criação, em 1941, do Instituto Universal Brasileiro, o segundo instituto brasileiro a oferecer também cursos profissionalizantes sistematicamente, fundado por um ex-sócio do Instituto Monitor. Atualmente, também oferece cursos por correspondência e online, dando a opção para o aluno em escolher as duas modalidades em todos os cursos, oferecendo os cursos online com preço mais baixo, e oferecendo também além dos cursos técnicos e profissionalizantes, ensinos fundamental e médio no módulo supletivo.
- Os cursos por TV e vídeo no Brasil, ficaram evidentes com a criação da TV e Rádio Cultura, em 1969, ambas da Fundação Padre Anchieta, e também com a criação do Telecurso 2º grau, em 1978, após conhecido como Telecurso 2000, pela Fundação Padre Anchieta, Rede Globo e Ministério da Educação (MEC). Na mesma década, e também pela Fundação Padre Anchieta junto com o MEC, surge o Projeto Minerva, com a utilização do rádio para a educação e inclusão social de adultos.
- Em 1979, é criada a primeira universidade com curso de Educação a Distância, que foi a Universidade de Brasília, com cursos veiculados por jornais e revistas.
- A Universidade Aberta de Brasília foi um acontecimento muito importante na Educação a Distância no Brasil, criada em 1992.
- Em 1996, foi criada a Secretaria de Educação a Distância (SEED), pelo Ministério da Educação, privilegiando a democratização e a qualidade da educação brasileira, surgindo oficialmente no Brasil o termo Educação a Distância, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, embora regulamentada em 2005.
- Na década de 2000 surgiram diversas universidades oferecendo cursos de graduação e pós graduação, destacando-se a Universidade Aberta do Brasil, criada em 2005, com parceria entre o MEC, estados e municípios, junto com universidades públicas de ensino superior, integrando cursos, pesquisas e programas de educação superior a distância. Sua criação tem o foco principal de democratizar o ensino, ampliando vagas na educação superior para a sociedade, além da formação inicial e continuada para profissionais de magistério e profissionais da administração pública.
COMENTE ESTE POST: